A Compaixão de Jesus-16º Domingo do Tempo Comum (Ano B)


A Compaixão de Jesus

16° Domingo do Tempo Comum

Evangelho de Mc 6, 30-34

30. Os apóstolos voltaram para junto de Jesus e contaram-lhe tudo o que haviam feito e ensinado.
31. Ele disse-lhes: Vinde à parte, para algum lugar deserto, e descansai um pouco. Porque eram muitos os que iam e vinham e nem tinham tempo para comer.
32. Partiram na barca para um lugar solitário, à parte.
33. Mas viram-nos partir. Por isso, muitos deles perceberam para onde iam, e de todas as cidades acorreram a pé para o lugar aonde se dirigiam, e chegaram primeiro que eles.
34. Ao desembarcar, Jesus viu uma grande multidão e compadeceu-se dela, porque era como ovelhas que não têm pastor. E começou a ensinar-lhes muitas coisas.
Reflexão

Embora hoje em dia seja possível "seguir" muitas coisas - moda, personagens nas redes sociais etc. -, a liturgia deste domingo nos convida a pensar a quem realmente vale a pena seguir. Seguir significa deixar-se conduzir por alguém e, na nossa vida, quem nos conduz pode determinar o rumo da nossa existência. As leituras de hoje vêm nos mostrar que quem deve nos conduzir é Aquele que nos ama e dá a vida por nós. Perante a maldade e a infidelidade dos líderes de Israel, Deus fala, por meio do profeta Isaías, que Ele próprio vai tomar conta do povo. Esta profecia é cumprida em Jesus que, ao ver a multidão "como ovelhas sem pastor", se compadece e começa a ensinar. Que Maria nos ajude a deixar-nos conduzir por seu Filho Jesus. [a]

Oração
Senhor, ensinai-me a estar sempre atento às necessidades dos irmãos, pronto para cuidar deles. Reconheço que ainda penso demais em mim mesmo e em meus problemas. Quase não me lembro que sou discípulo vosso, enviado para o bem e a felicidade de todos. E não só para sua felicidade espiritual e eterna, mas também para a sua felicidade pequena e simples do nosso dia a dia. Ajudai-me, e inquietai a todos nós que somos discípulos vossos, para nos voltar para o vasto mundo, onde ainda existe tanta miséria e tanta dor. Inquietai-nos e levai-nos a agir de forma justa e eficaz, para que todos vos conheçam, e também para que haja por toda parte um pouco mais da alegria e da felicidade terrena para a qual também nos criastes. Amém. [b]

Fonte: Revista O Mílite (julho/2015) [a]
Revista de Aparecida (julho/2015) [b]

Comentários

Newsletter

Receba novos posts por e-mail:


Pesquisar este Blog