Por que devemos batizar as crianças? Papa Francisco responde - Devoção e Fé - Blog Católico

domingo, 15 de abril de 2018

Por que devemos batizar as crianças? Papa Francisco responde


Vaticano, 12 Abr. 18 / 04:00 pm (ACI).- O Papa Francisco aproveitou a catequese de ontem para responder uma pergunta que costuma escutar: “Por que devemos batizar uma criança que não entende?”.

No dia 11 de abril, o Santo Padre deu início a um ciclo de catequeses sobre o Batismo, depois de vários meses falando sobre a Eucaristia.

Ante milhares de fiéis reunidos na Praça de São Pedro, Francisco afirmou que “há um antes e depois do Batismo. O Sacramento supõe um caminho de fé, que chamamos catecumenato, evidente quando é um adulto deve pedir o Batismo. Mas também as crianças, desde a antiguidade, são batizadas na fé dos pais”.

“E sobre isso eu gostaria de dizer uma coisa. Alguns pensam: Por que batizar uma criança que não entende? Esperemos que cresça, e que ela mesma peça o batismo”, indicou.

O Santo Padre advertiu que isto “significa não ter confiança no Espírito Santo, porque quando nós batizamos uma criança, entra naquela criança o Espírito Santo e o Espírito Santo faz crescer nela as virtudes cristãs que depois florescerão”.

Portanto, assinalou, “sempre se deve dar esta oportunidade a todos, a todas as crianças, de ter dentro de si o Espírito Santo que as guia durante toda a vida”. “Não esqueçam de batizar as crianças!”, exortou.

Fonte: ACI digital


Papa inicia novo ciclo de catequeses sobre o Batismo: Sinal de uma vida nova

Por Álvaro de Juana

Vaticano, 11 Abr. 18 / 10:30 am (ACI).- O Papa Francisco deu início a um novo ciclo de catequeses sobre o Batismo durante a Audiência Geral na manhã de hoje, depois de vários meses falando sobre a Eucaristia.

Ante milhares de fieis reunidos na Praça de São Pedro, o Santo Padre falou que o Batismo é"o fundamento de toda a vidacristã". "A Páscoa de Cristo, com a sua força de novidade, nos alcança através do Batismo para transformar-nos a sua imagem: os batizados são de Jesus Cristo, é Ele o Senhor desua existência", afirmou.

Francisco recordou que “é primeiro dos Sacramentos, enquanto é a porta que permite a Cristo Senhor fixar morada na nossa pessoa e, a nós, imergir-nos em seu Mistério”.

Por outro lado, assinalou que o Batismo “é sinal eficaz de renascimento, para caminhar em novidade de vida. Imergindo-nos em Cristo, o Batismo nos torna também membro do seu Corpo, que é a Igreja, e partícipes da sua missão no mundo”.

“O Batismo permite a Cristo viver em nós e a nós viver unidos a Ele, para colaborar na Igreja, cada um segundo a própria condição, para a transformação do mundo”.

“Recebido uma única vez, o Batismo ilumina a nossa vida, guiando os nossos passos até a Jerusalém do Céu”.

“Há um antes e depois do Batismo. O Sacramento supõe um caminho de fé, que chamamos catecumenato, evidente quando é um adulto a pedir o Batismo. Mas também as crianças, desde a antiguidade, são batizadas na fé dos pais”.

O Pontífice também disse que “ninguém merece o Batismo, pois é sempre um dom gratuito para todos, adultos e recém-nascidos. Mas como acontece com uma semente cheia de vida, este dom se estabelece e dá fruto em um terreno nutrido pela fé”.

Neste sentido, “as promessas batismais que todos os anos renovamos na Vigília Pascal devem ser reavivadas todos os dias para que o Batismo ‘cristifique’ quem o recebeu, tornando-o realmente outro Cristo”.

Fonte: ACI digital



Nenhum comentário :

Postar um comentário

Avisos

Olá irmãs e irmãos de fé! Paz e Bem!

Para ajudar, tenho colocado as orações do programa de rádio Momento de Fé, porém muitos estão se confundindo e achando que meu blog é do Padre Marcelo Rossi. Irmãs(os), este blog não é do Padre Marcelo Rossi, para que sua mensagem chegue ao padre, você terá que acessar os sites dele : 1) Padre Marcelo Rossi 2) Facebook Padre Marcelo Rossi

Obrigada - Adriana dos Anjos/Devoção e Fé Blog