Contemplaremos o quarto mistério glorioso. Para tal, podemos preparar o ambiente de oração colocando numa mesa no centro da sala, onde nos reuniremos para rezar a Palavra de Deus, uma vela acesa, um vaso de flores, uma imagem de Nossa Senhora e uma bacia com água.
Roteiro de Oração do Rosário
Quarta Dezena dos Mistérios Gloriosos
Contemplando A Assunção de Maria aos céus
Leitor 1. Caríssimos irmãos e irmãs, mais uma vez nos reunimos para rezar e contemplar um dos mistérios gloriosos do Santo Rosário. E a contemplação nos ajuda muito a recordar, ou seja, passar pelo nosso coração, estes momentos importantes na vida de Maria, que enriquecem a nossa vida e peregrinação na fé. Que ao contemplarmos a Assunção de Maria, Ela nos ajude a estimular nossa fé, especialmente nos momentos difíceis e de crise, pois contemplando este mistério do Santo Rosário da Virgem Maria, ressuscitada e glorificada, que seguiu os passos de seu Filho Jesus, possamos nos animar a lutar pelo bem, pela verdade e pela justiça.
Todos. Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amém.
Leitor 2. "A Assunção de Maria foi o resultado de seu peregrinar nesse mundo. Cada vez que Ela dava novos passos para seguir Jesus, para buscar a vontade de Deus, o Senhor ia assumindo e transformando sua pessoa. Até que chegou o momento final. Acontece algo parecido conosco. Na vida de fé, cada novo passo que damos corresponde a um dom da parte de Deus. Ele nos acolhe, toma-nos pela mão, assume-nos e nos transforma" (Afonso Murad).
Leitor 3. Cada dogma nos diz que Maria é uma pessoa humana como nós, mas muito especial. mostra algo de seu mistério, que nós percebemos com um olhar superficial. Maria é como a terra virgem, cheia de viço, aberta para ser fecundada por Deus. Ao acolher o imenso dom do Senhor, Ela se torna Mãe do Filho de Deus encarnado. E nos ensina a desenvolver os traços do amor materno.
Leitor 4. A Assunção de Maria confirma o sentido da vida como plenitude de felicidade em alma e corpo. E nos convence mais fortemente de que o nosso destino é a glória perene e total. "Somos cidadãos dos céus... Jesus Cristo transformará nosso mísero corpo... semelhante ao seu corpo glorioso" (Fl 3,20-21). Este é o nosso destino; desse modo, esse dogma se torna, ao lado e depois da Ressurreição de Cristo, terapia para o desespero humano diante do absurdo e do vazio de valores provocados pela "morte de Deus".
Leitor 1. Rezemos juntos agora uma dezena do Santo Rosário contemplando a beleza deste quarto mistério glorioso.
Todos. 1 Pai-Nosso e 10 Ave-Marias.
Leitor 2. Deus eterno e onipotente, que elevastes à glória do Céu em corpo e alma a Imaculada Virgem Maria, mãe do Vosso Filho, concedei-nos a graça de aspirarmos sempre às coisas do alto, para merecermos participar da sua glória. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.
Leitor 3. Nossa Senhora da Assunção!
Todos. Rogai por nós.
Todos. Rogai por nós.
Autor: Padre Julio Caprani
Fonte: Revista O Mílite (outubro/2014)
Comentários
Postar um comentário