Dedicação da Basílica do Latrão - 32° Domingo do Tempo Comum (Ano C )


Dedicação da Basílica do Latrão

32º Domingo do Tempo Comum 
Ano C

Evangelho de João 2,13-22

13Estava próxima a Páscoa dos judeus, e Jesus subiu a Jerusalém. 14No templo, encontrou os vendedores de bois, ovelhas e pombas e os cambistas que estavam aí sentados. 15Fez então um chicote de cordas e expulsou todos do templo, junto com as ovelhas e os bois; espalhou as moedas e derrubou as mesas dos cambistas. 16E disse aos que vendiam pombas: “Tirai isto daqui! Não façais da casa de meu Pai uma casa de comércio!” 17Seus discípulos lembraram-se, mais tarde, que a Escritura diz: “O zelo por tua casa me consumirá”. 18Então os judeus perguntaram a Jesus: “Que sinal nos mostras para agir assim?” 19Ele respondeu: “Destruí este templo, e em três dias o levantarei”. 20Os judeus disseram: “Quarenta e seis anos foram precisos para a construção deste santuário, e tu o levantarás em três dias?” 21Mas Jesus estava falando do templo do seu corpo. 22Quando Jesus ressuscitou, os discípulos lembraram-se do que ele tinha dito e acreditaram na Escritura e na palavra dele.
REFLEXÃO

O Evangelho apresenta uma questão sobre a ressurreição posta pelo grupo conservador dos saduceus. A ressurreição é o antigo e sempre atual questionamento sobre o que acontece depois da morte. Os saduceus são os guardiões do templo e da Lei. Eles só aceitam o Pentateuco, que nada fala de ressurreição, por isso apresentam o caso da mulher que teve sete maridos (lei do levirato). Na ressurreição, de quem ela será esposa? Eles apresentam esse caso para mostrar o absurdo da ressurreição. Jesus responde que o mundo após a morte não é reprodução do presente, ressurreição não é reanimação de um cadáver. O Deus da revelação é Deus dos vivos (Abraão, Isaac e Jacó). O sentido da vida humana é viver para Deus, e uma vida assim vivida não conhece fim. O Deus criador da vida é também o ressuscitador que leva o ser humano à sua plenitude. Amando o Deus que é amor, permaneceremos com ele nesta vida e na eternidade.

(Dia a Dia com o Evangelho 2025 - PAULUS)[1]

Coleta

Ó Deus, com pedras vivas e escolhidas preparais um templo eterno para a vossa glória; aumentai na vossa Igreja os dons do Espírito que lhe destes, para que vosso povo fiel cresça sempre mais, edificando a Jerusalém celeste. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus, e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.


Nas comunidades locais está presente a Igreja Universal

A Basílica do Latrão é dedicada a Santíssimo Salvador, a São João Batista e a São João Evangelista. É da catedral de Roma, a catedral do Papa. O povo romano a conhece como Basílica de São João do Latrão, ou, simplesmente, Basílica do Latrão. A palavra “Latrão” vem da família dos Leterani, que eram seus proprietários, quando o Imperador Constantino (ⴕ 337), casado com uma Leterani, doou a vila ao Papa, depois do Edito de Milão (313), que permitiu o culto cristão livre em todo o Império romano. O Papa construiu na vila sua primeira moradia e a primeira igreja pública em Roma. Na fachada da Basílica está escrito em latim: Caput et Mater omnium ecclesiarum, que poderíamos traduzir livremente assim: “Primeira e Mãe de todas as igrejas”. Primeira no tempo e primeira em importância. Mãe por ser a Catedral do Papa, que cria todas as catedrais do mundo e com as quais mantém estreita unidade.

A festas celebra-se desde o século XI no dia 9 de novembro. Quando cai em dia de domingo, ocupa a Liturgia dominical, porque é considerada uma festa do Senhor. Mas é também ocasião para que, de vez em quando, todas as igrejas do mundo se unam à Igreja-Mãe. Normalmente, as catedrais e as matrizes celebram o dia em que foram consagradas ou bentas (dia da inauguração). Os textos da liturgia lembram a sacralidade do lugar em que se reúnem os cristãos para a Mesa da Palavra e a Mesa do Pão. Mas lembram também que cada batizado é uma pedra viva (1Pd 2,4) do grande templo de Deus, que é a Igreja, corpo de Cristo (Cl 1,17). São Pedro recorda que isso nos traz muita honra (1Pd 2,7).

Assim como caprichamos na construção das nossas igrejas, onde nos reunimos aos domingos e onde recebemos os Sacramentos, tornando-as, muitas vezes, verdadeiras obras de arte, assim devemos cuidar do templo vivo, que somos nós. São Pedro escreve: “Se sois o templo de Deus, despojai-vos de toda malícia e de toda a falsidade, das hipocrisias, das invejas e toda espécie de maledicência”. E acrescenta com um pouco de humor: “Como crianças recém-nascidas, desejai o leite espiritual, não falsificado, que vos fará crescer” (1Pd 2,1-2).

Significado de “igreja”

Na linguagem cristã, a palavra “Igreja” designa a assembleia litúrgica, a comunidade local e toda a comunidade universal dos que creem em Jesus Cristo, Filho de Deus e Salvador do mundo. O Catecismo ensina que ela “vive da Palavra e do Corpo de Cristo e ela mesma se torna assim Corpo de Cristo” (n. 752). Por estar fundada sobre Cristo e ter por alma o Espírito Santo, mas ser composta de homens pecadores, a Igreja é, ao mesmo tempo, divina e humana, santa e pecadora.

Se a comunidade é a Igreja, o termo igreja passou também a significar o lugar em que a comunidade se reúne para ler ou escutar o Evangelho, para celebrar o mistério da Eucaristia, que é a memória da Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus, para receber os Sacramentos do batismo, da comunhão, da confissão, do matrimônio, e para fazer suas orações em comum, na certeza de que “onde dois ou mais estiverem reunidos em meu nome, eu estarei no meio deles” (Mt 18,20).

Jesus quis a comunidade

Podemos dizer que foi São Paulo quem definiu para sempre a comunidade cristã como “Igreja”, uma palavra grega já existente tanto na literatura profana quanto bíblica, com o sentido de “convocação”, “reunião”, “assembleia”. Não significa, porém, que foi São Paulo quem fundou a Igreja. Apenas fixou a palavra com que a comunidade, querida por Jesus em torno de sua pessoa e de seus ensinamentos, passou a ser conhecida. Jesus sempre quis uma comunidade. Veja-se, por exemplo, Mc 8,34-38; Mt 10,26-39. Jesus chegou a definir a lei que regeria a comunidade dos discípulos: o amor (Mt 5,43ss); e até o símbolo da fé: o batismo (Mt 28,19). Depois da Ressurreição, aos poucos, o Cristianismo adotou como seu grande sinal e símbolo a Cruz, sobre a qual Jesus completara a obra salvadora que o trouxera ao mundo.

A palavra “católica” é grega e significa “universal”. A Igreja é católica, primeiro, porque nela está Cristo presente. Escrevia Santo Inácio de Antioquia (ⴕ 107) aos cristãos de Esmirna: “Onde está Cristo Jesus está a Igreja católica”. Segundo, porque ela conserva a totalidade dos ensinamentos recebidos de Jesus, mediante os Apóstolos. Ao longo dos séculos, a Igreja cuidou com muito zelo da fidelidade à doutrina do Evangelho. E não foram poucos os que preferiram o martírio a renegar uma das verdades ou a escamoteá-la com ideologias a serviço da política. Terceiro, a Igreja se chama católica, porque o próprio Cristo a invejoso em missão a todos os povos da terra (Mt 28,19). Todos os povos, de todos os tempos e de todas as culturas, são chamados a fazer parte do novo Povo de Deus, que Jesus chamou de Reino dos Céus.

A Igreja Católica está presente em todas as comunidades locais dos fiéis que, unidos ao Bispo diocesano, quase sempre representado pelo padre, se reúnem para as celebrações. Ensina o Catecismo: “Nessas comunidades, embora muitas vezes pequenas e pobres, ou vivendo na dispersão, está presente Cristo, por cuja virtude existe a Igreja una, santa, católica e apostólica” (n. 832). Dentro de uma igreja de pedra ou de madeira, portanto, reúne-se a comunidade dos batizados que, por menor e mais simples que seja, é sempre a Igreja universal, a Igreja de Jesus Cristo, reunida em oração.

Comunhão de bens espirituais

A festa da dedicação da Basílica do Latrão é também a celebração do lugar em que nos reunimos como comunidade de fé. Festejar a igreja que nos congrega é celebrar a unidade entre nós e nossa unidade com a Igreja-Mãe, simbolizada na catedral do Papa, sucessor de Pedro, a quem Jesus entregou as chaves (Mt 16,19), isto é, o poder de presidir, na caridade, a Igreja universal. A palavra “catedral” vem de “cátedra” (cadeira), o lugar onde se assentam os sucessores dos Apóstolos (o Papa com todos os Bispos em comunhão com ele) para ensinar, com autoridade divina, as verdades da fé.

Festejar o lugar em que nos reunimos como comunidade cristã é celebrar nosso encontro com Deus, para adorá-lo “em espírito e verdade” (Jo 4,23). E é também um momento excelente para expressar gratidão pela graça de participarmos de todos os bens espirituais da Igreja universal. Explica-nos o Catecismo: “Uma vez que todos os crentes formam um só corpo, o bem de uns é comunicado aos outros: existe uma comunhão de bens na Igreja. Como ela é governada por um só e mesmo Espírito, todos os bens que ela recebeu se tornam necessariamente um fundo comum” (n. 947).

Festejar o lugar em que nos reunimos como batizados é também recordar a responsabilidade de todos e de cada um pela conservação desse lugar sagrado. Do mesmo jeito como chamamos o lugar de “Casa de Deus”, podemos chamá-lo de “Casa da Comunidade”. Uma igreja bonita, funcional, bem cuidada pode ser o símbolo de uma comunidade responsável, harmônica e feliz.

FREI CLARÊNCIO NEOTTI, OFM, entrou na Ordem Franciscana no dia 23 de dezembro de 1954. Escritor e jornalista, é autor de vários livros e este comentário é do livro “Ministério da Palavra – Comentários aos Evangelhos dominicais e Festivos”, da Editora Santuário.[2]

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Senhor, tende piedade de nós.

Coração de Jesus, Filho do Pai Eterno, tende piedade de nós.
Coração de Maria, Mãe do Filho de Deus, rogai por nós.

Coração de Jesus, formado pelo Espírito Santo, tende piedade de nós.
Coração de Maria, obra-prima do Espírito Santo, rogai por nós.

Corações unidos no amor e na dor, salvai-nos.
Corações inflamados de caridade e misericórdia, ouvi-nos.
Corações adoráveis e compassivos, tende compaixão de nós.

Coração Sacratíssimo de Jesus, reinai em nossos corações.
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