Cardeal Sarah sobre o sacerdócio: está em perigo mortal

Cardeal Robert Sarah / Crédito: Estefania Aguirre – CNA

REDAÇÃO CENTRAL, 13 Fev. 20 / 06:00 pm (ACI).- O Cardeal Robert Sarah, prefeito da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos, respondeu recentemente àqueles que o acusam de se opor ao Papa Francisco, deu detalhes sobre seu novo livro e explicou por que acredita que o sacerdócio está em “perigo mortal".

O Purpurado falou sobre esses temas em uma entrevista exclusiva para National Catholic Register, publicada em 7 de fevereiro, por ocasião da publicação no final deste mês da edição em inglês de From the Depths of Our Hearts: Priesthood, Celibacy and the Crisis of the Catholic Church (em português significa “Do mais profundo de nossos corações”), seu novo livro sobre o sacerdócio, que tem a contribuição do Papa Emérito Bento XVI.

No início da entrevista, perguntam-lhe: "Eminência, por que o senhor quis escrever este livro?". Ao que respondeu: “Porque o sacerdócio cristão está em perigo mortal! Está passando por uma grande crise”.

“A descoberta da grande quantidade de abusos sexuais cometidos por sacerdotes e, inclusive por bispos, é um sintoma indiscutível disso. O Papa Emérito Bento XVI já havia falado energicamente sobre esse tema. Mas, depois seu pensamento foi distorcido e ignorado. Assim como hoje, foram feitas tentativas para silenciá-lo. E como hoje, foram montadas manobras de distração para desviar a atenção de sua mensagem profética”, disse.

Apesar disso, o Cardeal afirma estar "convencido" de que Bento XVI disse o essencial: "O que ninguém quer escutar".

“Ele demostrou que, na raiz dos abusos cometidos pelos clérigos, há uma falha profunda em sua formação. O sacerdote é um homem separado para o serviço de Deus e da Igreja. É uma pessoa consagrada. Toda a sua vida está separada para Deus. E, no entanto, queriam dessacralizar a vida sacerdotal. Queriam banalizá-la, fazê-la profana, secularizá-la. Queriam fazer do sacerdote um homem como outro qualquer. Alguns sacerdotes se formaram sem colocar Deus, a oração, a celebração da Missa, a ardente busca da santidade no centro de suas vidas”, explicou.

Sobre a formação, disse que os sacerdotes não foram ensinados "que Deus é o único ponto de apoio para suas vidas" e não foram levados a experimentar "que suas vidas só fazem sentido através de Deus e para ele".

“Alguns entraram na lógica diabólica do abuso de autoridade e crimes sexuais. Se um sacerdote não experimenta diariamente ser um instrumento nas mãos de Deus, se não está constantemente diante de Deus para servi-lo com todo o coração, então corre o risco de ficar intoxicado com uma sensação de poder. Se a vida de um sacerdote não é uma vida consagrada, ele corre grande risco de ilusão e distorção”, assinalou.

Também criticou algumas pessoas que procuram "relativizar o celibato dos sacerdotes", mas assegurou que essa virtude é "a manifestação mais óbvia de que o sacerdote pertence a Cristo e não pertence mais a si mesmo".

“O celibato é o sinal de uma vida que só tem sentido através de Deus e para ele. Querer ordenar homens casados ​​é implicar que a vida sacerdotal não é a tempo completo, que não exige um presente completo, que deixa a pessoa livre para outros compromissos, como uma profissão, que deixa tempo livre para uma vida privada. Mas isso é falso. Um sacerdote continua sendo um sacerdote em todo momento”, afirmou o Cardeal Sarah.

Sublinhou que a ordenação sacerdotal "é uma consagração de todo o nosso ser, uma conformação indelével de nossa alma a Cristo, o sacerdote, que exige de nós uma conversão permanente para lhe corresponder".

“O celibato é o sinal inquestionável de que ser sacerdote significa permitir-se estar completamente possuído por Deus. Colocá-lo em questão agravaria gravemente a crise do sacerdócio”, afirmou.

Quando perguntado se o Papa Emérito Bento XVI compartilha do mesmo ponto de vista, o Cardeal disse que estava "certo disso".

“Ele me disse isso, cara a cara, em várias ocasiões. Seu maior sofrimento e o julgamento mais doloroso da Igreja Latina é o crime dos sacerdotes pedófilos, sacerdotes que violam sua castidade. É preciso ler tudo o que escreveu sobre esse assunto como cardeal, depois durante seu pontificado e, mais recentemente, em From the Depths of Our Hearts”, disse.

Também criticou aqueles que queriam colocar uma "mordaça" em Bento XVI.

“Devo confessar minha revolta frente à difamação, à violência e à grosseria a qual foi submetido. Bento XVI queria falar com o mundo, mas tentaram desacreditar suas palavras. Eu sei que ele considera tudo o que está escrito neste livro com determinação, e sei que está maravilhado com a sua publicação”, assegurou.

Sobre aqueles que se opõem ao sacerdote, acusou-os de não querer “chegar ao fundo do debate", porque "sabem que seus argumentos se baseiam em erros históricos, em mal-entendidos teológicos" e "sabem que o celibato é necessário para a evangelização nos países de missão".

“Então, tentam deslegitimar o livro em si. Como não têm nada para se opor no texto, atacam a capa. Que pena!”, exclamou.

Também criticou que algumas pessoas querem fazê-los "passar por ingênuos": "Tentam nos fazer acreditar que nossos editores nos manipularam e se aproveitaram de um mal-entendido para montar não sei que tipo de truque de comunicação. Isso é totalmente falso! Não há mal-entendidos. Nosso editor francês simplesmente implementou o que eu pessoalmente resolvi com o Papa Emérito”.

"Todas essas polêmicas são uma tática de distração para evitar falar sobre o essencial, o conteúdo do livro", frisou.

Sobre a opinião de que o celibato sacerdotal é uma norma relativamente recente na Igreja Católica, o Cardeal Sarah respondeu que "somos frequentemente vítimas de uma profunda ignorância histórica sobre esse assunto".

“A Igreja teve sacerdotes casados durante os primeiros séculos. Mas assim que eram ordenados, recebiam o pedido para que se abstivessem por completo das relações sexuais com suas esposas. Bento XVI nos lembra disso muito claramente neste livro. Todos conhecem a sua profunda cultura histórica e seu perfeito conhecimento da antiga tradição. Este fato é certo e é demostrado pela pesquisa histórica mais recente”, disse o Purpurado. 

No final da entrevista, o Cardeal Sarah destaca que "devemos aspirar à santidade".

“Bento XVI, com coragem profética, se atreve a afirmar que, ‘sem a renúncia aos bens materiais, não pode haver sacerdócio. O chamado a seguir Jesus não é possível sem esse sinal de liberdade e renuncia a todos os compromissos’. Portanto, estabelece as bases para uma verdadeira reforma do clero. Pede uma mudança radical na vida cotidiana dos sacerdotes”, disse.

“Por minha parte, tentei desenvolver esse chamado enfatizando que os sacerdotes devem encontrar maneiras concretas de viver os conselhos evangélicos. Os bispos devem refletir sobre isso, para si mesmos e para os padres: devemos colocar Deus concretamente no centro de nossas vidas”, concluiu.

Publicado originalmente em ACI Prensa. Traduzido e adaptado por Nathália Queiroz.

Fonte: ACI digital

Comentários



Newsletter

Marcadores

Mensagens do Papa Padre Marcelo Rossi Orações-Momento de Fé Santos Igreja no Mundo Evangelho Tempo Litúrgico Comportamento Ordens Religiosas Nossa Senhora Família Medicina e Saude Doutrina Bíblia Santas História da Igreja Sacramentos Celebrações Marianas Milagres Política Violência CNBB Imagens Religiosas Perseguição aos Cristãos Catecismo Redes Sociais Mensagens Católicas Tempo Comum Tempo da Quaresma Quaresma Papa Mártires Aparições Marianas João Paulo II Tempo do Natal Notícias Defesa da Vida Intolerância Religiosa Papa Bento XVI Catequese do Papa Liturgia Dominical Cristofobia Tempo Pascal Liturgia Viagens Apostólicas Relíquias da Igreja Rumo à Santidade Contra Aborto Testemunhos Tempo do Advento Tragédias Datas Comemorativas Pandemia Novenas Penitência Nossa Senhora de Fátima Educação Sacrilégio Semana Santa Livros Católicos Páscoa Anjos Eucaristia Tecnologia Beatos e Beatas Beatificação Nossa Senhora Aparecida Campanhas Rosário Tríduo Pascal Aparições Mensagens Guerra Ideologia de Gênero Padre Reginaldo Manzotti Filme Católico JMJ Pentecostes Ano Santo Homilias Papa Francisco Jubileu da Misericórdia Abusos na Igreja Canonização Exorcismo Arte Católica Papa Leão XIV Notícias do Blog Pastoral da Pessoa Idosa Depressão Místicos da Igreja Diocese de Santos Terço Violência Sexual Infantil Homossexualismo Sínodo Desastres Naturais Nossa Senhora de Guadalupe Corpo Incorrupto Divina Misericórdia Sínodo da Amazônia Solidariedade Blasfêmia Orações (Epidemias e Pestes) Experiência de Deus Matrimônio Pastoral da Saude RCC Música Católica Cardeal Raniero Cantalamessa Profecias Oração e Jejum Nossa Senhora de Lourdes Alertas São José Pregações Jornada de Oração Vídeos do Blog Cardeal Robert Sarah Ano de São José Campanha da Fraternidade Encíclicas Divino Pai Eterno Pastorais Nossa Senhora do Carmo Profanação Ícones TV Católica Vídeos no TikTok Jubileu 2025 Jornada Mundial da Juventude Milagres Eucarísticos Viagens Círio de Nazaré Dom Henrique Soares Louvor Padre Robson de Oliveira Padre Zezinho Racismo Doutor da Igreja Unidade dos Cristãos Nossa Senhora de Medjugorje Nossa Senhora de Nazaré Sínodo da Sinodalidade Conclave Tráfico Humano Confissão Consagração Exortação Apostólica Nossa Senhora das Graças Nossa Senhora do Monte Serrat Patrística Servo de Deus Terço dos Homens Voto Católico Terço da Divina Misericórdia Congressos Sede Vacante Bênçâo Urbi et Orbi Novena de Natal Padre Gabriel Vila Verde Padre Paulo Ricardo Purgatório Aparições de Jesus Exercícios Espirituais JMJ 2023 Aplicativos Android (católicos) Habemus Papam Padre Duarte Lara Nossa Senhora do Rosário Orações-No Colo de Jesus Dia Mundial do Doente Nossa Senhora Auxiliadora Releases Congresso Eucarístico Homilias Papa Leão XIV Quaresma de São Miguel Arcanjo Oração Ano da Fé Cardeais Fiducia supplicans Jubileu dos Jovens Lives Católicas Missa Tradicional Padre Fabio de Melo ifttt videos Ano Jubilar Mariano Eleições Presépios Prof. Felipe Aquino tiktok Frases de Fé Padre Léo Rosário das Crianças Santíssima Trindade Apostolado da Oração Nossa Senhora de La Salette Abusos Litúrgicos Canção Nova Cruzada de Oração Doutora da Igreja Encontro Mundial das Famílias Evangelização Frei Gilson Documentos da Igreja Lectio Divina Renúncia do Papa Dependência Dogmas da Igreja Esporte Festival Juvenil Indulgências Rádios Católicas Terço das Crianças Influenciadores Católicos Inteligência Artificial Sacramentais Vida Eterna Congresso Matrimônio Católico Ecumenismo Fake News Frei Roberto Pasolini Lojas Católicas Nossa Senhora da Rosa Mística Nossa Senhora das Lágrimas Nossa Senhora de Schoenstatt Nossa Senhora do Perpétuo Socorro Sinodalidade Venerável Ano de Oração 2024 Baixada Santista Declaração Dignitas infinita (dignidade infinita) Dilexit nos (Ele nos amou) Doação de Órgãos Era Digital JMJ 2027 Jornada Mundial das Crianças Jubileu da Esperança Mensagens-Padre Marcelo Rossi Missionários Digitais Nossa Senhora das Dores Nossa Senhora do Silêncio Nossa Senhora dos Anjos Padre Alberto Gambarini Padre Chrystian Shankar Pastoral Rodoviária Rosário Mundial das Mulheres Rosário da Madrugada Teologia da Libertação Terço das Mulheres Tradição Arautos do Evangelho Cisma Conflitos Consistório Dia Mundial dos Pobres Excomunhão ExpoCatólica Festival Católico Hoje nasceu Instituto Hesed Nossa Senhora da Saudade Nossa Senhora de Akita Nossa Senhora do Bom Parto Nossa Senhora do Leite Nossa Senhora do Mel Nossa Senhora do Sorriso Objetos Religiosos Oração Online Padre Eugenio Maria Paixão de Cristo Pastoral Digital Reflexões Rosário Mundial dos Homens Selinhos Terço de Jericó
Mostrar mais

Aviso

Olá irmãs e irmãos de fé! 
Paz e Bem! Nas postagens antigas, há diversas orações do antigo programa de rádio Momento de Fé, do Padre Marcelo Rossi. 
Todas estão no Marcador: 
Orações-Momento de Fé 

Este Blog não é do Padre Marcelo Rossi.
Para que sua mensagem chegue ao padre, você terá que acessar os sites dele: 

Ladainha aos corações de Jesus e Maria

Sagrados Corações de Jesus e Maria

Ladainha dos Sagrados Corações de Jesus e de Maria

Senhor, tende piedade de nós.
Jesus Cristo, tende piedade de nós.
Senhor, tende piedade de nós.

Coração de Jesus, Filho do Pai Eterno, tende piedade de nós.
Coração de Maria, Mãe do Filho de Deus, rogai por nós.

Coração de Jesus, formado pelo Espírito Santo, tende piedade de nós.
Coração de Maria, obra-prima do Espírito Santo, rogai por nós.

Corações unidos no amor e na dor, salvai-nos.
Corações inflamados de caridade e misericórdia, ouvi-nos.
Corações adoráveis e compassivos, tende compaixão de nós.

Coração Sacratíssimo de Jesus, reinai em nossos corações.
Coração Imaculado de Maria, triunfai no mundo inteiro.

Jesus e Maria, fazei que nossos corações sejam semelhantes aos vossos!

✦ Santos de Devoção (orações) ✦

São Miguel Arcanjo

São Miguel Arcanjo

São Bento

São José

Nossa Senhora de Fátima

N. Sra. de Fátima

Nossa Senhora das Graças

N. Sra. das Graças

Santo Antônio

Santo Antônio

São Francisco de Assis

São Francisco

São Pio de Pietrelcina

São Pio

São Bento

São Bento

São João Paulo II

São João Paulo II

Beato Carlo Acutis

Beato Carlo Acutis

Beato Carlo Acutis

»Do prefácio de S. Ex.ª Rev.ma Card. Angelo Comastri

"Estar sempre com Jesus, este é o meu projeto de vida".
Com estas poucas palavras, Carlo Acutis esboça a distinta característica de sua breve existência: viver com Jesus, por Jesus, em Jesus».


Pedidos de Oração no Site Oficial