Pular para o conteúdo principal

Post Recente em Destaque

Hoje é festa de Santa Teresa Benedita da Cruz, judia convertida e vítima dos nazistas (9 de agosto)


REDAÇÃO CENTRAL, 09 Ago. 19 / 05:00 am (ACI).- Santa Teresa Benedita da Cruz nasceu em Breslau (1891), cidade que pertenceu à Alemanha e que, em seguida, passou para a Polônia. Recebeu o nome de Edith Stein. Na adolescência, deixou a religião judaica, porque não encontrava nela sentido à sua vida.

Mais adiante, chegou a ser uma brilhante estudante de fenomenologia na Universidade de Gottiengen, onde conheceu o pensamento dos filósofos Husserl e Martin Heidegger (dois dos mais importantes do século XX). Finalmente, Edith recebeu o diploma de Filosofia da Universidade de Freiburg.

Por seu alto sentido de solidariedade, alistou-se à Cruz Vermelha como enfermeira durante a Primeira Guerra Mundial, destacando-se por sua amabilidade, serviço e autocontrole.

Em 1921, Edith decidiu acompanhar uma amiga que tinha se tornado viúva e ficou impactada ao encontrá-la com uma grande paz e fé em Deus. Foi assim que desejou conhecer a fonte dessas graças e começou a ler, na casa da viúva, a biografia de Santa Teresa de Jesus.

Entrou em um estado de crise profunda e em um momento de purificação até que, meses depois, decidiu ser batizada. Buscou a ajuda de um sacerdote e recebeu o sacramento em 1922. Ao ser católica, sentiu-se mais judia, porque encontrou em Jesus Cristo o sentido de toda a sua fé e vida.

Aos poucos, foi brotando nela a inquietude vocacional, enquanto era acompanhada por seu diretor espiritual. Começou a trabalhar como professora na escola de formação de professores das dominicanas de Santa Madalena, ministrou palestras, traduziu livros, destacou-se profissionalmente e, às vezes, retirava-se para encontrar a paz na abadia beneditina de Beuron.

A situação política na Alemanha começou a piorar, mas Edith não desanimou e entrou para o Carmelo, o que havia sido seu sonho por muitos anos, deixando a fama. Em 15 de abril de 1934, tomou o hábito carmelita e mudou seu nome para Teresa Benedita da Cruz.

A situação para os judeus se agravou e Edith pediu para ser transferida para evitar o perigo para as religiosas do lugar. Foi enviada para uma comunidade na Holanda, junto com sua irmã Rosa, que também tinha se convertido ao cristianismo e servia como uma irmã leiga.

Quando aconteceram as deportações dos judeus, os luteranos, calvinistas e católicos concordam em ler em conjunto um texto de protesto durante os serviços religiosos. Os nazistas também ameaçavam deportar os judeus convertidos ao catolicismo.

As forças de ocupação nazistas declararam todos os católicos-judeus como “apátrida”. Um corpo militar nazista entrou no convento carmelita e levou Teresa e Rosa. Ao sair, a santa segurou a mão de sua irmã e disse: “Venha, vamos, por nosso povo”.

Foram levadas ao campo de concentração de Westerbork e os prisioneiros ficaram admirados com o testemunho de paz de Santa Teresa, que se preocupava por ajudar e consolar os demais, mesmo nas duras condições de humilhações e tormentos que viviam.

Foram enviadas para Auschwitz, com milhares de judeus, e chegaram ao campo de concentração em 9 de agosto de 1942. Imediatamente, os prisioneiros foram conduzidos para a câmara de gás e Santa Teresa partiu para a Casa do Pai, oferecendo sua vida pela salvação das almas, a libertação do seu povo e a conversão da Alemanha.

Santa Teresa Benedita da Cruz foi canonizada por São João Paulo II em 1998, que lhe deu o título de “mártir do amor” e, em outubro de 1999, foi declarado copadroeira da Europa. (Fonte: ACI digital)


13 dados que talvez não conheça sobre a vida de Santa Teresa Benedita da Cruz

Por María Ximena Rondón
Santa Teresa Benedita da Cruz / Foto: Flickr WBUR (CC BY-NC-ND 2.0)

REDAÇÃO CENTRAL, 09 Ago. 19 / 07:00 am (ACI).- Neste dia 9 de agosto, é celebrada a festa de Santa Teresa Benedita da Cruz (Edith Stein, por seu nome de batismo), cujo testemunho de conversão do judaísmo ao catolicismo comoveu milhares de fiéis.

A seguir, apresentamos 13 dados sobre sua inspiradora vida de fé, marcada pelo intelecto e sua caridade nos campos de concentração.

1. Desde criança, mostrou seu intelecto superior

Sua irmã Erna Biberstein-Stein escreveu que, quando Edith era pequena, “tinha uma memória formidável e retinha tudo”, e que durante o ensino infantil, “destacava-se intelectualmente em relação a todas as crianças”.
Por isso, ingressou na escola antes do costume da época, onde “obteve resultados brilhantes”.

2. Foi escolhida em vez de um dos filósofos mais brilhantes do século XX

Em sua juventude, Edith estudou História e Filosofia na Universidade de Gottiengen. Seus trabalhos impressionaram tanto seu professor Edmund Husserl, que a escolheu como sua assistente de cátedra em vez de Martin Heidegger, um dos pensadores e filósofos mais influentes do século XX.

3. Serviu na Cruz Vermelha

Durante a Primeira Guerra Mundial, a santa se alistou na Cruz Vermelha para servir como enfermeira em um hospital austríaco, até que este foi fechado em 1916.
“Ali, como em todas as partes, trabalhou com toda a alma, sendo estimada tanto pelos feridos como pelas companheiras e superiores”, indicou sua irmã Erna.

4. Escrevia poesias para seus entes queridos

Erna afirmou que o dia de seu casamento com Hans Biberstein, em 1920, Edith compôs “belas poesias para todas as sobrinhas e sobrinhos. Nelas reviviam as experiências mais placentárias de nossos anos estudantis e de nossa infância”.

5. Santa Teresa de Jesus influenciou sua conversão

Durante sua adolescência, Edith se afastou do judaísmo, religião professada por sua família. Em 1921, conheceu uma viúva que a fez se aproximar de Deus e começou a ler a biografia de Santa Teresa de Jesus.
Depois de atravessar uma profunda crise, ela decidiu se batizar na Igreja Católica.

6. Sua passagem do judaísmo ao catolicismo foi dura para sua família

Erna relatou que Edith lhe confiou sua decisão de se converter ao catolicismo e lhe pediu que contasse a sua mãe.
“Esta decisão significava um duro golpe para quem era uma autêntica crente judia e considerava como apostasia que Edith aceitasse outra religião. Também foi difícil para nós, mas tínhamos tanta confiança no convencimento interior de Edith, que aceitamos sua passagem muito apesar de nós mesmos, depois de ter tentado de forma vã dissuadi-la por causa de nossa mãe”, indicou.
Edith foi batizada em 1922.

7. Ingressou no Carmelo aos 42 anos

 A santa passou os anos seguinte trabalhando como professora, escrevendo livros e recebendo propostas para ensinar em várias universidades, incluindo na América do Sul, mas sentiu o chamado do Senhor.
Depois de um processo de discernimento vocacional, ingressou no Carmelo em 1934 e adotou o nome de Teresa Benedita da Cruz. Nessa época, tinha 42 anos e era uma intelectual famosa.

8. Sua irmã também se converteu ao catolicismo

Sua irmã Rosa também se converteu ao catolicismo. Naquela época, a situação dos judeus na Alemanha piorou e tanto ela como Edith foram levadas a uma comunidade carmelita na Holanda.
Rosa serviu como irmã leiga.

9. Negou-se a ir para a Suíça sem sua irmã

Os nazistas começaram a deter os judeus na Holanda e, para se proteger, Edith pediu um visto para Suíça, para se mudar com sua irmã Rosa ao Convento das Carmelitas de Le Paquier. Disseram-lhe que podiam aceitar somente ela, mas não Rosa.
Edith decidiu ficar com sua irmã e empregou seu tempo a terminar de escrever “A Ciência da Cruz”.

10. Escreveu um livro sobre o valor da mulher

Edith Stein foi uma das primeiras mulheres a obter doutorado em Filosofia e se destacou por seu brilhante intelecto em um campo que tradicionalmente tinha sido dominado por homens.
Antes de ingressar na vida religiosa, a santa deu conferências sobre o valor e o aporte da mulher para a sociedade contemporânea. Seu pensamento sobre o tema está plasmado no livro “A mulher: Sua natureza e missão”.

11. Os nazistas a prenderam por sua origem judia

Devido à sua origem judia, Edith foi presa em 2 de agosto de 1942 pelos nazistas quem invadiram o Carmelo de Echt e a levaram junto com Rosa.
Um testemunho narrou que a santa segurou a mão de sua irmã e lhe disse: “Vem Rosa, vamos por nossa gente”.

12. Esteve em dois campos de concentração

Edith e Rosa foram levadas ao campo de concentração de Westerbork. Ali, a santa dava consolo e ajudava os prisioneiros, que viviam em condições desumanas e em meio a constantes humilhações por parte dos nazistas.
O testemunho de serenidade e caridade de Edith foi relatado por presos.
Durante a madrugada de 7 de agosto de 1942, a santa foi levada em um trem junto com outros mil presos ao campo de concentração de Auschwitz, na Polônia.

13. Morreu na câmara de gás e ofereceu seu martírio pela conversão da Alemanha

Edith Stein chegou a Auschwitz em 9 de agosto de 1942 e imediatamente foi conduzida à câmara de gás.
A mártir ofereceu sua vida pela salvação das almas, a libertação de seu povo e a conversão da Alemanha.
Foi canonizada em 1998 por São João Paulo II, que a chamou de “mártir por amor”.

Fonte: ACI digital

Comentários

Receba Notícias do Blog em seu E-mail

Receba novos posts por e-mail:

Postagens Mais Visitadas do Mês

Beato Carlo Acutis

Clique na imagem para visualizar a oração


***
»Do prefácio de S. Ex.ª Rev.ma Card. Angelo Comastri

"Estar sempre com Jesus, este é o meu projeto de vida".
Com estas poucas palavras, Carlo Acutis esboça a distinta característica de sua breve existência:
viver com Jesus, por Jesus, em Jesus».


Pedidos de Oração no Site Oficial

Postagens mais visitadas

Avisos

Olá irmãs e irmãos de fé! Paz e Bem!

Nas postagens antigas há diversas orações, do antigo programa de rádio Momento de Fé do Padre Marcelo Rossi.

Todas estão no Marcador "Orações-Momento de Fé".

Este Blog não é do Padre Marcelo Rossi; para que sua mensagem chegue ao padre, você terá que acessar os sites dele :

1) Padre Marcelo Rossi


2) Facebook Padre Marcelo Rossi


Obrigada - Adriana dos Anjos/Devoção e Fé Blog