Datu Arellano | Flickr CC BY-NC-ND
Philip Kosloski | Fev 06, 2020
Especialistas garantem que o incenso pode aguçar nossos sentidos durante a oração e a meditação
O incenso faz parte da liturgia pública da Igreja Católica desde o seu início, mas também pode ajudar a vida pessoal de oração dos fiéis.
Muitos especialistas em saúde e bem-estar dizem que o incenso tem a capacidade de aguçar nossos sentidos durante a meditação e a oração. Parece que o Criador pode ter tido essa intenção o tempo todo, à medida que numerosas religiões e espiritualidades utilizam o incenso para uma experiência melhor durante a oração.
De acordo com um artigo de Mary Elizabeth Wakefield no ScienceDirect, “o incenso eleva o espírito, portanto é bom para meditar e tratar a distração mental ou a sensação de estar sobrecarregado. Fortalece o sistema imunológico, diminui a insônia, irritabilidade, inquietação e apóia a liberdade e expressividade espiritual. Isso nos conecta ao nosso eu superior.”
Isso não deveria ser surpreendente, pois somos humanos e o que fazemos com nosso corpo tem um impacto direto sobre nossa alma. Essa unidade de corpo e alma permite que todos os nossos sentidos se envolvam em oração (visão, audição, paladar, olfato e tato) e ajuda nossa alma a ser elevada a Deus.
De uma maneira particular, o incenso possui um simbolismo profundo na tradição cristã. Nikolaus Gihr detalha, em seu livro The Holy Sacrifice of the Mass (“O Santo Sacrifício da Missa”), como o incenso é, antes de tudo, um símbolo de sacrifício:
“Simboliza, primeiro, o espírito de sacrifício do homem ou sua vida de sacrifício, pois ele se consome com todas as suas faculdades no fogo do amor pela honra e serviço a Deus.”
Além disso, o incenso representa nossas orações subindo a Deus:
“Então, o aroma do incenso que surge dos grãos ardentes e ascende em sua fragrância também simboliza a oração. A oração é a entrega da alma a Deus, a elevação da mente e do espírito ao céu, a aspiração do coração em direção a bens invisíveis e eternos. Se os grãos de incenso forem lançados em brasas, um odor agradável surgirá; se o coração, como um carvão ardente, é incendiado pelas chamas do amor divino e da devoção ardente, nossa oração se libertará de tudo o que é terreno e ascenderá ao Senhor como um perfume doce e precioso, ou seja, nossa oração será recebida com prazer e será respondida por Ele.”
Quando é abençoado por um padre, acredita-se que o incenso expulsa espíritos malignos:
“Como sacramental, o incenso é um meio de garantir a proteção e as bênçãos divinas. Em virtude do sinal da cruz e das bênçãos da Igreja, o incenso é especialmente eficaz para expulsar ou manter a distância Satanás da alma e pode nos proporcionar uma poderosa proteção contra o engano e a malícia, as armadilhas e os ataques de espíritos malignos.”
Portanto, se você está procurando algo para santificar seu tempo de meditação e oração, tente o incenso. Além disso, ele, por sua fragrância trará um delicioso aroma para sua casa.
Fonte: Aleteia
Comentários
Postar um comentário