3° Domingo do Advento
Evangelho de Jo 1,6-8;19-28
6. Houve um homem, enviado por Deus, que se chamava João.
7. Este veio como testemunha, para dar testemunho da luz, a fim de que todos cressem por meio dele.
8. Não era ele a luz, mas veio para dar testemunho da luz.
19. Este foi o testemunho de João, quando os judeus lhe enviaram de Jerusalém sacerdotes e levitas para perguntar-lhe: Quem és tu?
20. Ele fez esta declaração que confirmou sem hesitar: Eu não sou o Cristo.
21. Pois, então, quem és?, perguntaram-lhe eles. És tu Elias? Disse ele: Não o sou. És tu o profeta? Ele respondeu: Não.
22. Perguntaram-lhe de novo: Dize-nos, afinal, quem és, para que possamos dar uma resposta aos que nos enviaram. Que dizes de ti mesmo?
23. Ele respondeu: Eu sou a voz que clama no deserto: Endireitai o caminho do Senhor, como o disse o profeta Isaías (40,3).
24. Alguns dos emissários eram fariseus.
25. Continuaram a perguntar-lhe: Como, pois, batizas, se tu não és o Cristo, nem Elias, nem o profeta?
26. João respondeu: Eu batizo com água, mas no meio de vós está quem vós não conheceis.
27. Esse é quem vem depois de mim; e eu não sou digno de lhe desatar a correia do calçado.
28. Este diálogo se passou em Betânia, além do Jordão, onde João estava batizando."
Reflexão
A figura central do trecho do Evangelho de hoje é João Batista, que para Jesus é mais do que um profeta. João se define como a voz que clama no deserto orientando o povo para acolher o Messias que ainda era desconhecido. Com a encarnação de Jesus, a figura do Messias não é mais desconhecida, por isso João é "a voz" que anuncia para o mundo a presença de Jesus. O Natal exige, também de nós, uma voz energética e determinada, como a de João, pois muitos ouviram falar de Jesus, mas poucos o conheceram pelo testemunho dos cristãos. Em Jesus, incondicionalmente, está o poder da vida que deve chegar, hoje, para o mundo que celebra o Natal das luzes e enfeites, e que mantém Jesus como desconhecido. Precisamos agir como João Batista, precisamos ser a voz energética que grita e anuncia no deserto do mundo a presença de Jesus! [a]
Oração
Oração
Senhor, em primeiro lugar, alegro-me com Isabel e Zacarias pelo filho que lhe destes. Alegro-me também com os pais e mães que veem seus filhos colocando-se a serviço do bem e da verdade, dando sua colaboração para que aconteça a salvação que quereis para todos. Bendito sejais por todos que no passado e no presente foram uma bênção para nós todos. Abri nossos olhos, para que saibamos ver tantos que, como João, são vossos enviados para nossa felicidade. E ajudai-me a não esquecer que também eu sou um enviado vosso, para o bem e a salvação de meus irmãos. Que, olhando minha vida, possam ver como é feliz quem vos segue como discípulo. Dai-me coragem alegre para fazer por eles tudo que puder, ainda que seja à custa de sacrifícios. Amém. [b]
Fonte: Revista O Mílite (dezembro/2014) [a]
Revista de Aparecida (dezembro/2014) [b]
Comentários
Postar um comentário