A Quinta-feira é o dia dedicado aos Mistérios Luminosos (Mistérios da Luz), um conjunto de meditações que nos convidam a acompanhar Jesus Cristo em Seus anos de vida pública, desde o Seu Batismo até a instituição da Eucaristia.
Introduzidos pelo Papa São João Paulo II em 2002, estes mistérios iluminam o Reino de Deus manifestado em nosso meio. Eles nos mostram Jesus como Mestre, Salvador e Pão da Vida, convidando-nos à conversão e a "fazer tudo o que Ele nos disser" (como em Caná).
Neste dia, peçamos a graça de sermos verdadeiros filhos da luz e de sermos fiéis ao nosso Batismo, seguindo o exemplo do Mestre.
Prepare o seu Terço e o seu coração. Reze conosco, una-se à alegria da Igreja e contemple a glória de Cristo e de Maria.
• Oração de Oferecimento do Terço: 
Divino Jesus, nós Vos oferecemos este terço que vamos rezar, meditando nos mistérios da Vossa Redenção. Concedei-nos, por intercessão da Virgem Maria, Mãe de Deus e nossa Mãe, as virtudes que nos são necessárias para bem rezá-lo e a graça de ganharmos as indulgências desta santa devoção. Oferecemos, particularmente, em desagravo dos pecados cometidos contra o SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS e o IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA, pela paz do mundo, pela conversão dos pecadores, pelas almas do Purgatório, pelas intenções do Santo Padre, pelo aumento e santificação do clero, pelo nosso vigário, pela santificação das famílias, pelas missões, pelos doentes, pelos agonizantes, por aqueles que pediram as nossas orações, por todas as nossas intenções particulares e pelo Brasil.
I. O Rito Inicial: Preparando o Coração
O Terço começa com a parte que antecede as cinco dezenas:
1. Sinal da Cruz: Segurando o Crucifixo, faça o Sinal da Cruz ("Em nome do Pai...").
2. Fazer o oferecimento do Terço: Após, caso tenha intenções particulares, fazê-las.
3. Profissão de Fé: Reze o Credo.
4. Primeira Conta Grande: Reze um Pai-Nosso.
5. Três Contas Pequenas: Reze três Ave-Marias (pedindo o aumento da Fé, Esperança e Caridade).
6. Próxima Conta Grande (Antes da Medalha): Reze o Glória ao Pai.
(Opcional: Jaculatória de Fátima: "Ó meu Jesus, perdoai-nos, livrai-nos do fogo do inferno, levai as almas todas para o Céu e socorrei principalmente as que mais precisarem.")
II. O Coração do Terço: Meditação nos Mistérios Luminosos
Agora, inicie as cinco dezenas. A cada dezena (uma conta grande e dez pequenas), você contemplará um dos mistérios abaixo:
• 1º Mistério: O Batismo de Jesus no Rio Jordão. (Mateus 3, 13-17)
- Virtude a Pedir: Peçamos a Fidelidade às Promessas do Batismo e a Humildade.
- Oração: Pai-Nosso... (10 Ave-Marias, meditando: Jesus se submete ao Batismo. O Pai O proclama Filho amado e o Espírito Santo desce em forma de pomba.) Glória ao Pai...
• 2º Mistério: A Autorrevelação de Jesus nas Bodas de Caná. (João 2, 1-12) 
- Virtude a Pedir: Peçamos a Confiança na Intercessão de Maria e a Fé no Poder de Cristo.
- Oração: Pai-Nosso... (10 Ave-Marias, meditando: Jesus realiza o primeiro milagre a pedido de Maria, transformando água em vinho. A prova do poder da intercessão materna.) Glória ao Pai...
• 3º Mistério: O Anúncio do Reino de Deus e o Convite à Conversão. (Marcos 1, 15)
- Virtude a Pedir: Peçamos a Conversão Contínua e o Amor à Palavra de Deus.
- Oração: Pai-Nosso... (10 Ave-Marias, meditando: Jesus prega o Evangelho e chama todos à penitência. A urgência de acolher a mensagem de Salvação.) Glória ao Pai...
• 4º Mistério: A Transfiguração de Jesus no Monte Tabor. (Mateus 17, 1-8)
- Virtude: Peçamos a Graça da Santidade e o Contemplação da Glória de Deus.
- Oração: Pai-Nosso... (10 Ave-Marias, meditando: A divindade de Cristo se manifesta gloriosamente. Somos chamados a ver a glória futura após as provações.) Glória ao Pai...
• 5º Mistério: A Instituição da Eucaristia. (Mateus 26, 26-29)
- Virtude a Pedir: Peçamos a Adoração ao Santíssimo Sacramento e o Fervor Eucarístico.
- Oração: Pai-Nosso... (10 Ave-Marias, meditando: Jesus se entrega como alimento para nossa Salvação. O sacrifício de amor que se renova a cada Missa.) Glória ao Pai...
III. Conclusão da Oração
Após o quinto Glória ao Pai, reze as orações finais:
• Agradecimento do Terço: Infinitas graças vos damos, Soberana Rainha, pelos benefícios que todos os dias recebemos de vossas mãos liberais. Dignai-vos agora e para sempre tomar-nos debaixo de vosso poderoso amparo e para mais vos obrigar, vos saudamos com uma Salve Rainha…
• Saudação Final: Reze a Salve Rainha (na medalha). (Salve, Rainha, mãe de misericórdia, vida, doçura, esperança nossa, salve! A Vós bradamos, os degredados filhos de Eva. A Vós suspiramos, gemendo e chorando neste vale de lágrimas. Eia, pois, advogada nossa, esses Vossos olhos misericordiosos a nós volvei. E, depois deste desterro, nos mostrai Jesus, bendito fruto do Vosso ventre. Ó clemente, ó piedosa, ó doce Virgem Maria. Rogai por nós, Santa Mãe de Deus, para que sejamos dignos das promessas de Cristo.)
• Oração Final:  Após a Salve Rainha repetimos três vezes: "Graças e louvores sejam dadas a todo momento ao Santíssimo e Digníssimo Sacramento", findando com "Louvado seja nosso Senhor Jesus Cristo", "Para sempre seja louvado".
• Sinal da Cruz: Finalize com o Sinal da Cruz.
Seja um Filho da Luz!
A meditação dos Mistérios Luminosos reforça nossa vocação batismal e nosso amor à Eucaristia. Que a luz de Cristo, revelada em Seus milagres e ensinamentos, ilumine cada uma de suas decisões hoje e sempre.
Mantenha seu Terço nas mãos! Amanhã, sexta-feira, voltaremos a meditar o amor redentor de Cristo nos Mistérios Dolorosos. Clique e confira nosso guia para se unir ao sacrifício de Nosso Senhor!
* Compartilhe este guia com um amigo que precisa aprender ou retomar a oração do Terço!
---






Comentários
Postar um comentário