Imagem peregrina de São Miguel Arcanjo. | Crédito: Instituto Hesed
Por Nathália Queiroz
21 de jul de 2025 às 13:29
Uma imagem de são Miguel Arcanjo vinda do Monte Gargano, na Itália, o mais antigo santuário dedicado ao Arcanjo, peregrinará pelas cinco regiões do Brasil entre os dias 26 de julho e 29 de setembro, festa dos arcanjos Miguel, Gabriel e Rafael. O objetivo da peregrinação é consagrar as famílias e as dioceses do país à sua proteção.
A peregrinação é organizada pelo Instituto Hesed cujo carisma é “propagar a devoção aos Santos Anjos e viver profundamente as Misericórdias do Senhor”.
“Idealizar esta peregrinação com a imagem oficial de São Miguel é, para nós, um chamado do alto, uma convocação de Deus para este tempo”, disse o Instituto Hesed à ACI Digital. “Trata-se de uma missão que foi discernida em oração, amadurecida com responsabilidade e confirmada pela Igreja”.
A peregrinação tem o apoio do arcebispo de Fortaleza (CE), dom Gregório Paixão, e do bispo de Piracicaba (SP), dom Devair Araújo Fonseca, quem viajou na sexta-feira (18) para a Itália junto com os membros do Instituto Hesed, irmã Maria Joana, irmã Maria Raquel e padre Emanuel Maria. Eles vão ao santuário de São Miguel no Monte Gargano para buscar a imagem que peregrinará pelo Brasil.
“Idealizar essa peregrinação nacional com a imagem oficial de São Miguel Arcanjo é, para nós, uma continuidade natural da missão que o Senhor nos confiou: despertar as famílias e fortalecer a identidade cristã do nosso país”, disse o instituto.
“O que desejamos é que todos os devotos de São Miguel, todas as paróquias, carismas, movimentos e expressões da fé católica no Brasil possam se unir a esse propósito comum: reacender a chama da fé e reafirmar a identidade cristã do Brasil, sob o estandarte do Arcanjo vencedor”, continuou.
Os irmãos ressaltaram a importância da peregrinação pelo Brasil. Eles lembraram que o país já testemunhou a ação de são Miguel Arcanjo na Revolução Constitucionalista de 1932, um levante contra a ditadura de Getúlio Vargas exigindo que o Brasil voltasse a ser regido por uma Constituição, que durou três meses.
“Na cidade de São Miguel Arcanjo (SP), relatos populares registram que o Arcanjo teria aparecido ao comandante das tropas em meio a um confronto sangrento, ordenando o cessar dos combates”, diz o material de divulgação da peregrinação da imagem no Brasil. “Providencialmente, naquele mesmo dia, foi firmado um armistício, registrado pelo Exército Brasileiro que selou a paz, data que, significativamente, coincide com a festa litúrgica de São Miguel Arcanjo”.
Programa da peregrinação da imagem de São Miguel Arcanjo
A peregrinação da imagem de São Miguel Arcanjo começa no dia 26 de julho, em Santa Bárbara d’Oeste (SP), na diocese de Piracicaba.
Em 12 de agosto, entre 12h e 13h30, haverá uma cerimônia pública e solene na Câmara dos Deputados, em Brasília (DF), para acolhida da imagem, com coroação e bênção sobre o Brasil como sinal de consagração à proteção celestial do arcanjo. Mais tarde, às 17h, haverá missa na catedral e consagração da diocese.
São Miguel Arcanjo segue para Criciúma (SC) em 15 de agosto, Palmas (TO) em 5 de setembro e Rio de Janeiro (RJ) no dia 12 do mesmo mês. Nos dias 27 e 28 de setembro, a imagem participa da Festa de São Miguel em Fortaleza (CE) e encerra a peregrinação em São Miguel Arcanjo (SP), onde fica no dia 29 de setembro.
Em cada cidade, o Instituto Hesed promoverá uma vigília, em colaboração com as paróquias anfitriãs. A programação contará com momentos de oração, adoração, música e espiritualidade.
Para unir a dimensão espiritual à caritativa, o Instituto Hesed pede que os participantes da peregrinação doem 1kg de alimento não perecível que será destinado às instituições sociais da região.
Fonte: ACI digital
---
Comentários
Postar um comentário