Papa: mártires cristãos testemunham que a injustiça não tem a última palavra


O Papa Francisco recorda num tuíte os mártires de todos os tempos, testemunhas da Ressurreição de Jesus. As palavras dos últimos três Papas diante dos atentados terroristas

Sergio Centofanti - Cidade do Vaticano

Esta quarta-feira (24/04) na Oitava da Páscoa, o Papa Francisco lançou um novo tuíte em sua conta @Pontifex em nove línguas: “Os mártires de todos os tempos, com a sua fidelidade a Cristo, mostram-nos que a injustiça não tem a última palavra: no Senhor ressuscitado podemos continuar a ter esperança”.

Francisco: cristãos mais perseguidos hoje do que nos primeiros séculos

O Papa Francisco elevou muitíssimas vezes sua voz contra as perseguições cristãs: “Pode parecer difícil acreditar – afirmou numa recente mensagem vídeo –, mas hoje há mais mártires do que nos primeiros séculos”.

Segundo numerosas pesquisas internacionais, os cristãos são hoje o grupo mais perseguido no mundo, com mais de 200 milhões de pessoas submetidas a discriminações, violações dos direitos humanos, agressões e atentados. Muitos perdem a vida por permanecer fiéis a Jesus.

Cristãos assassinados unicamente porque cristãos

Francisco usou palavras fortes: “Pensamos em nossos irmãos degolados na praia da Líbia; pensamos naquele garoto queimado vivo pelos companheiros porque cristão; pensamos naqueles migrantes que em alto-mar foram lançados ao mar pelos outros, porque cristãos; pensamos (…) naqueles etíopes, assassinados porque cristãos… e tantos outros. E tantos outros que não sabemos, que sofrem nos cárceres, porque cristãos… Hoje a Igreja é Igreja de mártires: eles sofrem, dão a vida e nós recebemos a bênção de Deus pelo testemunho deles” (Missa na Santa Marta, 21 de abril de 2015).

Silêncio cúmplice das potências

O Papa repetiu que “não há cristianismo sem perseguição”. Convidou a recordar a última das bem-aventuranças: “Quando vos levarão às sinagogas, vos perseguirão, vos insultarão: este é o destino do cristão”. E denunciou: “Hoje, diante deste fato que ocorre no mundo, com o silêncio cúmplice de muitas potências que poderiam impedi-lo, encontramo-nos diante deste destino cristão: trilhar pelo mesmo caminho de Jesus” (Missa na Santa Marta, 7 de setembro de 2015).

Dois tipos de perseguição: violenta e travestida de cultura

O Papa fala de dois tipos de perseguição contra os cristãos: a perseguição explícita, violenta, brutal; e a perseguição “educada, travestida de cultura, modernidade e progresso”. É “a perseguição que tira a liberdade do homem, inclusive a da objeção de consciência! Deus nos fez livres, mas esta perseguição tira a tua liberdade! E se tu não fazes isso, tu serás punido: perderás o trabalho e muitas outras coisas ou serás colocado de lado”. “Esta é a perseguição do mundo” – ressalta Francisco – “quando as potências querem impor atitudes, leis contra a dignidade dos filhos de Deus, os perseguem e vão contra o Deus criador: é a grande apostasia” (Missa na Santa Marta, 12 de abril de 2016).

Palavras dos Papas sobre atentados de matriz islâmica

Diante da eclosão do fenômeno dos atentados, em particular de matriz islâmica, O Papa Francisco seguiu a linha de seus predecessores, São João Paulo e II e Bento XVI, que em sua condenação aos ataques terroristas pronunciaram palavras duríssimas contra a instrumentalização da religião e do uso da violência em nome de Deus, mas sem jamais dar uma conotação religiosa àqueles atos.

Em primeiro lugar, porque a grande maioria dos muçulmanos ou de seguidores de outras confissões religiosas não se reconhecem naquelas violências, ademais, para não dar lugar a instrumentalizações e porque continuar dialogando é decisivo para a convivência e a paz no mundo.

João Paulo II: diálogo com os muçulmanos mais do que nunca necessário

João Paulo II já o tinha dito encontrando os jovens muçulmanos no estádio de Casablanca em 19 de agosto de 1985: “O diálogo entre cristãos e muçulmanos hoje é mais do que nunca necessário. Ele deriva da nossa fé em Deus e supõe que sabemos reconhecer Deus com a fé e testemunhá-lo com a palavra e com a ação num mundo cada vez mais secularizado e, por vezes, também ateu”.

Atentados de 11 de setembro

“Um dia após os atentados de 11 de setembro de 2001, o Papa Wojtyla expressava “profunda dor” e inquietação diante de um “horror tão inqualificável”. “Ontem – dissera – foi um dia obscuro na história da humanidade, uma ofensa terrível contra a dignidade do homem (...) Como podem verificar-se episódios de crueldade tão selvagem? O coração do homem é um abismo de que, às vezes, emergem desígnios de ferocidade inaudita, capazes de abalar de repente a vida serena e operosa de um povo. Todavia, nestes momentos em que todo o comentário parece ser inoportuno, a fé vem ao nosso encontro. A palavra de Cristo é a única que pode dar uma resposta às interrogações que se agitam na nossa alma. Mesmo quando a força das trevas parece prevalecer, o crente sabe que o mal e a morte não são a última palavra. A esperança cristã fundamenta-se nisto; e é aí que se alimenta, neste momento, a nossa confiança orante.”

Não permitir que as violências exasperem as divisões

Doze dias após os atentados, em 23 de setembro, o Papa lançou no Angelus um apelo durante sua visita ao Cazaquistão, país de maioria muçulmana, a fim de que os seguidores de todas as religiões cooperem para edificar um mundo sem violência: “Não podemos permitir que o que aconteceu leve a uma exasperação das divisões. A religião jamais deve ser utilizada como motivo de conflito”.

Portanto, exortara “tanto cristãos quanto muçulmanos a rezar intensamente ao Deus único Todo-Poderoso, que nos criou a todos, a fim de que o bem fundamental da paz possa reinar no mundo. Que as pessoas de todos os lugares, reforçadas pela sabedoria divina, trabalhem por uma civilização do amor, na qual não haja espaço para o ódio, a discriminação e a violência”.

Bento XVI: diálogo com os muçulmanos é uma necessidade vital

Do mesmo modo, também nos sucessivos atentados perpetrados por extremistas muçulmanos, João Paulo II jamais cita a palavra Islã. O mesmo foi feito por Bento XVI. Em 7 de julho de 2005, uma série de atentados suicidas perpetrados por extremistas islâmicos abalou Londres, na Inglaterra, causando 56 mortos.

No dia 10 de julho no Angelus,  Bento XVI manifestou sua “profunda dor” pelos atentados terroristas e acrescentou: “Rezemos pelas pessoas que morreram, por aquelas que ficaram feridas e por seus entes queridos. Mas rezemos também pelos autores dos atentados: o Senhor toque seus corações. Digo àqueles que fomentam sentimentos de ódio e aos que realizam ações terroristas tão abomináveis: Deus ama a vida, que criou, não a morte. Parem, em nome de Deus!”

Em 12 de setembro de 2006, Bento XVI pronunciou a célebre lectio magistralis na Universidade de Regensburg, na Alemanha, citando as palavras do imperador bizantino Manuel II Paleólogo, num diálogo com um persa no final de 1400, que fala, entre outros, da violência no Islã. Uma passagem imediatamente instrumentalizada que provocou manifestações e incidentes no mundo islâmico. Esquecendo que o texto de Ratzinger era sobretudo uma denúncia da marginalização da fé religiosa na sociedade ocidental.

Para esclarecer publicamente seu pensamento, em 25 de setembro de 2006 Bento XVI encontrou em Castel Gandolfo os embaixadores dos países de maioria islâmica, reiterando que “a Igreja olha com estima os muçulmanos que adoram o Deus único, vivo e subsistente, misericordioso e onipotente, criador do céu e da terra, que falou aos homens. Eles buscam submeter-se com todo o coração inclusive aos decretos ocultos de Deus, como se submeteu Abraão, cujo nome a fé Islâmica com agrado pronuncia”.

Bento XVI reafirma com força que “o diálogo inter-religioso e intercultural entre cristãos e muçulmanos não pode reduzir-se a uma escolha do momento. Trata-se efetivamente de uma necessidade vital, da qual o nosso futuro depende em grande parte”.

Fonte: Vatican News

Comentários



Newsletter

Marcadores

Ano Jubilar Mariano10 Ano Santo92 Aparições113 Aparições de Jesus17 Aparições Marianas311 Aplicativos Android (católicos)16 Apostolado da Oração8 Arautos do Evangelho1 Arte Católica83 Baixada Santista2 Batalha Espiritual1 Beatificação127 Beatos e Beatas128 Bênçâo Urbi et Orbi17 Bíblia645 Blasfêmia54 Campanha da Fraternidade37 Campanhas123 Canção Nova8 Canonização93 Cardeais15 Cardeal Raniero Cantalamessa48 Cardeal Robert Sarah38 Catecismo410 Catequese do Papa272 cele1 Celebrações2371 Celebrações Marianas558 Círio de Nazaré26 Cisma1 CNBB490 Comportamento877 Conclave21 Confissão20 Conflitos1 Congresso Eucarístico12 Congresso Matrimônio Católico3 Congressos18 Consagração20 Consistório1 Contra Aborto206 COP 303 Corpo Incorrupto58 Cristofobia244 Cruzada de Oração8 Datas Comemorativas195 Declaração Dignitas infinita (dignidade infinita)2 Defesa da Vida274 Dependência5 Depressão73 Desastres Naturais62 Devoção2628 Dia de Finados2 Dia Mundial do Doente13 Dia Mundial dos Pobres3 Dilexi te “Eu te amei”1 Dilexit nos (Ele nos amou)2 Diocese de Santos69 Divina Misericórdia59 Divino Pai Eterno34 Doação de Órgãos2 Documentos da Igreja13 Dogmas da Igreja6 Dom Henrique Soares26 Doutor da Igreja27 Doutora da Igreja9 Doutrina668 Ecumenismo3 Educação149 Eleições10 Encíclicas37 Encontro Mundial das Famílias7 Era Digital2 Esporte5 Eucaristia129 Evangelho1109 Evangelização8 Excomunhão1 Exercícios Espirituais18 Exorcismo89 Exortação Apostólica21 Experiência de Deus51 ExpoCatólica1 Fake News3 Família748 2686 Festival Católico1 Festival Juvenil5 Fiducia supplicans11 Filme Católico95 Frases de Fé9 Frei Gilson8 Frei Roberto Pasolini5 Guerra104 Habemus Papam15 História da Igreja624 Hoje nasceu1 Homilias Papa Francisco92 Homilias Papa Leão XIV16 Homossexualismo64 Ícones31 Ideologia de Gênero103 Igreja no Brasil1699 Igreja no Mundo1178 Imagens Religiosas463 Indulgências5 Influenciadores Católicos4 Instituto Hesed1 Inteligência Artificial4 Intolerância Religiosa269 JMJ94 JMJ 202316 JMJ 20272 João Paulo II287 Jornada de Oração39 Jornada Mundial da Juventude28 Jornada Mundial das Crianças2 Jubileu 202535 Jubileu da Esperança3 Jubileu da Misericórdia93 Jubileu dos Jovens11 Laudato si1 Lectio Divina7 Liturgia230 Liturgia Dominical263 Lives Católicas11 Livros Católicos145 Lojas Católicas3 Louvor26 Mártires341 Matrimônio52 Medicina e Saude690 Mensagens105 Mensagens Católicas372 Mensagens do Papa1514 Mensagens-Padre Marcelo Rossi2 Milagres544 Milagres Eucarísticos27 Missa Tradicional12 Missionários Digitais2 Místicos da Igreja72 Música Católica51 Nossa Senhora854 Nossa Senhora Aparecida125 Nossa Senhora Auxiliadora13 Nossa Senhora da Rosa Mística3 Nossa Senhora da Saudade1 Nossa Senhora das Dores3 Nossa Senhora das Graças21 Nossa Senhora das Lágrimas3 Nossa Senhora de Akita1 Nossa Senhora de Fátima158 Nossa Senhora de Guadalupe60 Nossa Senhora de La Salette9 Nossa Senhora de Lourdes44 Nossa Senhora de Medjugorje23 Nossa Senhora de Nazaré23 Nossa Senhora de Schoenstatt3 Nossa Senhora do Bom Parto1 Nossa Senhora do Carmo31 Nossa Senhora do Leite1 Nossa Senhora do Mel1 Nossa Senhora do Monte Serrat21 Nossa Senhora do Perpétuo Socorro3 Nossa Senhora do Rosário16 Nossa Senhora do Silêncio2 Nossa Senhora do Sorriso1 Nossa Senhora dos Anjos2 Nosso Senhor Jesus Cristo1603 Notícias284 Notícias Católicas4132 Notícias do Blog77 Novena de Natal17 Novenas165 Objetos Religiosos1 Oração1763 Oração e Jejum46 Oração Online1 Orações (Epidemias e Pestes)53 Orações-Momento de Fé1430 Orações-No Colo de Jesus14 Ordens Religiosas867 Padre Alberto Gambarini2 Padre Chrystian Shankar2 Padre Duarte Lara15 Padre Eugenio Maria1 Padre Fabio de Melo11 Padre Gabriel Vila Verde17 Padre Léo10 Padre Marcelo Rossi1483 Padre Paulo Ricardo17 Padre Reginaldo Manzotti101 Padre Robson de Oliveira25 Padre Zezinho25 Padres da Igreja1685 Paixão de Cristo1 Pandemia167 Papa357 Papa Bento XVI269 Papa Francisco2341 Papa Leão XIV122 Páscoa139 Pastorais32 Pastoral da Pessoa Idosa76 Pastoral da Saude50 Pastoral Digital1 Pastoral Rodoviária2 Patrística20 Penitência159 Pentecostes93 Perseguição aos Cristãos419 Política530 Pregações42 Presépios10 Prof. Felipe Aquino10 Profanação30 Profecias48 Purgatório17 Quaresma358 Quaresma de São Miguel Arcanjo13 Racismo26 Rádios Católicas5 RCC51 Redes Sociais402 Reflexões1 Releases14 Relíquias da Igreja217 Renúncia do Papa6 Rosário122 Rosário da Madrugada2 Rosário das Crianças9 Rosário Mundial das Mulheres2 Rosário Mundial dos Homens1 Rumo à Santidade212 Sacramentais5 Sacramentos570 Sacrilégio144 Santas641 Santíssima Trindade9 Santos1390 São José43 Sede Vacante18 Selinhos1 Semana Santa144 Servo de Deus21 Sinodalidade3 Sínodo63 Sínodo da Amazônia58 Sínodo da Sinodalidade22 Solidariedade64 Tecnologia128 Tempo Comum377 Tempo da Quaresma364 Tempo do Advento206 Tempo do Natal286 Tempo Litúrgico968 Tempo Pascal240 Teologia da Libertação2 Terço71 Terço da Divina Misericórdia19 Terço das Crianças6 Terço das Mulheres2 Terço de Jericó1 Terço dos Homens20 Testemunhos203 tiktok9 Tradição2 Tráfico Humano21 Tragédias199 Tríduo Pascal116 TV Católica30 Unidade dos Cristãos28 Vaticano1844 Venerável4 Viagens27 Viagens Apostólicas232 Vida Eterna4 Vídeos do Blog44 Vídeos no TikTok36 Violência503 Violência Sexual Infantil65 Voto Católico20
Mostrar mais

Aviso

Olá irmãs e irmãos de fé! 
Paz e Bem! Nas postagens antigas, há diversas orações do antigo programa de rádio Momento de Fé, do Padre Marcelo Rossi. 
Todas estão no Marcador: 
Orações-Momento de Fé 

Este Blog não é do Padre Marcelo Rossi.
Para que sua mensagem chegue ao padre, você terá que acessar os sites dele: 

Ladainha aos corações de Jesus e Maria

Sagrados Corações de Jesus e Maria

Ladainha dos Sagrados Corações de Jesus e de Maria

Senhor, tende piedade de nós.
Jesus Cristo, tende piedade de nós.
Senhor, tende piedade de nós.

Coração de Jesus, Filho do Pai Eterno, tende piedade de nós.
Coração de Maria, Mãe do Filho de Deus, rogai por nós.

Coração de Jesus, formado pelo Espírito Santo, tende piedade de nós.
Coração de Maria, obra-prima do Espírito Santo, rogai por nós.

Corações unidos no amor e na dor, salvai-nos.
Corações inflamados de caridade e misericórdia, ouvi-nos.
Corações adoráveis e compassivos, tende compaixão de nós.

Coração Sacratíssimo de Jesus, reinai em nossos corações.
Coração Imaculado de Maria, triunfai no mundo inteiro.

Jesus e Maria, fazei que nossos corações sejam semelhantes aos vossos!

✦ Santos de Devoção (orações) ✦

São Miguel Arcanjo

São Miguel Arcanjo

São Bento

São José

Nossa Senhora de Fátima

N. Sra. de Fátima

Nossa Senhora das Graças

N. Sra. das Graças

Santo Antônio

Santo Antônio

São Francisco de Assis

São Francisco

São Pio de Pietrelcina

São Pio

São Bento

São Bento

São João Paulo II

São João Paulo II

Beato Carlo Acutis

São Carlo Acutis

São Carlo Acutis

»Do prefácio de S. Ex.ª Rev.ma Card. Angelo Comastri

"Estar sempre com Jesus, este é o meu projeto de vida".
Com estas poucas palavras, Carlo Acutis esboça a distinta característica de sua breve existência: viver com Jesus, por Jesus, em Jesus».


Pedidos de Oração no Site Oficial