Pular para o conteúdo principal

Post Recente em Destaque

João Batista-3º Domingo do Advento (Ano C)


João Batista

3° Domingo do Advento

Evangelho de Lc 3,10-18

10. Perguntava-lhe a multidão: Que devemos fazer?
11. Ele respondia: Quem tem duas túnicas dê uma ao que não tem; e quem tem o que comer, faça o mesmo.
12. Também publicanos vieram para ser batizados, e perguntaram-lhe: Mestre, que devemos fazer?
13. Ele lhes respondeu: Não exijais mais do que vos foi ordenado.
14. Do mesmo modo, os soldados lhe perguntavam: E nós, que devemos fazer? Respondeu-lhes: Não pratiqueis violência nem defraudeis a ninguém, e contentai-vos com o vosso soldo.
15. Ora, como o povo estivesse na expectativa, e como todos perguntassem em seus corações se talvez João fosse o Cristo,
16. ele tomou a palavra, dizendo a todos: Eu vos batizo na água, mas eis que vem outro mais poderoso do que eu, a quem não sou digno de lhe desatar a correia das sandálias; ele vos batizará no Espírito Santo e no fogo.
17. Ele tem a pá na mão e limpará a sua eira, e recolherá o trigo ao seu celeiro, mas queimará as palhas num fogo inextinguível.
18. É assim que ele anunciava ao povo a boa nova, e dirigia-lhe ainda muitas outras exortações.
Reflexão

A figura em destaque é João Batista, conforme nos diz o evangelista, "um homem enviado por Deus". Ele se identifica como "a voz que clama no deserto", convidando o povo à conversão e a acolher o Messias que já se encontrava no meio deles, mas que o povo ainda não conhecia. João Batista dá testemunho a respeito do Messias, demonstrando certo respeito quando diz "eu não mereço desamarrar a correia de suas sandálias", pois reconhece em Jesus o enviado de Deus. Assim como João Batista, somos chamados a ser "voz" que clama que Jesus é vida e esperança para toda a humanidade, em um mundo onde muitos já ouviram falar de Jesus, mas são poucos os que realmente O conhecem. Que o Natal não seja resumido apenas a uma festa de luzes e enfeites e à entrega de presentes, em que o comércio enfatiza um personagem chamado Papai Noel, e Jesus continua no desconhecido. Precisamos ser como João Batista, ser uma voz que clama e mostre que Jesus, o Messias, deve ser  o Senhor de nossas vidas e de nossas famílias. [a]

Oração

Senhor meu Deus, os ouvintes de João esperavam ansiosamente um Salvador. Aliás, nós e os homens de todos os tempos sempre procuramos e continuamos procurando por salvação. No mais íntimo de nós mesmos reconhecemos nossa fraqueza e nosso pecado. Agradeço porque nos quereis libertar de nossa miséria e tornar possível para nós a felicidade. É muito bom saber que Jesus, o Filho de Deus Encarnado, está conosco e pode transformar-nos. Aceito, Senhor, a salvação que nos ofereceis, quero viver como nos ensinais. Quero seguir Jesus como discípulo, quero amá-lo, colocando-o em primeiro lugar em minha vida. Batizai-me, mergulhai-me no fogo e na luz do Espírito, para que eu tenha a vida nova, que dura para sempre, na felicidade e na paz. Amém. [b]

Fonte: Revista O Mílite (dezembro/2015) [a]
Revista de Aparecida (dezembro/2015) [b]

Comentários

Receba Notícias do Blog em seu E-mail

Receba novos posts por e-mail:

Postagens Mais Visitadas do Mês

Beato Carlo Acutis

Clique na imagem para visualizar a oração


***
»Do prefácio de S. Ex.ª Rev.ma Card. Angelo Comastri

"Estar sempre com Jesus, este é o meu projeto de vida".
Com estas poucas palavras, Carlo Acutis esboça a distinta característica de sua breve existência:
viver com Jesus, por Jesus, em Jesus».


Pedidos de Oração no Site Oficial

Postagens mais visitadas

Avisos

Olá irmãs e irmãos de fé! Paz e Bem!

Nas postagens antigas há diversas orações, do antigo programa de rádio Momento de Fé do Padre Marcelo Rossi.

Todas estão no Marcador "Orações-Momento de Fé".

Este Blog não é do Padre Marcelo Rossi; para que sua mensagem chegue ao padre, você terá que acessar os sites dele :

1) Padre Marcelo Rossi


2) Facebook Padre Marcelo Rossi


Obrigada - Adriana dos Anjos/Devoção e Fé Blog