Pasolini: o amor de Deus não é imposição, mas liberdade no Espírito (2° Pregação da Quaresma 2025)


Na manhã desta sexta-feira (28/03), na Sala Paulo VI, a segunda das quatro meditações para a Páscoa, realizada pelo pregador da Casa Pontifícia, frei Roberto Pasolini, e aberta a todos. O tema da “liberdade no Espírito” foi central: Cristo é profundamente livre porque nunca exige nada de ninguém e salva o mundo com verdade e amor. A alegria pelo retorno do Papa à Casa Santa Marta, após longa internação no Hospital Gemelli de Roma.
Isabella Piro - Vatican News

"Hoje a nossa saudação ao Santo Padre quase poderia chegar até ele, porque está aqui, perto de nós, mesmo que não possa estar conosco fisicamente. Mas estamos todos muito felizes pelo seu retorno à casa“: foi assim que o capuchinho Roberto Pasolini iniciou na manhã desta sexta-feira, 28 de março, na Sala Paulo VI, a segunda das quatro pregações quaresmais, abertas a todos, sobre o tema ”Ancorados em Cristo. Enraizados e fundamentados na esperança da Vida Nova".

Leia aqui o texto integral em italiano e inglês

Cristo é livre da tentação da onipotência

Depois da primeira reflexão, em 21 de março, centrada em “Aprender a receber - A lógica do Batismo”, nesta sexta-feira (28/03) o pregador da Casa Pontifícia se detém em “Ir para outro lugar - A liberdade no Espírito” e traça alguns episódios da vida pública de Jesus, nos quais se manifesta a sua profunda liberdade e o seu modo de levar a salvação ao mundo. Fiel à sua missão, de fato, Cristo é livre da tentação da onipotência e, através da oração, desmascara o risco de confundir o serviço autêntico com a busca de reconhecimento pessoal.

Não confiar imediatamente

A esse respeito, o frei Pasolini indica três ensinamentos do Filho de Deus: não confiar imediatamente, saber decepcionar e não exigir. Para explicar o primeiro, o pregador se refere a uma passagem do Evangelho de João (2, 23-25) na qual se narra como Jesus, embora seja aclamado por muitos em Jerusalém, não confia neles, porque “sabia o que havia no homem”. Essa reação de desapego, enfatiza o padre capuchinho, desorienta ainda hoje, em uma época em que o individualismo e a competição desenfreada dominam, e a necessidade de ser continuamente apreciado impulsiona a busca constante de likes e notificações.

O frágil coração do homem

Mas é justamente desse tipo de reconhecimento rápido e superficial que Cristo permanece distante, pois Ele sabe que o coração do homem, embora seja a morada do espírito e da voz de Deus, é também extremamente frágil, manipulável, inconstante, temeroso. Como Mestre, continua o pregador da Casa Pontifícia, Jesus espera do homem uma resposta mais consciente e madura. Um crescimento, em suma, que não represente um processo evolutivo mecânico, mas sim a capacidade de avaliar as circunstâncias e de saber administrar a complexidade das relações. Porque as coisas importantes exigem tempo, paciência, compromisso e dedicação. Portanto, o que aparece em Jesus como um frio desapego, enfatiza o frei Pasolini, na realidade é sabedoria e profundo respeito por si mesmo e pelos outros.

O pregador da Casa Pontifícia, frei Roberto Pasolini (Vatican Media)

Saber decepcionar

O segundo ensinamento de Cristo refere-se, em vez disso, à capacidade de saber decepcionar às expectativas. Para analisar esse tema, o frei Pasolini toma como ponto de partida uma passagem do evangelista Mateus (15, 23b-24) na qual uma mulher pagã clama ao Senhor para curar a filha. No entanto, Ele “não lhe dirige sequer uma palavra”, nem a caridade de um olhar. A aparente insensibilidade de Jesus diante do sofrimento, explica o pregador, deriva do fato de que Cristo não segue os passos do Salvador para se sentir importante e não tem medo de ser irrelevante aos olhos dos outros. Pelo contrário: paradoxalmente, Ele salva o mundo precisamente porque não precisa se sentir necessário, mas sempre e somente útil.

A indiferença pedagógica de Jesus

Quando a mulher pagã insiste e se aproxima de Cristo de forma obstinada e corajosa, sem se fechar em seu orgulho e vitimismo, então Ele reconhece a grande fé, aquela - enfatiza o pregador - capaz de esperar que as coisas possam mudar para melhor. A aparente indiferença de Jesus, então, nada mais é do que uma pedagogia que traz à tona a confiança no coração do homem, a confiança em uma vida melhor.

A esperança que traz paz

O terceiro e último ensinamento de Cristo é sua capacidade de se distanciar do consenso das multidões. Um exemplo disso é o episódio da multiplicação dos pães e peixes, narrado no Evangelho de João (6, 14). Um evento que desperta muito entusiasmo entre as pessoas presentes; no entanto, Jesus se distancia dele, retirando-se para segundo plano, sozinho. Porque Ele conhece - ressalta o frei Pasolini - a fragilidade interior do homem, que se considera insignificante e é manipulado por todos os tipos de influências e de influencers, em vez de enfrentar o esforço de acreditar em si mesmo. Jesus retorna aos discípulos somente mais tarde, quando eles estão em apuros, arrastados por uma tempestade enquanto atravessam o Mar da Galileia. Uma tempestade que representa - destaca o padre capuchinho - todos os medos do homem e sua incapacidade de reconhecer a força escondida na fragilidade. No entanto, mesmo nas noites mais escuras, Jesus é a esperança que nunca decepciona e que acalma a tempestade e traz paz.

A segunda pregação de Quaresma na Sala Paulo VI (VATICAN MEDIA Divisione Foto)

A importância da liberdade interior

Quando Cristo explica o profundo significado da multiplicação dos pães e peixes, ou seja, o significado do alimento que leva à vida eterna por meio da doação de si mesmo, muitos de seus discípulos o abandonam. Nesse momento, Jesus pergunta aos Doze, aos seguidores mais próximos: “Vocês também não querem ir?” E essa pergunta, diz o frei Pasolini, não é irônica ou chantagista, porque Jesus não precisa de confirmação para continuar seu caminho e não perde a direção de sua escolha de vida. Pelo contrário, sua pergunta é o espelho de uma profunda liberdade interior que não pede a ninguém, a não ser a si mesmo, o preço do próprio desejo.

Não se fechar nas complacências inúteis

Esse aspecto, continua o pregador, também é evidente nas modalidades verbais recorrentes nos Evangelhos, nos quais há uma mudança gradual do imperativo para o hipotético, de modo a colocar no centro as exigências de uma escolha, de um amor livre e consciente. O Senhor, de fato - acrescenta o frei Pasolini -, não pretende ter sempre filhos prontos e dispostos a fazer a sua vontade; ao contrário, Ele se preocupa se esses filhos não são livres para expressar os próprios sentimentos, acabando fechados no recinto de complacências inúteis, escravos de si mesmos e das expectativas dos outros. Ter a coragem de expressar sinceramente os próprios desejos, por outro lado, abre para uma vida melhor e aproxima do Reino de Deus. Porque a verdade e o amor não precisam se impor, conclui o pregador da Casa Pontifícia, mas sabem esperar que as coisas amadureçam, em plena adesão e liberdade. E é assim que Cristo salva o mundo.

28 março 2025, 11:00

Fonte: Vatican News 
---

Comentários



Newsletter

Marcadores

Mensagens do Papa Padre Marcelo Rossi Orações-Momento de Fé Santos Igreja no Mundo Evangelho Tempo Litúrgico Comportamento Ordens Religiosas Nossa Senhora Família Medicina e Saude Doutrina Bíblia Santas História da Igreja Sacramentos Celebrações Marianas Milagres Política Violência CNBB Imagens Religiosas Perseguição aos Cristãos Catecismo Redes Sociais Mensagens Católicas Tempo Comum Tempo da Quaresma Quaresma Papa Mártires Aparições Marianas João Paulo II Tempo do Natal Notícias Defesa da Vida Intolerância Religiosa Papa Bento XVI Catequese do Papa Liturgia Dominical Cristofobia Tempo Pascal Liturgia Viagens Apostólicas Relíquias da Igreja Rumo à Santidade Contra Aborto Testemunhos Tempo do Advento Tragédias Datas Comemorativas Pandemia Novenas Penitência Nossa Senhora de Fátima Educação Sacrilégio Semana Santa Livros Católicos Páscoa Anjos Eucaristia Tecnologia Beatos e Beatas Beatificação Nossa Senhora Aparecida Campanhas Rosário Tríduo Pascal Aparições Mensagens Guerra Ideologia de Gênero Padre Reginaldo Manzotti Filme Católico JMJ Pentecostes Ano Santo Homilias Papa Francisco Jubileu da Misericórdia Abusos na Igreja Canonização Exorcismo Arte Católica Papa Leão XIV Notícias do Blog Pastoral da Pessoa Idosa Depressão Místicos da Igreja Diocese de Santos Terço Violência Sexual Infantil Homossexualismo Sínodo Desastres Naturais Nossa Senhora de Guadalupe Corpo Incorrupto Divina Misericórdia Sínodo da Amazônia Solidariedade Blasfêmia Orações (Epidemias e Pestes) Experiência de Deus Matrimônio Pastoral da Saude RCC Música Católica Cardeal Raniero Cantalamessa Profecias Oração e Jejum Nossa Senhora de Lourdes Alertas São José Pregações Jornada de Oração Vídeos do Blog Cardeal Robert Sarah Ano de São José Campanha da Fraternidade Encíclicas Divino Pai Eterno Pastorais Nossa Senhora do Carmo Profanação Ícones TV Católica Vídeos no TikTok Jubileu 2025 Jornada Mundial da Juventude Milagres Eucarísticos Viagens Círio de Nazaré Dom Henrique Soares Louvor Padre Robson de Oliveira Padre Zezinho Racismo Doutor da Igreja Unidade dos Cristãos Nossa Senhora de Medjugorje Nossa Senhora de Nazaré Sínodo da Sinodalidade Conclave Tráfico Humano Confissão Consagração Exortação Apostólica Nossa Senhora das Graças Nossa Senhora do Monte Serrat Patrística Servo de Deus Terço dos Homens Voto Católico Terço da Divina Misericórdia Congressos Sede Vacante Bênçâo Urbi et Orbi Novena de Natal Padre Gabriel Vila Verde Padre Paulo Ricardo Purgatório Aparições de Jesus Exercícios Espirituais JMJ 2023 Aplicativos Android (católicos) Habemus Papam Padre Duarte Lara Nossa Senhora do Rosário Orações-No Colo de Jesus Dia Mundial do Doente Nossa Senhora Auxiliadora Releases Congresso Eucarístico Homilias Papa Leão XIV Quaresma de São Miguel Arcanjo Oração Ano da Fé Cardeais Fiducia supplicans Jubileu dos Jovens Lives Católicas Missa Tradicional Padre Fabio de Melo ifttt videos Ano Jubilar Mariano Eleições Presépios Prof. Felipe Aquino tiktok Frases de Fé Padre Léo Rosário das Crianças Santíssima Trindade Apostolado da Oração Nossa Senhora de La Salette Abusos Litúrgicos Canção Nova Cruzada de Oração Doutora da Igreja Encontro Mundial das Famílias Evangelização Frei Gilson Documentos da Igreja Lectio Divina Renúncia do Papa Dependência Dogmas da Igreja Esporte Festival Juvenil Indulgências Rádios Católicas Terço das Crianças Influenciadores Católicos Inteligência Artificial Sacramentais Vida Eterna Congresso Matrimônio Católico Ecumenismo Fake News Frei Roberto Pasolini Lojas Católicas Nossa Senhora da Rosa Mística Nossa Senhora das Lágrimas Nossa Senhora de Schoenstatt Nossa Senhora do Perpétuo Socorro Sinodalidade Venerável Ano de Oração 2024 Baixada Santista Declaração Dignitas infinita (dignidade infinita) Dilexit nos (Ele nos amou) Doação de Órgãos Era Digital JMJ 2027 Jornada Mundial das Crianças Jubileu da Esperança Mensagens-Padre Marcelo Rossi Missionários Digitais Nossa Senhora das Dores Nossa Senhora do Silêncio Nossa Senhora dos Anjos Padre Alberto Gambarini Padre Chrystian Shankar Pastoral Rodoviária Rosário Mundial das Mulheres Rosário da Madrugada Teologia da Libertação Terço das Mulheres Tradição Arautos do Evangelho Cisma Conflitos Consistório Dia Mundial dos Pobres Excomunhão ExpoCatólica Festival Católico Hoje nasceu Instituto Hesed Nossa Senhora da Saudade Nossa Senhora de Akita Nossa Senhora do Bom Parto Nossa Senhora do Leite Nossa Senhora do Mel Nossa Senhora do Sorriso Objetos Religiosos Oração Online Padre Eugenio Maria Paixão de Cristo Pastoral Digital Reflexões Rosário Mundial dos Homens Selinhos Terço de Jericó
Mostrar mais

Aviso

Olá irmãs e irmãos de fé! 
Paz e Bem! Nas postagens antigas, há diversas orações do antigo programa de rádio Momento de Fé, do Padre Marcelo Rossi. 
Todas estão no Marcador: 
Orações-Momento de Fé 

Este Blog não é do Padre Marcelo Rossi.
Para que sua mensagem chegue ao padre, você terá que acessar os sites dele: 

Ladainha aos corações de Jesus e Maria

Sagrados Corações de Jesus e Maria

Ladainha dos Sagrados Corações de Jesus e de Maria

Senhor, tende piedade de nós.
Jesus Cristo, tende piedade de nós.
Senhor, tende piedade de nós.

Coração de Jesus, Filho do Pai Eterno, tende piedade de nós.
Coração de Maria, Mãe do Filho de Deus, rogai por nós.

Coração de Jesus, formado pelo Espírito Santo, tende piedade de nós.
Coração de Maria, obra-prima do Espírito Santo, rogai por nós.

Corações unidos no amor e na dor, salvai-nos.
Corações inflamados de caridade e misericórdia, ouvi-nos.
Corações adoráveis e compassivos, tende compaixão de nós.

Coração Sacratíssimo de Jesus, reinai em nossos corações.
Coração Imaculado de Maria, triunfai no mundo inteiro.

Jesus e Maria, fazei que nossos corações sejam semelhantes aos vossos!

✦ Santos de Devoção (orações) ✦

São Miguel Arcanjo

São Miguel Arcanjo

São Bento

São José

Nossa Senhora de Fátima

N. Sra. de Fátima

Nossa Senhora das Graças

N. Sra. das Graças

Santo Antônio

Santo Antônio

São Francisco de Assis

São Francisco

São Pio de Pietrelcina

São Pio

São Bento

São Bento

São João Paulo II

São João Paulo II

Beato Carlo Acutis

Beato Carlo Acutis

Beato Carlo Acutis

»Do prefácio de S. Ex.ª Rev.ma Card. Angelo Comastri

"Estar sempre com Jesus, este é o meu projeto de vida".
Com estas poucas palavras, Carlo Acutis esboça a distinta característica de sua breve existência: viver com Jesus, por Jesus, em Jesus».


Pedidos de Oração no Site Oficial