Pular para o conteúdo principal

Post Recente em Destaque

Como o incenso pode melhorar a sua vida de oração

Datu Arellano | Flickr CC BY-NC-ND 

Philip Kosloski | Fev 06, 2020

Especialistas garantem que o incenso pode aguçar nossos sentidos durante a oração e a meditação

O incenso faz parte da liturgia pública da Igreja Católica desde o seu início, mas também pode ajudar a vida pessoal de oração dos fiéis.

Muitos especialistas em saúde e bem-estar dizem que o incenso tem a capacidade de aguçar nossos sentidos durante a meditação e a oração. Parece que o Criador pode ter tido essa intenção o tempo todo, à medida que numerosas religiões e espiritualidades utilizam o incenso para uma experiência melhor durante a oração.

De acordo com um artigo de Mary Elizabeth Wakefield no ScienceDirect, “o incenso eleva o espírito, portanto é bom para meditar e tratar a distração mental ou a sensação de estar sobrecarregado. Fortalece o sistema imunológico, diminui a insônia, irritabilidade, inquietação e apóia a liberdade e expressividade espiritual. Isso nos conecta ao nosso eu superior.”

Isso não deveria ser surpreendente, pois somos humanos e o que fazemos com nosso corpo tem um impacto direto sobre nossa alma. Essa unidade de corpo e alma permite que todos os nossos sentidos se envolvam em oração (visão, audição, paladar, olfato e tato) e ajuda nossa alma a ser elevada a Deus.

De uma maneira particular, o incenso possui um simbolismo profundo na tradição cristã. Nikolaus Gihr detalha, em seu livro The Holy Sacrifice of the Mass (“O Santo Sacrifício da Missa”), como o incenso é, antes de tudo, um símbolo de sacrifício:

“Simboliza, primeiro, o espírito de sacrifício do homem ou sua vida de sacrifício, pois ele se consome com todas as suas faculdades no fogo do amor pela honra e serviço a Deus.”

Além disso, o incenso representa nossas orações subindo a Deus:

“Então, o aroma do incenso que surge dos grãos ardentes e ascende em sua fragrância também simboliza a oração. A oração é a entrega da alma a Deus, a elevação da mente e do espírito ao céu, a aspiração do coração em direção a bens invisíveis e eternos. Se os grãos de incenso forem lançados em brasas, um odor agradável surgirá; se o coração, como um carvão ardente, é incendiado pelas chamas do amor divino e da devoção ardente, nossa oração se libertará de tudo o que é terreno e ascenderá ao Senhor como um perfume doce e precioso, ou seja, nossa oração será recebida com prazer e será respondida por Ele.”

Quando é abençoado por um padre, acredita-se que o incenso expulsa espíritos malignos:

“Como sacramental, o incenso é um meio de garantir a proteção e as bênçãos divinas. Em virtude do sinal da cruz e das bênçãos da Igreja, o incenso é especialmente eficaz para expulsar ou manter a distância Satanás da alma e pode nos proporcionar uma poderosa proteção contra o engano e a malícia, as armadilhas e os ataques de espíritos malignos.”

Portanto, se você está procurando algo para santificar seu tempo de meditação e oração, tente o incenso. Além disso, ele, por sua fragrância trará um delicioso aroma para sua casa.

Fonte: Aleteia

Comentários

Receba Notícias do Blog em seu E-mail

Receba novos posts por e-mail:

Postagens Mais Visitadas do Mês

Beato Carlo Acutis

Clique na imagem para visualizar a oração


***
»Do prefácio de S. Ex.ª Rev.ma Card. Angelo Comastri

"Estar sempre com Jesus, este é o meu projeto de vida".
Com estas poucas palavras, Carlo Acutis esboça a distinta característica de sua breve existência:
viver com Jesus, por Jesus, em Jesus».


Pedidos de Oração no Site Oficial

Postagens mais visitadas

Avisos

Olá irmãs e irmãos de fé! Paz e Bem!

Nas postagens antigas há diversas orações, do antigo programa de rádio Momento de Fé do Padre Marcelo Rossi.

Todas estão no Marcador "Orações-Momento de Fé".

Este Blog não é do Padre Marcelo Rossi; para que sua mensagem chegue ao padre, você terá que acessar os sites dele :

1) Padre Marcelo Rossi


2) Facebook Padre Marcelo Rossi


Obrigada - Adriana dos Anjos/Devoção e Fé Blog