Epifania do Senhor
Tempo do Natal
Tempo do Natal
Evangelho de Mt 2,1-12
1. Tendo, pois, Jesus nascido em Belém de Judá, no tempo do rei Herodes, eis que magos vieram do oriente a Jerusalém.
2. Perguntaram eles: Onde está o rei dos judeus que acaba de nascer? Vimos a sua estrela no oriente e viemos adorá-lo.
3. A esta notícia, o rei Herodes ficou perturbado e toda Jerusalém com ele.
4. Convocou os príncipes dos sacerdotes e os escribas do povo e indagou deles onde havia de nascer o Cristo.
5. Disseram-lhe: Em Belém, na Judéia, porque assim foi escrito pelo profeta:
6. E tu, Belém, terra de Judá, não és de modo algum a menor entre as cidades de Judá, porque de ti sairá o chefe que governará Israel, meu povo(Miq 5,2).
7. Herodes, então, chamou secretamente os magos e perguntou-lhes sobre a época exata em que o astro lhes tinha aparecido.
8. E, enviando-os a Belém, disse: Ide e informai-vos bem a respeito do menino. Quando o tiverdes encontrado, comunicai-me, para que eu também vá adorá-lo.
9. Tendo eles ouvido as palavras do rei, partiram. E eis que e estrela, que tinham visto no oriente, os foi precedendo até chegar sobre o lugar onde estava o menino e ali parou.
10. A aparição daquela estrela os encheu de profunda alegria.
11. Entrando na casa, acharam o menino com Maria, sua mãe. Prostrando-se diante dele, o adoraram. Depois, abrindo seus tesouros, ofereceram-lhe como presentes: ouro, incenso e mirra.
12. Avisados em sonhos de não tornarem a Herodes, voltaram para sua terra por outro caminho.
Reflexão
A narrativa de Mateus, sobre esses homens que vêm de longe à procura do "rei dos judeus", queria destacar, entre outros aspectos, que Jesus era o salvador nascido para todos. Não só para os filhos do povo de Israel, mas também para aqueles que seguiam outras tradições religiosas. Deus queria a salvação e a felicidade de todos. Para isso, desde sempre, agiu no coração das pessoas e, no tempo certo, enviou seu Filho para viver entre os homens. Também a Igreja, a comunidade de Jesus, tem uma missão universal, para todos os povos na sua infinita diversidade cultural. Não podemos fechar-nos, reduzindo aos nossos limites, as propostas de Deus. Ele quer que sejamos irmãos, unidos pelo amor na diversidade das línguas, das opiniões e dos costumes.
Oração
Senhor Jesus, é bom saber que quereis a felicidade de todos nós, e que em vossa casa podemos continuar sendo do nosso jeito, sem uniformes nem etiquetas. Aumentai nossa união convosco pela fé que pusestes em nosso coração, fortalecei em nós a caridade que nos une na diversidade. Ensinai-nos a distinguir entre nossas ideias e as vossas, entre as nossas preferências e as vossas propostas. Que sejamos fiéis ao que não pode ser mudado, por ser parte de vossa proposta, mas dispostos às mudanças exigidas pelo momento atual da Igreja e do mundo, ou pela cultura de outros povos. Há tantos procurando ajuda e orientação para sua vida; ajudai-nos a falar-lhes de modo que possam entender, mais com nossas atitudes do que com nossas palavras. Amém.
Fonte:
Revista de Aparecida (janeiro/2016)
Comentários
Postar um comentário