Gaza comemora acordo alcançado entre Hamas e Israel
O patriarca Latino de Jerusalém expressa confiança no acordo alcançado entre Hamas e Israel, afirmando que "haverá muitos obstáculos e não será fácil". O Patriarcado trabalhará para "facilitar tudo o que possa levar uma maior serenidade ao povo de Gaza, palestinos e israelenses, para ajudar a reconstruir as infraestruturas e a devastação humana que esta guerra causou".
Francesca Sabatinelli – Vatican News
"Finalmente, uma boa notícia depois de dois anos de tormento para todos. É um alívio, e estamos todos muito felizes." O patriarca latino de Jerusalém, cardeal Pierbattista Pizzaballa, declarou à imprensa vaticana seu total apoio ao acordo de cessar-fogo em Gaza alcançado entre Hamas e Israel, sem esconder que "haverá muitos obstáculos e não será fácil". No entanto, permanece o fato, afirma ele, de que se trata de "um primeiro passo necessário que traz uma atmosfera de confiança e também um sorriso a muitas famílias, tanto em Israel quanto na Palestina, especialmente em Gaza".
O Patriarcado em apoio à reconstrução
Tudo depende agora da vontade das partes envolvidas, da gestão do pós-conflito e de quem irá geri-lo. "Este – explica – será um tema que talvez apresente algumas dificuldades, mas se todo o resto foi superado, também estas serão superadas". Embora não seja possível neste momento falar de paz em todos os aspectos, e tendo em conta os obstáculos que poderão surgir, agora é preciso trabalhar "para o fim das hostilidades militares e começar a elaborar uma perspectiva não só para Gaza, mas para toda a população palestina". Ainda há muito trabalho a ser feito, o patriarca de Jerusalém não esconde isso, e não deixa de manifestar toda a sua confiança: "Não quero ser pessimista, estamos felizes com o que foi alcançado". O Patriarcado, assegura, continuará trabalhando como sempre fez, "apoiando nossa comunidade, ajudando e facilitando tudo o que puder trazer mais serenidade à população de Gaza, aos palestinos e aos israelenses, e também procurando ajudar na reconstrução não apenas das infraestruturas, mas também da devastação humana que esta guerra causou".
O patriarca latino de Jerusalém, cardeal Pierbattista Pizzaballa
Ajuda humanitária imediata
O cardeal Pizzaballa, num comunicado divulgado nesta quinta-feira, 09 de outubro, expressa alegria por ver "algo novo e diferente", uma "nova atmosfera para a continuação das negociações", enfatizando, no entanto, que "a vida em Gaza continuará terrível por muito tempo". Este primeiro passo é, portanto, "o início de uma nova fase" que pode levar a pensar "não mais na guerra, mas em como reconstruir após a guerra". O texto do Patriarcado manifesta a esperança de que o acordo "seja plenamente e fielmente implementado" e enfatiza a urgência de "ajuda humanitária imediata e a entrada incondicional de ajuda suficiente para a população sofredora de Gaza". Acima de tudo, reitera a necessidade de que o acordo alcançado "abra um caminho de cura e reconciliação tanto para palestinos quanto para israelenses". Expressando apreço pelos "esforços incansáveis" daqueles que tornaram o acordo possível, o Patriarcado convida todos "a se unirem ao Dia de Oração pela Paz proclamado pelo Papa Leão XIV em 11 de outubro".
09 outubro 2025, 14:47
Fonte: Vatican News
---
Comentários
Postar um comentário