Seminarista conheceu o beato Frassati através de escoteiros e decidiu entrar para o seminário

Timothée Croux, um jovem seminarista da diocese de Meaux, França, escreveu um livro sobre o beato Pier Giorgio Frassati. | Victoria Cardiel/ EWTN News

Por Victoria Cardiel
5 de set de 2025 às 10:32

Timothée Croux é um jovem seminarista da diocese francesa de Meaux, na região de Île-de-France, França. Ele só tem 23 anos, mas uma clarividência vital impressionante.

Em seu processo de discernimento vocacional, foi determinante a figura do beato Pier Giorgio Frassati, que ele descobriu através do escotismo e com quem diz dividir muitas afinidades pessoais.

“Mergulhei mais profundamente em sua personalidade no meu ano preparatório, antes de entrar para o seminário”, disse Croux. “Descobri que havia muitas coisas em sua biografia que se assemelhavam à minha. Por exemplo, nós dois temos uma paixão pelas montanhas”.

"Ambos buscamos uma vocação autêntica”, disse ele à ACI Prensa, agência em espanhol do grupo ACI. “No entanto, no fim, ele decidiu não se tornar padre para estar mais perto dos pobres e servir nas minas, estudando engenharia para poder ajudar melhor os mineiros".

Um aventureiro destemido com um grande apetite pela vida

Segundo Croux, os escoteiros franceses têm grande consideração por esse jovem de Turim, Itália, que será canonizado no domingo (7) ao lado de Carlo Acutis, "porque foi um aventureiro com verdadeiro apetite pela vida e é um grande modelo a ser seguido".

Croux atualmente faz estudos eclesiásticos no Pontifício Seminário Francês de Roma, onde faz sua preparação para o sacerdócio. Em colaboração com o padre belga Emmanuel de Ruyver, publicou na França e na Itália o livro O Mundo das Altas Bem-Aventuranças, uma biografia espiritual do beato Pier Giorgio Frassati, elaborada especialmente para jovens e estudantes.

"Tem uma parte biográfica com muitas histórias sobre Frassati”, disse o seminarista. “E, ao fim de cada capítulo, há uma meditação sobre uma bem-aventurança, perguntas para refletir sobre a vida, a caridade e o afeto, uma passagem do Evangelho e uma breve oração".

O objetivo é poder acompanhar com facilidade a vida espiritual das novas gerações.

“Conhecendo-o melhor, podemos despertar nos jovens o desejo de santidade”, enfatiza Croux. “Para ele, ser santo era uma busca diária. Frassati não era padre e não morreu mártir. Mas, desde a mais tenra infância, esforçou-se por viver o Evangelho com coerência e com uma liberdade desconcertante”.

Croux também mantém contato próximo com a família Frassati, especialmente com Wanda Gawronska, sobrinha do beato, que escreveu o prefácio do livro e estará presente na canonização de domingo.

Morreu jovem como Carlo Acutis

O jovem de Turim contraiu poliomielite fulminante enquanto visitava casas de pobres, o que o levou à morte em uma semana. Uma morte prematura, característica que ele divide com o beato Carlo Acutis, que morreu de leucemia aos 15 anos.

"Os jovens podem pensar que é preciso morrer jovem para ser santo, mas isso não é verdade”, enfatiza Croux. “O importante é viver a fidelidade, a caridade e a esperança ao longo da vida".

Os menores e mais vulneráveis ​​sempre ocuparam um lugar especial em seu coração. Quando criança, ao ver uma mãe pobre e seu filho descalço batendo à porta dos Frassati, entregou-lhes seus sapatos, pedindo-lhes que saíssem rapidamente antes que sua família descobrisse. E até pouco antes de sua morte, trabalhou para entregar dinheiro e remédios aos mais vulneráveis.

Em todo caso, a força desse compromisso não vinha de um conceito profundo de justiça, mas emanava do próprio Evangelho.

“Dizia que via através deles uma luz que as pessoas não têm: a luz de Cristo. E ele a compreendeu profundamente, como no capítulo 25 do Evangelho de são Mateus: ‘Se visitardes os pobres, os presos, os nus, é a mim que visitareis’. Ele havia compreendido. Por isso, ele nos convida a não ter medo de ir às periferias e visitar os mais pobres", disse Croux.

A família Frassati era muito rica. Seu pai, Alfredo Frassati, foi senador, embaixador e editor do jornal italiano La Stampa. O futuro santo cresceu no ambiente da burguesia católica de Turim. “Mas era um catolicismo convencional, e não foram seus pais que o empurraram para os pobres”, diz Croux. “Eles só descobriram a extensão total de sua influência depois de sua morte, quando milhares de pessoas foram prestar homenagem a ele".

O amor aos pobres, enraizado no Evangelho

Sua paixão pelos pobres estava enraizada sobretudo em seu amor pela Eucaristia. Outra característica que ele divide com Acutis. Aos 13 anos, obteve permissão de sua mãe para ir à missa todos os dias.

“Ele costumava dizer: ‘Jesus me visita todos os dias na Comunhão, e eu humildemente retribuo essa visita indo ver os pobres’”, diz Croux. “Ele entendia que a Eucaristia era o sacramento da caridade”.

Sua vida cotidiana, marcada pela fé, pelo serviço e pela coerência evangélica, fez dele — como disse são João Paulo II, quando ainda era cardeal em Cracóvia, em 1977 — “o homem das oito bem-aventuranças”.

“Ele viu nele um modelo de santidade completa, vivendo cada bem-aventurança de sua curta vida”, diz o jovem seminarista.

Ele recebeu uma educação rigorosa. Não era um aluno exemplar, e seu pai era muito rigoroso com ele, esperando que herdasse a gestão do jornal La Stampa. No entanto, Pier Giorgio direcionou sua vida para estudos de engenharia para poder estar mais próximo das pessoas que trabalhavam em péssimas condições no subsolo das minas.

Paz e compromisso social

Frassati era um jovem comprometido com a justiça social e a paz. Há um episódio pouco conhecido de sua biografia que Croux cita em seu livro: “Em 1923, quando o exército francês ocupou a região do Ruhr, ele escreveu uma mensagem de apoio à juventude católica num jornal alemão, pois considerava inaceitável que uma força estrangeira invadisse um Estado soberano. Ele também participou de um projeto estudantil católico promovendo a pax romana (paz romana) na Europa, convencido de que os cristãos tinham um papel essencial a desempenhar no estabelecimento da verdadeira paz”.

Outra característica essencial de seu perfil era sua firmeza moral diante da ameaça totalitária. Frassati era filiado ao Partido Popular Italiano, inspirado por um padre e baseado nos princípios da democracia cristã. Mas ele o abandonou quando o movimento fez um pacto com os fascistas em 1922. Ele também se desligou de um grupo estudantil católico, Cesare Balbo, ao descobrir que eles haviam hasteado sua bandeira em homenagem a Benito Mussolini em sua visita a Turim. "Para Pier Giorgio, a política era um serviço, especialmente aos mais pobres, e ele não podia aceitar um movimento que exaltasse a força", diz Croux.

Um exemplo brilhante para milhares de jovens

Sua vida breve, mas intensa, diz por que hoje, cem anos depois, Frassati continua a falar a milhares de jovens. Segundo Croux, a mensagem de Frassati para a juventude do século XXI pode ser resumida em três pontos: oração e caridade, amizade e busca pela paz.

"Ele estabeleceu uma conexão entre a Eucaristia diária e a caridade para com os mais pobres”, conclui Croux. “Todas as manhãs, ele ia à missa e depois visitava famílias carentes, oferecendo comida, roupas e um sorriso”.

Fonte: ACI digital 
---

Comentários



Newsletter

Marcadores

Mensagens do Papa Padre Marcelo Rossi Orações-Momento de Fé Santos Igreja no Mundo Evangelho Tempo Litúrgico Comportamento Ordens Religiosas Nossa Senhora Família Medicina e Saude Doutrina Bíblia Santas História da Igreja Sacramentos Celebrações Marianas Milagres Política Violência CNBB Imagens Religiosas Perseguição aos Cristãos Catecismo Redes Sociais Mensagens Católicas Tempo Comum Tempo da Quaresma Quaresma Papa Mártires Aparições Marianas João Paulo II Tempo do Natal Notícias Defesa da Vida Intolerância Religiosa Papa Bento XVI Catequese do Papa Liturgia Dominical Cristofobia Tempo Pascal Liturgia Viagens Apostólicas Relíquias da Igreja Rumo à Santidade Contra Aborto Testemunhos Tempo do Advento Tragédias Datas Comemorativas Pandemia Novenas Penitência Nossa Senhora de Fátima Educação Sacrilégio Semana Santa Livros Católicos Páscoa Anjos Eucaristia Tecnologia Beatos e Beatas Beatificação Nossa Senhora Aparecida Campanhas Rosário Tríduo Pascal Aparições Mensagens Guerra Ideologia de Gênero Padre Reginaldo Manzotti Filme Católico JMJ Canonização Pentecostes Ano Santo Homilias Papa Francisco Jubileu da Misericórdia Papa Leão XIV Abusos na Igreja Exorcismo Arte Católica Notícias do Blog Pastoral da Pessoa Idosa Depressão Místicos da Igreja Diocese de Santos Terço Violência Sexual Infantil Homossexualismo Sínodo Desastres Naturais Nossa Senhora de Guadalupe Corpo Incorrupto Divina Misericórdia Solidariedade Sínodo da Amazônia Blasfêmia Orações (Epidemias e Pestes) Experiência de Deus Matrimônio Pastoral da Saude RCC Música Católica Cardeal Raniero Cantalamessa Profecias Oração e Jejum Nossa Senhora de Lourdes Alertas São José Vídeos do Blog Pregações Jornada de Oração Cardeal Robert Sarah Ano de São José Campanha da Fraternidade Encíclicas Vídeos no TikTok Divino Pai Eterno Pastorais Nossa Senhora do Carmo Profanação Ícones TV Católica Jubileu 2025 Jornada Mundial da Juventude Milagres Eucarísticos Viagens Círio de Nazaré Dom Henrique Soares Louvor Padre Robson de Oliveira Padre Zezinho Racismo Doutor da Igreja Unidade dos Cristãos Nossa Senhora de Medjugorje Nossa Senhora de Nazaré Sínodo da Sinodalidade Conclave Nossa Senhora do Monte Serrat Tráfico Humano Confissão Consagração Exortação Apostólica Nossa Senhora das Graças Patrística Servo de Deus Terço dos Homens Voto Católico Terço da Divina Misericórdia Congressos Sede Vacante Bênçâo Urbi et Orbi Novena de Natal Padre Gabriel Vila Verde Padre Paulo Ricardo Purgatório Aparições de Jesus Exercícios Espirituais JMJ 2023 Aplicativos Android (católicos) Habemus Papam Padre Duarte Lara Nossa Senhora do Rosário Orações-No Colo de Jesus Dia Mundial do Doente Nossa Senhora Auxiliadora Releases Cardeais Congresso Eucarístico Homilias Papa Leão XIV Missa Tradicional Quaresma de São Miguel Arcanjo Ano da Fé Fiducia supplicans Jubileu dos Jovens Lives Católicas Padre Fabio de Melo Oração Ano Jubilar Mariano Eleições Presépios Prof. Felipe Aquino ifttt videos Frases de Fé Padre Léo Rosário das Crianças Santíssima Trindade tiktok Apostolado da Oração Cruzada de Oração Nossa Senhora de La Salette Abusos Litúrgicos Canção Nova Doutora da Igreja Encontro Mundial das Famílias Evangelização Frei Gilson Lectio Divina Documentos da Igreja Renúncia do Papa Dependência Dogmas da Igreja Esporte Festival Juvenil Indulgências Rádios Católicas Terço das Crianças Influenciadores Católicos Inteligência Artificial Sacramentais Vida Eterna Congresso Matrimônio Católico Ecumenismo Fake News Frei Roberto Pasolini Lojas Católicas Nossa Senhora da Rosa Mística Nossa Senhora das Dores Nossa Senhora das Lágrimas Nossa Senhora de Schoenstatt Nossa Senhora do Perpétuo Socorro Sinodalidade Venerável Ano de Oração 2024 Baixada Santista Declaração Dignitas infinita (dignidade infinita) Dilexit nos (Ele nos amou) Doação de Órgãos Era Digital JMJ 2027 Jornada Mundial das Crianças Jubileu da Esperança Mensagens-Padre Marcelo Rossi Missionários Digitais Nossa Senhora do Silêncio Nossa Senhora dos Anjos Padre Alberto Gambarini Padre Chrystian Shankar Pastoral Rodoviária Rosário Mundial das Mulheres Rosário da Madrugada Teologia da Libertação Terço das Mulheres Tradição Arautos do Evangelho Cisma Conflitos Consistório Dia Mundial dos Pobres Excomunhão ExpoCatólica Festival Católico Hoje nasceu Instituto Hesed Nossa Senhora da Saudade Nossa Senhora de Akita Nossa Senhora do Bom Parto Nossa Senhora do Leite Nossa Senhora do Mel Nossa Senhora do Sorriso Objetos Religiosos Oração Online Padre Eugenio Maria Paixão de Cristo Pastoral Digital Reflexões Rosário Mundial dos Homens Selinhos Terço de Jericó
Mostrar mais

Aviso

Olá irmãs e irmãos de fé! 
Paz e Bem! Nas postagens antigas, há diversas orações do antigo programa de rádio Momento de Fé, do Padre Marcelo Rossi. 
Todas estão no Marcador: 
Orações-Momento de Fé 

Este Blog não é do Padre Marcelo Rossi.
Para que sua mensagem chegue ao padre, você terá que acessar os sites dele: 

Ladainha aos corações de Jesus e Maria

Sagrados Corações de Jesus e Maria

Ladainha dos Sagrados Corações de Jesus e de Maria

Senhor, tende piedade de nós.
Jesus Cristo, tende piedade de nós.
Senhor, tende piedade de nós.

Coração de Jesus, Filho do Pai Eterno, tende piedade de nós.
Coração de Maria, Mãe do Filho de Deus, rogai por nós.

Coração de Jesus, formado pelo Espírito Santo, tende piedade de nós.
Coração de Maria, obra-prima do Espírito Santo, rogai por nós.

Corações unidos no amor e na dor, salvai-nos.
Corações inflamados de caridade e misericórdia, ouvi-nos.
Corações adoráveis e compassivos, tende compaixão de nós.

Coração Sacratíssimo de Jesus, reinai em nossos corações.
Coração Imaculado de Maria, triunfai no mundo inteiro.

Jesus e Maria, fazei que nossos corações sejam semelhantes aos vossos!

✦ Santos de Devoção (orações) ✦

São Miguel Arcanjo

São Miguel Arcanjo

São Bento

São José

Nossa Senhora de Fátima

N. Sra. de Fátima

Nossa Senhora das Graças

N. Sra. das Graças

Santo Antônio

Santo Antônio

São Francisco de Assis

São Francisco

São Pio de Pietrelcina

São Pio

São Bento

São Bento

São João Paulo II

São João Paulo II

Beato Carlo Acutis

Beato Carlo Acutis

Beato Carlo Acutis

»Do prefácio de S. Ex.ª Rev.ma Card. Angelo Comastri

"Estar sempre com Jesus, este é o meu projeto de vida".
Com estas poucas palavras, Carlo Acutis esboça a distinta característica de sua breve existência: viver com Jesus, por Jesus, em Jesus».


Pedidos de Oração no Site Oficial