Igreja no Brasil celebra abertura do processo de beatificação do Padre Léo

Membros do Tribunal Eclesiástico do processo de beatificação do Padre Léo/ Foto: Elaine Santos – Canção Nova

POR JÚLIA BECK

SÁBADO, 7 DE MARÇO DE 2020, 18H01

“Acreditamos que padre Léo é santo e queremos vê-lo ser declarado santo”, afirmou Dom Wilson durante Missa em Ação de Graças pela abertura do processo de beatificação do sacerdote

Julia Beck
Da redação

Aproximadamente cinco mil pessoas acompanharam na tarde deste sábado, 7, na sede da Comunidade Bethânia, em São João Batista, a cerimônia de abertura do processo de beatificação do Padre Léo. Entre os presentes estavam os irmãos de Padre Léo: Ernane Pereira, Célia Pereira e Elisabeth Pereira; além de familiares e amigos.

O ato jurídico e canônico instaurou o tribunal eclesiástico do processo, que será composto por: Paolo Vilotta, postulador da causa de beatificação; Ronaldo Frigini, notário da causa; padre Tarcísio Pedro Vieira, delegado episcopal; Dom Wilson Tadeu Jönck, arcebispo de Florianópolis; padre Alcides Amaral, promotor de justiça; e o diácono Roque Inácio Filho, notário adjunto.

Após o ato, uma Missa em Ação de Graças pela abertura do processo de beatificação do novo Servo de Deus foi presidida por Dom Wilson Tadeu Jönck. No início da celebração, os restos mortais do Padre Léo foram acolhidos pelo celebrante.


Família e amigos participam da cerimônia de abertura do processo de beatificação do Padre Léo/ Foto: Elaine Santos – Canção Nova

Santidade: vocação universal

“Estamos reunidos porque acreditamos que padre Léo é santo e porque queremos vê-lo ser declarado santo”. É o que afirmou Dom Wilson no início de sua homilia. O arcebispo explicou aos fiéis que a santidade é uma vocação universal e exortou todos a buscarem inspiração na vida de Padre Léo. “Que essa celebração possa suscitar em nós o desejo de ser santo”.

Em seguida, Dom Wilson pontuou uma consequência do caminho da santidade: o processo de “saída”. “Não há santidade se ficarmos no mesmo lugar. É preciso sair do comodismo, da vida de pecado”. Para o membro do tribunal eclesiástico do processo de beatificação do padre Léo, o processo de “saída” deve ser realizado todos os dias. “É preciso descobrir de onde sair, pois Deus nos convida a sair”.

O arcebispo esclareceu que ser santo não é obra do ser humano, mas sim de Deus, que age na vida do santo. Segundo Dom Wilson, quando Deus se faz atuante na vida de uma pessoa, não só ela é beneficiada, mas todos aqueles que passam pela vida dela.


Dom Wilson Tadeu Jönck durante homilia/ Foto: Elaine Santos – Canção Nova

Sobre os milagres realizados por intermédio dos santos, o bispo reafirmou: “Deus faz o milagre. O milagre é sempre obra de Deus”. Dom Wilson prosseguiu comentando que quando um santo é admirado e venerado, os leigos se mostram agradecidos a Deus por tudo que Ele fez na vida daquela pessoa.

“Na vida do padre Léo, Deus foi crescendo em importância. Ele sempre dedicou tempo e atenção a Deus até que de repente toda a sua vida era voltada para Deus”, sublinhou o membro do tribunal eclesiástico do processo de beatificação do Servo de Deus. De acordo com o arcebispo, o santo passa a voltar-se ao serviço de Deus na oração, pregação e prática da caridade até que todos os seus dias e horas passam a ser voltados para Deus.

Dom Wilson destacou o bem que Padre Léo fez na vida de muitos. “Esse proceder, essa generosidade do Padre Léo fez com que Deus acontecesse na vida de muitas pessoas. E Deus continua a manifestar e agir mesmo após a morte do Padre Léo”. A fé, para o bispo, é o que faz com que toda a comunidade acredite que o mundo possa ser transformado.

A transfiguração de Jesus e do Padre Léo

O evangelho do dia, que recorda a transfiguração de Jesus, exorta homens e mulheres a também se transfigurarem, frisa o arcebispo. Para isso, Dom Wilson explicou que é preciso compreender duas palavras gregas que significam vida: bios e zoe.

Bios, de acordo com o arcebispo, é a natureza, a biologia. “Nosso corpo humano tem desejos e quando deixarmos que ele seja guiado por eles, quebramos a cara, tendemos ao egoísmo, à corrupção. Isso deve ser transformado”, apontou. A segunda palavra que significa vida, zoe, corresponde à vida espiritual que vem de Deus e vai se instaurando no ser humano. “Deus se faz presente em nós, na vida das pessoas, para alcançar a nossa vida. A zoe não morre, e tudo aquilo que é biológico morre e deve morrer”.

Restos Mortais do Padre Léo/ Foto: Elaine Santos – Canção Nova

“Ser santo então não é ser mais generoso e caridoso, é ser diferente, ser outra coisa, ser filho de Deus. Só somos filhos de Deus por ação do próprio Deus”, afirmou o arcebispo. Para assumir esta realidade, Dom Wilson exortou os fiéis a deixarem tudo o que traz morte e escravidão. “Muitas das pregações de Padre Léo giravam em torno disso: matar o que nos impede de transfigurar”.

O bispo esclareceu que quando homens e mulheres se aproximam de Cristo, absorvem características santas. “Aproximar-se e buscar Cristo, este é o nosso caminho, este é o caminho de santidade”. Ao ter as ações de Cristo multiplicadas, o membro do tribunal eclesiástico do processo de beatificação do Padre Léo revelou que homens e mulheres passam a ocupar suas vidas com oração e caridade. “É assim que nos tornamos santos”.

Sacerdote que tocava corações

Sobre a vida do novo Servo de Deus, o arcebispo destaca sua inquietude. “A vida biológica pulsava muito forte dentro dele e, no encontro com Cristo, percebeu um outro caminho e se deixou conduzir a partir deste caminho, buscou a vida sacerdotal e se tornou sacerdote. Esse sacerdote fez bem a muita gente e, a medida que vivia seu sacerdócio, as características de Jesus eram manifestadas”.

De acordo com Dom Wilson, Padre Léo tocava os corações tanto dos que o procuravam, quanto dos que descobriram que podiam colaborar com suas obras. “Seu tempo era para servir a Deus, servindo o próximo, e essa transformação não acontece sem paixão”, observou. Assim como Cristo Ressuscitado passou pela morte, para ser santo, é preciso passar por ela também, completou o arcebispo.

“A vida nova em Cristo só é possível se morrermos para nós mesmos. Jesus é aquele que se esvaziou totalmente de si, e é esse Jesus que ressuscitou e traz vida nova, a vida que Padre Léo descobriu e não quis largar”.

As pregações do Servo de Deus, no tempo em que estava doente, eram mais densas e tinham significados profundas, pontuou Dom Wilson. Para o bispo, a doença permitiu que Padre Léo enxergasse a vida de forma diferente. “O próprio sofrimento, paixão, nos garante que ele ressurgiu com Cristo e está com Cristo. A mesma ressurreição que desejamos e buscamos, nós reconhecemos no Padre Léo”.

O arcebispo pediu que Padre Léo seja o intercessor de todos que desejam seguir o caminho da santidade. “Aonde há um santo, há abundância de graças para toda a comunidade. Que possamos nos dispor para que Deus realize sua obra na nossa vida”.

Fonte: Canção Nova


Restos mortais do padre Léo foram exumados e colocados em nova urna, para o início do processo de beatificação. Foto: Patrick José

Comentários



Newsletter

Marcadores

Mensagens do Papa Padre Marcelo Rossi Orações-Momento de Fé Santos Igreja no Mundo Evangelho Tempo Litúrgico Comportamento Ordens Religiosas Nossa Senhora Família Medicina e Saude Doutrina Bíblia Santas História da Igreja Sacramentos Celebrações Marianas Milagres Política Violência CNBB Imagens Religiosas Perseguição aos Cristãos Catecismo Redes Sociais Mensagens Católicas Tempo da Quaresma Quaresma Tempo Comum Papa Mártires Aparições Marianas João Paulo II Tempo do Natal Notícias Defesa da Vida Papa Bento XVI Intolerância Religiosa Catequese do Papa Cristofobia Liturgia Dominical Tempo Pascal Liturgia Viagens Apostólicas Relíquias da Igreja Rumo à Santidade Contra Aborto Testemunhos Tempo do Advento Tragédias Datas Comemorativas Pandemia Novenas Nossa Senhora de Fátima Penitência Educação Sacrilégio Semana Santa Livros Católicos Páscoa Anjos Tecnologia Beatos e Beatas Beatificação Nossa Senhora Aparecida Campanhas Eucaristia Rosário Tríduo Pascal Aparições Mensagens Ideologia de Gênero Padre Reginaldo Manzotti Guerra Filme Católico JMJ Pentecostes Ano Santo Homilias Papa Francisco Jubileu da Misericórdia Abusos na Igreja Canonização Exorcismo Arte Católica Notícias do Blog Depressão Pastoral da Pessoa Idosa Místicos da Igreja Diocese de Santos Terço Violência Sexual Infantil Homossexualismo Sínodo Desastres Naturais Nossa Senhora de Guadalupe Divina Misericórdia Corpo Incorrupto Sínodo da Amazônia Blasfêmia Solidariedade Orações (Epidemias e Pestes) Papa Leão XIV Experiência de Deus Matrimônio Pastoral da Saude RCC Cardeal Raniero Cantalamessa Música Católica Profecias Nossa Senhora de Lourdes Alertas Oração e Jejum São José Pregações Jornada de Oração Cardeal Robert Sarah Ano de São José Campanha da Fraternidade Divino Pai Eterno Encíclicas Pastorais Profanação Vídeos do Blog Ícones Nossa Senhora do Carmo TV Católica Vídeos no TikTok Jornada Mundial da Juventude Milagres Eucarísticos Viagens Círio de Nazaré Dom Henrique Soares Louvor Padre Robson de Oliveira Padre Zezinho Racismo Jubileu 2025 Unidade dos Cristãos Nossa Senhora de Nazaré Doutor da Igreja Nossa Senhora de Medjugorje Sínodo da Sinodalidade Conclave Tráfico Humano Consagração Exortação Apostólica Nossa Senhora das Graças Nossa Senhora do Monte Serrat Patrística Terço dos Homens Voto Católico Confissão Servo de Deus Terço da Divina Misericórdia Congressos Sede Vacante Bênçâo Urbi et Orbi Novena de Natal Padre Gabriel Vila Verde Padre Paulo Ricardo Purgatório Aparições de Jesus Exercícios Espirituais JMJ 2023 Aplicativos Android (católicos) Habemus Papam Padre Duarte Lara Nossa Senhora do Rosário Orações-No Colo de Jesus Nossa Senhora Auxiliadora Releases Congresso Eucarístico Dia Mundial do Doente Ano da Fé Fiducia supplicans Lives Católicas Padre Fabio de Melo Ano Jubilar Mariano Eleições Missa Tradicional Presépios Prof. Felipe Aquino Cardeais Frases de Fé Padre Léo Quaresma de São Miguel Arcanjo Rosário das Crianças Santíssima Trindade Apostolado da Oração Homilias Papa Leão XIV Nossa Senhora de La Salette Abusos Litúrgicos Canção Nova Cruzada de Oração Doutora da Igreja Encontro Mundial das Famílias Documentos da Igreja Frei Gilson Lectio Divina Renúncia do Papa Dependência Dogmas da Igreja Esporte Rádios Católicas Terço das Crianças Festival Juvenil Indulgências Sacramentais Vida Eterna Congresso Matrimônio Católico Ecumenismo Evangelização Fake News Frei Roberto Pasolini Jubileu dos Jovens Lojas Católicas Nossa Senhora da Rosa Mística Nossa Senhora das Lágrimas Nossa Senhora de Schoenstatt Nossa Senhora do Perpétuo Socorro Sinodalidade Venerável Oração ifttt videos Ano de Oração 2024 Baixada Santista Declaração Dignitas infinita (dignidade infinita) Dilexit nos (Ele nos amou) Doação de Órgãos Era Digital Inteligência Artificial JMJ 2027 Jornada Mundial das Crianças Jubileu da Esperança Mensagens-Padre Marcelo Rossi Missionários Digitais Nossa Senhora das Dores Nossa Senhora do Silêncio Padre Alberto Gambarini Padre Chrystian Shankar Pastoral Rodoviária Rosário Mundial das Mulheres Rosário da Madrugada Teologia da Libertação Terço das Mulheres tiktok Arautos do Evangelho Cisma Conflitos Consistório Dia Mundial dos Pobres Excomunhão ExpoCatólica Festival Católico Hoje nasceu Influenciadores Católicos Instituto Hesed Nossa Senhora da Saudade Nossa Senhora de Akita Nossa Senhora do Bom Parto Nossa Senhora do Leite Nossa Senhora do Mel Nossa Senhora do Sorriso Nossa Senhora dos Anjos Objetos Religiosos Oração Online Padre Eugenio Maria Paixão de Cristo Pastoral Digital Rosário Mundial dos Homens Selinhos Terço de Jericó Tradição
Mostrar mais

Aviso

Olá irmãs e irmãos de fé! 
Paz e Bem! Nas postagens antigas, há diversas orações do antigo programa de rádio Momento de Fé, do Padre Marcelo Rossi. 
Todas estão no Marcador: 
Orações-Momento de Fé 

Este Blog não é do Padre Marcelo Rossi.
Para que sua mensagem chegue ao padre, você terá que acessar os sites dele: 

Ladainha aos corações de Jesus e Maria

Sagrados Corações de Jesus e Maria

Ladainha dos Sagrados Corações de Jesus e de Maria

Senhor, tende piedade de nós.
Jesus Cristo, tende piedade de nós.
Senhor, tende piedade de nós.

Coração de Jesus, Filho do Pai Eterno, tende piedade de nós.
Coração de Maria, Mãe do Filho de Deus, rogai por nós.

Coração de Jesus, formado pelo Espírito Santo, tende piedade de nós.
Coração de Maria, obra-prima do Espírito Santo, rogai por nós.

Corações unidos no amor e na dor, salvai-nos.
Corações inflamados de caridade e misericórdia, ouvi-nos.
Corações adoráveis e compassivos, tende compaixão de nós.

Coração Sacratíssimo de Jesus, reinai em nossos corações.
Coração Imaculado de Maria, triunfai no mundo inteiro.

Jesus e Maria, fazei que nossos corações sejam semelhantes aos vossos!

✦ Santos de Devoção (orações) ✦

São Miguel Arcanjo

São Miguel Arcanjo

São Bento

São José

Nossa Senhora de Fátima

N. Sra. de Fátima

Nossa Senhora das Graças

N. Sra. das Graças

Santo Antônio

Santo Antônio

São Francisco de Assis

São Francisco

São Pio de Pietrelcina

São Pio

São Bento

São Bento

São João Paulo II

São João Paulo II

Beato Carlo Acutis

Beato Carlo Acutis

Beato Carlo Acutis

»Do prefácio de S. Ex.ª Rev.ma Card. Angelo Comastri

"Estar sempre com Jesus, este é o meu projeto de vida".
Com estas poucas palavras, Carlo Acutis esboça a distinta característica de sua breve existência: viver com Jesus, por Jesus, em Jesus».


Pedidos de Oração no Site Oficial