Papa: superemos ódio e violências; tenho grande confiança na natureza humana


O jornal americano "Crux" e o peruano "El Comercio" publicam trechos da entrevista de Leão XIV à jornalista Elise Ann Allen para o livro “León XIV: ciudadano del mundo, misionero del siglo XXI”, que será lançado em 18 de setembro. O Pontífice fala do papel e dos esforços da Santa Sé pela paz, relança o apelo ao diálogo, nota o declínio do multilateralismo e o crescente abismo entre ricos e classe trabalhadora. Sinodalidade: é a maneira de viver a Igreja juntos, o antídoto às polarizações.
Salvatore Cernuzio – Vatican News


O papel do Papa, os numerosos compromissos, a dimensão pública até de um telefonema, e também a paz, aquela invocada desde a primeira aparição da Sacada das Bênçãos, que é a “única resposta” neste mundo marcado por conflitos e “mortes inúteis”, e o apelo ao diálogo, a sinodalidade, “antídoto” para as polarizações, e por fim uma menção à sua “identidade” americana/peruana e à sua torcida durante a Copa do Mundo.

"São alguns dos trechos, antecipados pelo jornal americano Crux e o peruano El Comercio, da entrevista do Papa Leão XIV à jornalista do Crux, Elise Ann Allen, a primeira concedida como Pontífice. A conversa – gravada em parte em Castel Gandolfo e em parte em sua residência no Palácio do Santo Ofício – complementa o volume biográfico León XIV: ciudadano del mundo, misionero del siglo XXI, que será publicado em espanhol pela Penguin Perú no próximo dia 18 de setembro. As edições em inglês e português virão em seguida.

O Papa Leão XIV com Elise Ann Allen   (CRUX)

Entre Estados Unidos e Peru

Hoje, 14 de setembro, por ocasião do 70º aniversário do Papa, foram publicados alguns trechos que revelam detalhes inéditos de Robert Francis Prevost. A começar por essa dupla pertença aos Estados Unidos, terra natal, e ao Peru, terra de missão. “Obviamente sou americano e me sinto muito americano, mas também amo muito o Peru, o povo peruano, então é uma parte do que sou. Passei metade da minha vida de serviço no Peru, por isso a perspectiva latino-americana é muito valiosa para mim”.

“Estou aprendendo muito”

No Trono de Pedro desde 8 de maio de 2025, Leão XIV garante que ainda tem “uma longa estrada para aprender”. Se a parte “pastoral” tem sido até agora a mais fácil, o Papa diz que ficou “surpreso” com o fato de ter sido “lançado ao nível de líder mundial”. Tudo é público: “As pessoas sabem das conversas telefônicas ou dos encontros que tive com chefes de Estado de uma série de diferentes governos e países do mundo”. O Pontífice também explica que está aprendendo muito sobre o papel diplomático da Santa Sé: “São todas coisas novas para mim... Sinto-me muito estimulado, mas não sobrecarregado”.

Os esforços de paz da Santa Sé

Quanto ao trabalho de defesa da paz, o Papa Leão, respondendo a uma pergunta sobre a guerra na Ucrânia, recorda antes de tudo os apelos lançados nestes meses, por ter elevado a voz para reiterar que “a única resposta é a paz”. “Depois destes anos de mortes inúteis de ambos os lados – neste conflito em particular, mas também em outros conflitos – acredito que as pessoas devem de alguma forma ser despertadas para dizer que existe outra via para resolver a questão”, afirma. Com relação à proposta do Vaticano como mediador dos conflitos, com a possibilidade de sediar mesas de negociação entre Rússia e Ucrânia, Leão XIV salienta que “desde que a guerra começou, a Santa Sé tem feito grandes esforços para manter uma posição verdadeiramente neutra”.

Fazer as partes em conflito dizerem “agora chega”

Para o Papa, a urgência hoje é que “seja exercida uma forte pressão por parte dos envolvidos, suficiente para fazer as partes em conflito dizerem ‘agora chega’, vamos procurar outra maneira de resolver nossas divergências”. “Continuemos a ter esperança”, é seu convite. “Tenho grande confiança na natureza humana”. É verdade, “existem maus atores, existem as tentações”, mas é preciso “incentivar as pessoas a olharem para os valores mais elevados” e insistir em dizer “vamos fazer de forma diferente”.

Polarizações, crises, diferenças

Portanto, o que o Pontífice invoca é o “diálogo”. Ele próprio é o primeiro a promovê-lo através das visitas de líderes mundiais de organizações multinacionais. “Em teoria - observa na entrevista - as Nações Unidas deveriam ser o lugar onde muitas dessas questões são abordadas. Infelizmente, parece ser geralmente reconhecido que as Nações Unidas, pelo menos neste momento, perderam sua capacidade de reunir as pessoas em questões multilaterais”.

Para o Papa, é preciso “lembrar a nós mesmos o potencial que a humanidade tem de superar a violência e o ódio que estão apenas nos dividindo cada vez mais”. Vivemos em tempos de polarização, afirma Leão XIV, sobretudo após a crise de 2020, e também de perda de valores: “O valor da vida humana, da família, e o valor da sociedade. Se perdemos o sentido desses valores, o que resta de importante?”, observa. E aponta o dedo para “o crescente abismo entre a renda da classe trabalhadora e a dos ricos”: “CEOs que sessenta anos atrás talvez ganhassem de quatro a seis vezes mais que os operários, segundo os últimos dados que vi, ganham 6.600 vezes mais que um operário médio”. A propósito, o Papa explica que também leu uma notícia segundo a qual Elon Musk, empresário americano fundador da Tesla e da SpaceX, “será o primeiro trilionário do mundo”: “O que isso significa e sobre o que estamos falando? Se esta é a única coisa que tem valor, então estamos em um grande problema…”.

A sinodalidade para avançar juntos

O Papa Leão XIV dedica um amplo espaço ao conceito de sinodalidade, que “significa que cada membro da Igreja tem uma voz e um papel a desempenhar através da oração, da reflexão... através de um processo”. “Alguns se sentiram ameaçados por tudo isso”, ressalta o Papa. “Às vezes, bispos ou sacerdotes podem ter a sensação de que ‘a sinodalidade vai tirar a minha autoridade’”, mas “a sinodalidade não é isso”. Essa é “uma maneira de descrever como podemos nos reunir e ser uma comunidade e buscar comunhão como Igreja, de modo que seja uma Igreja não focada principalmente na hierarquia institucional, mas sim em um sentido de ‘todos juntos’''. Segundo o Papa Leão, essa é uma atitude que pode “ensinar muito ao mundo atual”. “Não se trata”, afirma, “de tentar transformar a Igreja em uma espécie de governo democrático, já que, se olharmos para muitos países do mundo hoje, a democracia não é necessariamente a solução perfeita para tudo. Trata-se, sim, de respeitar e compreender a vida da Igreja pelo que ela é e dizer: ‘Precisamos fazer isso juntos’”.

Copa do Mundo de 2026

Na entrevista, há também uma menção à Copa do Mundo de futebol de 2026. “Para quem o senhor torce?”, pergunta Allen. “Boa pergunta”, responde Leão: “Provavelmente para o Peru, apenas por causa dos laços afetivos, se quisermos. Também sou um grande torcedor da Itália... As pessoas sabem que sou torcedor do White Sox, mas como Papa sou torcedor de todos os times”.

14 setembro 2025, 14:30

Fonte: Vatican News 
---

Comentários



Newsletter

Marcadores

Mensagens do Papa Padre Marcelo Rossi Orações-Momento de Fé Santos Igreja no Mundo Evangelho Tempo Litúrgico Comportamento Ordens Religiosas Nossa Senhora Família Medicina e Saude Doutrina Bíblia Santas História da Igreja Sacramentos Celebrações Marianas Milagres Política Violência CNBB Imagens Religiosas Perseguição aos Cristãos Catecismo Redes Sociais Mensagens Católicas Tempo Comum Tempo da Quaresma Quaresma Papa Mártires Aparições Marianas João Paulo II Tempo do Natal Notícias Defesa da Vida Intolerância Religiosa Papa Bento XVI Catequese do Papa Liturgia Dominical Cristofobia Tempo Pascal Liturgia Viagens Apostólicas Relíquias da Igreja Rumo à Santidade Contra Aborto Testemunhos Tempo do Advento Tragédias Datas Comemorativas Pandemia Novenas Penitência Nossa Senhora de Fátima Educação Sacrilégio Semana Santa Livros Católicos Páscoa Anjos Eucaristia Tecnologia Beatos e Beatas Beatificação Nossa Senhora Aparecida Campanhas Rosário Tríduo Pascal Aparições Mensagens Guerra Ideologia de Gênero Padre Reginaldo Manzotti Filme Católico JMJ Canonização Pentecostes Ano Santo Homilias Papa Francisco Jubileu da Misericórdia Papa Leão XIV Abusos na Igreja Exorcismo Arte Católica Notícias do Blog Pastoral da Pessoa Idosa Depressão Místicos da Igreja Diocese de Santos Terço Violência Sexual Infantil Homossexualismo Sínodo Desastres Naturais Nossa Senhora de Guadalupe Corpo Incorrupto Divina Misericórdia Solidariedade Sínodo da Amazônia Blasfêmia Orações (Epidemias e Pestes) Experiência de Deus Matrimônio Pastoral da Saude RCC Música Católica Cardeal Raniero Cantalamessa Profecias Oração e Jejum Nossa Senhora de Lourdes Alertas São José Vídeos do Blog Pregações Jornada de Oração Cardeal Robert Sarah Ano de São José Campanha da Fraternidade Encíclicas Vídeos no TikTok Divino Pai Eterno Pastorais Nossa Senhora do Carmo Profanação Ícones TV Católica Jubileu 2025 Jornada Mundial da Juventude Milagres Eucarísticos Viagens Círio de Nazaré Dom Henrique Soares Louvor Padre Robson de Oliveira Padre Zezinho Racismo Doutor da Igreja Unidade dos Cristãos Nossa Senhora de Medjugorje Nossa Senhora de Nazaré Sínodo da Sinodalidade Conclave Nossa Senhora do Monte Serrat Tráfico Humano Confissão Consagração Exortação Apostólica Nossa Senhora das Graças Patrística Servo de Deus Terço dos Homens Voto Católico Terço da Divina Misericórdia Congressos Sede Vacante Bênçâo Urbi et Orbi Novena de Natal Padre Gabriel Vila Verde Padre Paulo Ricardo Purgatório Aparições de Jesus Exercícios Espirituais JMJ 2023 Aplicativos Android (católicos) Habemus Papam Padre Duarte Lara Nossa Senhora do Rosário Orações-No Colo de Jesus Dia Mundial do Doente Nossa Senhora Auxiliadora Releases Cardeais Congresso Eucarístico Homilias Papa Leão XIV Missa Tradicional Quaresma de São Miguel Arcanjo Ano da Fé Fiducia supplicans Jubileu dos Jovens Lives Católicas Padre Fabio de Melo Oração Ano Jubilar Mariano Eleições Presépios Prof. Felipe Aquino ifttt videos Frases de Fé Padre Léo Rosário das Crianças Santíssima Trindade tiktok Apostolado da Oração Cruzada de Oração Nossa Senhora de La Salette Abusos Litúrgicos Canção Nova Doutora da Igreja Encontro Mundial das Famílias Evangelização Frei Gilson Lectio Divina Documentos da Igreja Renúncia do Papa Dependência Dogmas da Igreja Esporte Festival Juvenil Indulgências Rádios Católicas Terço das Crianças Influenciadores Católicos Inteligência Artificial Sacramentais Vida Eterna Congresso Matrimônio Católico Ecumenismo Fake News Frei Roberto Pasolini Lojas Católicas Nossa Senhora da Rosa Mística Nossa Senhora das Dores Nossa Senhora das Lágrimas Nossa Senhora de Schoenstatt Nossa Senhora do Perpétuo Socorro Sinodalidade Venerável Ano de Oração 2024 Baixada Santista Declaração Dignitas infinita (dignidade infinita) Dilexit nos (Ele nos amou) Doação de Órgãos Era Digital JMJ 2027 Jornada Mundial das Crianças Jubileu da Esperança Mensagens-Padre Marcelo Rossi Missionários Digitais Nossa Senhora do Silêncio Nossa Senhora dos Anjos Padre Alberto Gambarini Padre Chrystian Shankar Pastoral Rodoviária Rosário Mundial das Mulheres Rosário da Madrugada Teologia da Libertação Terço das Mulheres Tradição Arautos do Evangelho Cisma Conflitos Consistório Dia Mundial dos Pobres Excomunhão ExpoCatólica Festival Católico Hoje nasceu Instituto Hesed Nossa Senhora da Saudade Nossa Senhora de Akita Nossa Senhora do Bom Parto Nossa Senhora do Leite Nossa Senhora do Mel Nossa Senhora do Sorriso Objetos Religiosos Oração Online Padre Eugenio Maria Paixão de Cristo Pastoral Digital Reflexões Rosário Mundial dos Homens Selinhos Terço de Jericó
Mostrar mais

Aviso

Olá irmãs e irmãos de fé! 
Paz e Bem! Nas postagens antigas, há diversas orações do antigo programa de rádio Momento de Fé, do Padre Marcelo Rossi. 
Todas estão no Marcador: 
Orações-Momento de Fé 

Este Blog não é do Padre Marcelo Rossi.
Para que sua mensagem chegue ao padre, você terá que acessar os sites dele: 

Ladainha aos corações de Jesus e Maria

Sagrados Corações de Jesus e Maria

Ladainha dos Sagrados Corações de Jesus e de Maria

Senhor, tende piedade de nós.
Jesus Cristo, tende piedade de nós.
Senhor, tende piedade de nós.

Coração de Jesus, Filho do Pai Eterno, tende piedade de nós.
Coração de Maria, Mãe do Filho de Deus, rogai por nós.

Coração de Jesus, formado pelo Espírito Santo, tende piedade de nós.
Coração de Maria, obra-prima do Espírito Santo, rogai por nós.

Corações unidos no amor e na dor, salvai-nos.
Corações inflamados de caridade e misericórdia, ouvi-nos.
Corações adoráveis e compassivos, tende compaixão de nós.

Coração Sacratíssimo de Jesus, reinai em nossos corações.
Coração Imaculado de Maria, triunfai no mundo inteiro.

Jesus e Maria, fazei que nossos corações sejam semelhantes aos vossos!

✦ Santos de Devoção (orações) ✦

São Miguel Arcanjo

São Miguel Arcanjo

São Bento

São José

Nossa Senhora de Fátima

N. Sra. de Fátima

Nossa Senhora das Graças

N. Sra. das Graças

Santo Antônio

Santo Antônio

São Francisco de Assis

São Francisco

São Pio de Pietrelcina

São Pio

São Bento

São Bento

São João Paulo II

São João Paulo II

Beato Carlo Acutis

Beato Carlo Acutis

Beato Carlo Acutis

»Do prefácio de S. Ex.ª Rev.ma Card. Angelo Comastri

"Estar sempre com Jesus, este é o meu projeto de vida".
Com estas poucas palavras, Carlo Acutis esboça a distinta característica de sua breve existência: viver com Jesus, por Jesus, em Jesus».


Pedidos de Oração no Site Oficial