Pular para o conteúdo principal

Post Recente em Destaque

A Oração de Ação de Graças

A oração de ação de graças
Quando a pessoa vive em comunhão com a Santíssima Trindade, todo acontecimento e toda necessidade podem se converter em oferenda de ação de graças a Deus.

Pe. Francisco Sehnem, scj

Há um Salmo que resume a história do Antigo Testamento e nos mostra a importância da ação de graças: o Salmo 136(135). Era uma solene oração de ação de graças, conhecida como “Grande Hallel”. Era cantado no final da ceia pascal judaica e provavelmente foi rezado por Jesus na última Ceia.

A Igreja dá graças a Deus incessantemente, sobretudo ao celebrar a Eucaristia, na qual Cristo a faz participar na sua ação de graças ao Pai. Para o cristão, todos os acontecimentos são motivos de agradecimento (CIC 2637, 2638, 2648). A missa é chamada de eucaristia, ou seja, ação de graças.

Agradecer é mostrar sentimentos de gratidão, é mover-se a amar pelos benefícios recebidos e corresponder a eles.

Em nossa sociedade torna-se cada vez mais necessário dar graças, pois, parece que tudo o que temos ou desejamos é um direito que nos pertence. A Eucaristia é a expressão mais sublime de um coração agradecido, porque se oferece a Deus o mais precioso que Ele tem em suas mãos: seu próprio Filho, Jesus. Esta oração caracteriza a oração da Igreja, de modo especial e principal, já que a Eucaristia é ação de graças a Deus.

Ao celebrar a Eucaristia, a Igreja manifesta e se torna naquilo que é. De fato, pela obra da salvação, Cristo liberta a criação do pecado e da morte, para de novo a consagrar e fazer voltar ao Pai, para sua glória.

Quando vivemos em comunhão com a Santíssima Trindade, tudo se transforma em oferenda de ação de graças. O cristão refere tudo na sua vida ao Pai, por Jesus Cristo, no Espírito Santo.

Na Eucaristia Cristo associa a sua Igreja e os seus membros ao seu sacrifício de louvor e de ação de graças, oferecido ao Pai, uma vez por todas, na cruz. Por este sacrifício, Jesus derrama as graças da salvação sobre o seu corpo, que é a Igreja.

Fonte: Revista Brasil Cristão (janeiro/2016)

Comentários

Receba Notícias do Blog em seu E-mail

Receba novos posts por e-mail:

Postagens Mais Visitadas do Mês

Beato Carlo Acutis

»Do prefácio de S. Ex.ª Rev.ma Card. Angelo Comastri

"Estar sempre com Jesus, este é o meu projeto de vida".
Com estas poucas palavras, Carlo Acutis esboça a distinta característica de sua breve existência:
viver com Jesus, por Jesus, em Jesus».


Pedidos de Oração no Site Oficial

Postagens mais visitadas

Avisos

Olá irmãs e irmãos de fé! Paz e Bem!

Nas postagens antigas há diversas orações, do antigo programa de rádio Momento de Fé do Padre Marcelo Rossi.

Todas estão no Marcador "Orações-Momento de Fé".

Este Blog não é do Padre Marcelo Rossi; para que sua mensagem chegue ao padre, você terá que acessar os sites dele :

1) Padre Marcelo Rossi


2) Facebook Padre Marcelo Rossi


Obrigada - Adriana dos Anjos/Devoção e Fé Blog