Pular para o conteúdo principal

Post Recente em Destaque

Oração e Novena a São Brás



Santo protetor dos males da garganta

No dia 3 de fevereiro a Igreja celebra a festa de São Brás, bispo e mártir que viveu entre os séculos III e IV na Armênia. Era conhecido por obter curas milagrosas com sua intercessão. Certo dia, salvou um menino que estava sufocando por um espinho de peixe agarrado na garganta. Foi daí que surgiu o costume de abençoar as gargantas no dia de sua festa, 3 de fevereiro.
Confira estas três orações:

Oração a São Brás

Ó glorioso São Brás, que restituístes, com uma breve oração, a perfeita saúde de um menino que, por uma espinha de peixe atravessada na garganta, estava prestes a expirar! Obtende para nós todos a graça de experimentarmos a eficácia do vosso patrocínio em todos os males da garganta. Conservai a nossa garganta sã e perfeita, para que possamos falar corretamente e, assim, proclamar e cantar os louvores de Deus. Amém.

A bênção de São Brás

Por intercessão de São Brás, bispo e mártir, livre-te Deus do mal da garganta e de qualquer outra doença. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém! (1)

Novena e Oração à São Brás (Padre Reginaldo Manzotti)

Ó bem-aventurado São Brás, que recebeste de Deus o poder de proteger os homens contra as doenças da garganta e outros males, afastai de mim a doença que me aflige.

(Faça seu pedido)

Conservai a minha garganta sã e perfeita para que eu possa falar corretamente e assim proclamar e cantar os louvores de Deus. Com a graça de Deus e com a Vossa ajuda, prometo esforçar-me, ó glorioso Mártir São Brás, para que a fala que sair da minha garganta seja sempre:

De verdade e não de mentira;
De justiça e não de calúnia;
De bondade e não de aspereza;
De compreensão e não de intransigência;
De perdão e não de condenação;
De desculpa e não de acusação;
De respeito e não de desacato;
De conciliação e não de intriga;
De calma e não de irritação;
De desapego e não de egoísmo;
De edificação e não de escândalo;
De ânimo e não de derrotismo;
De conformidade e não de lamúrias;
De amor e não de ódio;
De alegria e não de tristeza;
De fé e não de descrença;
De esperança e não de desespero.

São Brás intercedei diante de Deus por mim, por minha família e por todos os que sofrem dos males da garganta. Que por nossas palavras possamos bendizer a Deus e cantar os seus louvores.

São Brás, rogai por nós! (3 x)

Ó Deus, por intercessão de São Brás bispo e mártir, nos livre dos males da garganta e de toda e qualquer doença. Amém. (2)

Novena a São Brás (completa)

Oração preparatória para todos os dias

Ato de amor a Deus

Creio fiel e verdadeiramente no mistério da Santíssima Trindade, Pai, filho e Espírito Santo, três pessoas distintas e um só Deus verdadeiro, em quem confio firmissimamente conseguir a perfeição da dor que tenho de ter ofendido a sua majestade Santíssima, intercedendo aos méritos de meu Senhor Jesus Cristo, os de sua Santíssima Mãe e os de meu glorioso advogado São Brás;

Suplicando ao Senhor que conserve em mim sempre esta fé viva, me dê o perdão de minhas culpas, o remédio de minhas necessidades, e o que peço nesta Novena, sendo para honra sua e bem de minha alma;

Se não, viva resignado em sua santa vontade, como coisa que mais me convém. Amém.

Meditar a continuação da reflexão do dia que corresponda:

Rezar três Pai-Nosso e Ave-Maria em reverência a Santíssima Trindade.

Oração final para todos os dias

Dignai-vos, Senhor meu, Pai das misericórdias, e Deus de toda esperança, dignai-vos ouvir a humilde petição de vosso servo Brás, e restitui a este. (adulto, menino ou animal) a saúde e, para que conheça todo o mundo que somente Vós sois o Senhor da morte e a vida, pois Vos sois o soberano de todos, misericordiosamente liberal para com todos quantos invocam vosso Santo nome;

Humildemente vos suplico que todos os que em adiante recorrerem ao Santo para conseguir de Vos, por sua intercessão, a cura de semelhantes doenças, experimentem o efeito de sua confiança, e sejam benignamente ouvidos, e favoravelmente atendidos.

Por nosso Senhor Jesus Cristo, filho vosso, que sendo Deus vive e reina com Vos em unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos. Amém.

Pede-se aqui com fé e confiança ao glorioso São Brás o favor particular que deseja alcançar.

Oração

Santíssimo Pontífice de Deus São Brás, protetor sagrado dos que vos invocam, dado por Deus para que em nossas aflições e quebrantos nos valhamos de vosso poderoso patrocínio.

Eu vos suplico e rogo me alcanceis da piedade e divina, o remédio em minha necessidade, favor que vos peço nesta Novena, e que seja exaltada sua santíssima fé, que dê saúde ao Sumo Pontífice, paz aos Príncipes cristãos, refrigério as Almas do Purgatório, remissão aos que estão em pecado mortal, perseverança na fé, e nos conserve em sua graça, para que possa fazer vos companhia, cantando as divinas adorações pelos séculos dos séculos. Amém.

Primeiro Dia

Altíssimo e misericordioso Deus que estimaste tanto a humildade, que quiseste que vosso Filho Jesus Cristo viesse ao mundo desconhecido, e vivesse depreciado de seu mesmo povo:

Eu te ofereço os méritos de tua humildade e desapreço, de teu invicto mártir São Brás, que se retirando oculto, viveu apartado dos olhos do mundo, conhecido somente das feras;

E te suplico, me apartes de todos os perigos que no mundo me ameaçam, e das delícias aparentes que me oferecem para que te sirva com maior perfeição, querendo somente as delícias da glória e me concedas o que te peço nesta Novena para glória e honra vossa. Amém.

Segundo Dia

Oh! Pai de misericórdias e Deus de todo esperança, que o comunicas as almas que te buscam na solidão e retiro, e nos ensinaste com o exemplo de teu filho Jesus Cristo, que se retirava a orar na solidão e no deserto:

Eu te ofereço os méritos de sua elevada Oração, e os de teu esclarecido mártir São Brás, que no retiro da cova se ocupava dia e noite na contemplação das coisas divinas, e em pedir a paz de tua Igreja:

E te suplico, me dês um total desapego deste mundo, para que livre e sem ruído possa no retiro de meu coração adora a Deus, e aproveitar de tua santa conversação;

E me concedas o que te peço nesta Novena, para glória e honra vossa. Amém.

Terceiro Dia

Senhor Deus forte e poderoso, que ostentas o poderoso infinito de tua fortaleza;

Eu te ofereço os méritos de teu valoroso mártir São Brás, e a fortaleza e constância com que se ofereceu aos ministros do tirano que o buscavam, a imitação de teu filho Jesus Cristo, que no horto saiu ao encontro e se ofereceu aos judeus que vinham a prendê-lo:

Eu te suplico, me dês uma firme constância para imitar seus passos, e uma constante fortaleza para fazer face aos perigos que possa ter no mundo para guardar Vos santamente e me concedas o que vos peço nesta Novena para glória e honra vossa. Amém.

Quarto Dia

Único Senhor da criação, Deus zeloso das almas, eu te ofereço os méritos de teu filho Jesus Cristo, que levado do seio de tua casa, veneração e culto de teu nome, enfrentou os sacrílegos que profanavam Vosso templo, e a sua imitação vosso esforçado mártir São Brás desprezou os ídolos do tirano, confessando a Vós Deus único e verdadeiro:

E te suplico pelos méritos de teu valente mártir, me dês a graça para confessar Vosso Santo Nome, e saúde na garganta para bendizer e cantar tuas adorações, e me concedas o que te peço nesta Novena para honra e glória vossa. Amém.

Quinto Dia

Pacientíssimo Deus e Senhor meu, que Por tua infinita caridade enviaste a vosso Unigênito filho a redimir ao mundo a custa de tormentos, açoites e afrontas em uma cruz:

Eu te ofereço o Sangue que derramou em toda sua Paixão, e os tormentos e açoites que padeceu vosso escolhido mártir São Brás, quando colocado em uma cruz riam e maltratavam seu corpo, gloriando-se de padecer pela confissão da fé:

Eu te suplico, me dês paciência em meus tormentos, para que meus quebrantos sejam meritórios e aceitos em vosso amor, até chegar a pátria do descanso, e me concedas o que te peço nesta Novena para, glória e honra vossa. Amém.

Sexto Dia

Liberalíssimo Senhor e Deus de toda a criação, que com altíssima providencia repartes os tesouros que encerras em tuas mãos:

Eu te ofereço os méritos de teu agradecido mártir São Brás, que preso no cárcere aceitou a ajuda da pobre viúva, oferecendo favorecer aos que celebrassem vossa memória, a exemplo de teu filho Jesus Cristo, que agradecido ao obséquio das irmãs de Lázaro, encheu a casa de bênçãos, confortando-as em sua aflição:

Eu te suplico seja eu agradecido a teus favores, para que me empenhando em fazer bem aos pobres e necessitados receba de tua mão os tesouros do céu, e o que te peço nesta Novena para glória e honra vossa. Amém.

Sétimo Dia

Onipotente Senhor do céu e terra, que para mostrar o domínio que tem s sobre os elementos, mandaste a vosso Apóstolo São Pedro vir a Vós seguro sobre as água:

Eu te ofereço os méritos de teu glorioso mártir São Brás, que armado com a sinal da cruz, andava sobre as água como por terra firme, manifestando vossa virtude e poder:

Eu te suplico, que de tal sorte me adorne com esta sagrada insígnia, que me livre dos afogos que me oferece o mar tempestuoso deste mundo, e respire em ti, descanso único em nossa peregrinação, e me concedas o que te peço nesta Novena para a glória e honra vossa. Amém.

Oitavo Dia

Misericordiosíssimo Deus e Senhor meu, que no Nome de Jesus, Vosso Filho, nos deixaste universal medicina para todas nossas doenças, oferecendo a seus Apóstolos que com a invocação deste dulcíssimo nome, curariam todas as enfermidades:

Eu te ofereço os méritos de teu esforçado mártir São Brás, a quem concedeste estando próximo a morte o pedido que te fez de favorecer a todos os que em suas enfermidades e afogos invocassem vosso nome:

Eu te suplico me concedas que traga sempre meus lábios com a invocação destes Nomes, para que menosprezando amarguras do mundo, consiga a saúde do alma e corpo, e o que te peço nesta Novena para glória e honra vossa. Amém.

Nono Dia

Senhor Deus das bem-aventuranças, que com a morte de vosso Unigênito filho Vos diste por satisfeito dos agravos e injurias da linhagem humana:

Eu te ofereço os méritos de sua morte e os de teu esclarecido mártir São Brás, que pela confissão de teu nome ofereceu sua vida em holocausto:

Eu te suplico me assistas com Vossa graça, para que cortando a cabeça a meus vícios e paixões, possa oferecer-me como sacrifício em odor de suavidade no altar da glória, e me concedas o que te peço nesta Novena para glória e honra vossa. Amém. (3)

Fonte: Canção Nova (1)/
Cleófas (3)



Comentários

  1. Amém meu poderoso São Braz.🙏

    ResponderExcluir
  2. São Brás me concedas a cura para minha infermidade em nome do Pai filho e espirito santo amem

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Receba Notícias do Blog em seu E-mail

Receba novos posts por e-mail:

Postagens Mais Visitadas do Mês

Beato Carlo Acutis

Clique na imagem para visualizar a oração


***
»Do prefácio de S. Ex.ª Rev.ma Card. Angelo Comastri

"Estar sempre com Jesus, este é o meu projeto de vida".
Com estas poucas palavras, Carlo Acutis esboça a distinta característica de sua breve existência:
viver com Jesus, por Jesus, em Jesus».


Pedidos de Oração no Site Oficial

Postagens mais visitadas

Avisos

Olá irmãs e irmãos de fé! Paz e Bem!

Nas postagens antigas há diversas orações, do antigo programa de rádio Momento de Fé do Padre Marcelo Rossi.

Todas estão no Marcador "Orações-Momento de Fé".

Este Blog não é do Padre Marcelo Rossi; para que sua mensagem chegue ao padre, você terá que acessar os sites dele :

1) Padre Marcelo Rossi


2) Facebook Padre Marcelo Rossi


Obrigada - Adriana dos Anjos/Devoção e Fé Blog