Pular para o conteúdo principal

Post Recente em Destaque

Os simbolismos na Liturgia do Tríduo Pascal


O Domingo de Ramos abre por excelência a Semana Santa. Relembramos e celebramos a entrada triunfal de Jesus Cristo em Jerusalém, poucos dias antes de sofrer a Paixão, Morte e Ressurreição. Este domingo é chamado assim porque o povo cortou ramos de árvores, ramagens e folhas de palmeiras para cobrir o chão onde Jesus passava montado num jumento. Com folhas de palmeiras nas mãos, o povo o aclamava “Rei dos Judeus”, “Hosana ao Filho de Davi”, “Salve o Messias”.

O Tríduo Pascal é o centro não só da Páscoa, mas também de toda a vida da Igreja. Na liturgia ocupa o primeiro lugar em ordem de grandeza, não havendo, pois, nenhuma outra celebração que se possa colocar em seu nível. É portanto o cume da liturgia e de todo o acontecimento da redenção.

Começa o Tríduo Pascal na Quinta-Feira Santa, na missa vespertina, chamada "Ceia do Senhor", tem seu centro na Vigília Pascal do Sábado Santo e encerra-se com a missa vespertina do Domingo da Páscoa.

A Páscoa é a passagem de Jesus Cristo da morte para a vida: a Ressurreição. A passagem de Deus entre nós e a nossa passagem para Deus. É considerada a festa das festas, a solenidade das solenidades, e não se celebra dignamente senão na alegria.

Domingo de Ramos: 

A cor vermelha - é cor do martírio e do Espírito Santo. Simboliza a paixão de Jesus.

Os ramos usados no tempo de Jesus para aclamar os grandes reis quando voltavam da guerra. Simboliza o reconhecimento da divindade do Messias.

Quinta-feira Santa:

É a cor branca - da festa, da alegria. Aqui não é entendida como a cor da paz.

Lava-pés - dentro deste simbolismo, encontramos outros: o manto (autoridade e realeza de Jesus); avental (serviço); o estar de joelhos (humildade); água (renovação).

A ceia - nela estão contidos o Pão e o Vinho - além de ser o alimento básico, o pão é comum a todas as culturas. Já o vinho simboliza a alegria, o estar em família, em comunidade.

Vigília do Santíssimo - não é parte da Liturgia Pascal, mas entrou na tradição como um convite a estar com Jesus e com os discípulos nesta noite de sofrimento.

Sexta-feira Santa:

Cor vermelha - Neste dia a Igreja não celebra os Sacramentos. É o tempo da espera e da vigília ao redor dos acontecimentos. Apenas a Unção dos Enfermos é permitida.

A cruz - simboliza a vitória da Vida sobre a Morte.

Oração Universal - A Igreja reza por todo o povo de Deus.

Procissão do Senhor Morto - Tradição da piedade popular, significa que o povo quer estar mais perto de Jesus, para com ele ressuscitar.

Sábado Santo: 

Cor branca

Fogueira - ao mesmo tempo que brilha, aquece a família cristã reunida.

Vela - a grande vela do Círio irá brilhar com o fogo novo, Cristo Ressuscitado, Luz do Mundo, que faz clarear toda escuridão. Este fogo reparte-se em pequenas velas (os cristãos) para multiplicar-se e resplandecer entre os homens. 

Comentários

Receba Notícias do Blog em seu E-mail

Receba novos posts por e-mail:

Postagens Mais Visitadas do Mês

Beato Carlo Acutis

Clique na imagem para visualizar a oração


***
»Do prefácio de S. Ex.ª Rev.ma Card. Angelo Comastri

"Estar sempre com Jesus, este é o meu projeto de vida".
Com estas poucas palavras, Carlo Acutis esboça a distinta característica de sua breve existência:
viver com Jesus, por Jesus, em Jesus».


Pedidos de Oração no Site Oficial

Postagens mais visitadas

Avisos

Olá irmãs e irmãos de fé! Paz e Bem!

Nas postagens antigas há diversas orações, do antigo programa de rádio Momento de Fé do Padre Marcelo Rossi.

Todas estão no Marcador "Orações-Momento de Fé".

Este Blog não é do Padre Marcelo Rossi; para que sua mensagem chegue ao padre, você terá que acessar os sites dele :

1) Padre Marcelo Rossi


2) Facebook Padre Marcelo Rossi


Obrigada - Adriana dos Anjos/Devoção e Fé Blog