Cátedra de São Pedro é exibida ao público no Vaticano pela primeira vez em 150 anos

Altar da Cátedra na basílica de São Pedro, no Vaticano, onde um monumento de bronze de Bernini à cátedra de São Pedro é um grande relicário de bronze para o assento de madeira. | Vatican Media

Por Courtney Mares

11 de nov de 2024 às 12:58

A cátedra de São Pedro, trono de madeira que simboliza a autoridade magisterial do papa, foi removida de seu relicário de bronze dourado na basílica de São Pedro para ser exibida para veneração pública pela primeira vez em mais de um século.

Peregrinos e visitantes agora podem contemplar a relíquia diretamente em frente ao altar-mor da basílica, logo acima do túmulo de são Pedro, onde ficará em exibição até 8 de dezembro, solenidade da Imaculada Conceição de Nossa Senhora.

A última grande exibição pública da cátedra ocorreu em 1867, quando o beato papa Pio IX expôs a cátedra de São Pedro para ser venerada pelos fiéis por 12 dias no 1.800º aniversário dos martírios de são Pedro e são Paulo, segundo Pietro Zander, chefe da seção de Necrópole e Patrimônio Artístico da Santa Sé.

Foi a primeira vez que o trono de madeira centenário foi exibido ao público desde 1666, quando foi envolto pela primeira vez na monumental escultura de bronze de Gian Lorenzo Bernini sob o vitral “Pomba do Espírito Santo” na abside da basílica.

Formalmente conhecida como Cathedra Sancti Petri Apostoli, ou mais simplesmente como Cathedra Petri, a cátedra ocupou um lugar de reverência na tradição da Igreja ao longo dos séculos, ao representar a autoridade papal de são Pedro Apóstolo até o presente.

"A cadeira deve ser entendida como a 'cátedra' do professor", disse a historiadora de arte Elizabeth Lev à CNA, agência em inglês da EWTN News. "Simboliza o dever do papa de transmitir a doutrina de Cristo de geração em geração".

"Sua antiguidade [século IX] fala de um papado que perdurou através dos tempos - de São Pedro, que governou uma igreja em fuga tentando evangelizar com o poder do Império Romano tentando fechá-la, ao estabelecimento da Igreja Católica e seu estabelecimento de raízes na Cidade Eterna, ao nosso 266º sucessor de São Pedro, o papa Francisco", disse Lev.

Uma história célebre

A cátedra de madeira em si está mergulhada na história. Segundo a Santa Sé, o assento de madeira provavelmente foi dado pelo sacro imperador Romano Carlos, o Calvo, ao papa João VIII em 875 d.C. para a coroação de Natal do imperador na antiga basílica de São Pedro. Uma representação do imperador aparece na viga transversal da cadeira, e seus painéis de marfim ilustram os trabalhos de Hércules junto com outras cenas da mitologia grega.

A placa informativa perto da cadeira na basílica de São Pedro informa aos visitantes que "logo depois do ano 1000, a Cathedra Petri começou a ser venerada como uma relíquia do assento usado pelo apóstolo Pedro quando pregou o Evangelho primeiro em Antioquia e depois em Roma".

A Fábrica de São Pedro, organização responsável pela manutenção da basílica, diz que "não se pode descartar que essa sede imperial do século IX possa ter incorporado mais tarde o painel que retrata os trabalhos de Hércules, que talvez originalmente pertencesse a uma sede papal anterior e mais antiga".

Antes de devolver a cadeira ao seu lugar dentro do relicário monumental de Bernini, especialistas da Santa Sé farão uma série de testes de diagnóstico com o gabinete de pesquisa científica dos Museus do Vaticano. O antigo assento foi removido e estudado pela última vez de 1969 a 1974 no pontificado do papa são Paulo VI, mas não foi mostrado ao público.

A recente restauração das obras de Bernini na basílica, financiada pela organização leiga americana Cavaleiros de Colombo em preparação para o Ano Jubilar 2025 da Igreja, possibilitou que a cátedra fosse transferida da escultura de bronze em agosto.

O papa Francisco teve um vislumbre da relíquia no início do mês passado e uma foto do momento - mostrando-o sentado em uma cadeira de rodas diante da cátedra de São Pedro - rapidamente tornou-se viral. Depois, o papa pediu que a relíquia fosse exibida para veneração pública.

Por fim, Francisco decidiu que a cátedra de São Pedro – um símbolo da unidade da Igreja sob a instrução de Cristo – seria revelada ao público na missa de encerramento do Sínodo da Sinodalidade.

"O papa Francisco tem sido excepcionalmente generoso com os fiéis ao exibir relíquias", disse Lev. "Ele trouxe os ossos de São Pedro logo depois de sua eleição, ele tinha o Sudário de Turim em exibição em 2015 e agora ele tomou a Cátedra de Pedro para veneração na basílica".

"Em nossa era virtual, onde reina muita confusão entre o que é real e o que não é, o papa Francisco nos encorajou a ficar face a face com essas antigas testemunhas de nossa fé e nossas tradições".
 
Festa da cátedra de São Pedro

A festa da cátedra de São Pedro, celebrada todos os anos em 22 de fevereiro, tem origem no século IV d.C.

São Jerônimo (347-420 d.C.) falou de seu respeito pela "Cátedra de Pedro", ao escrever: "Não sigo nenhum líder além de Cristo, então entro em comunhão com ... a Cátedra de Pedro, pois sei que esta é a rocha sobre a qual a Igreja é construída".

Como disse o papa Bento XVI em uma catequese de 2006: “ ‘Cátedra’ é a sede fixa do Bispo, posto na igreja matriz de uma Diocese, que por isso é chamada ‘catedral’ ”.

"Constitui o símbolo da autoridade do Bispo e, em particular, do seu ‘magistério’, ou seja, do ensinamento evangélico que ele, enquanto sucessor dos Apóstolos, é chamado a conservar e a transmitir à Comunidade cristã”, disse o papa Bento XVI.

Quando o Bispo toma posse da Igreja particular que lhe foi confiada, ele, com a mitra e o báculo, senta-se na cátedra, disse o papa: "Como mestre e pastor, daquela sede ele orientará o caminho dos fiéis, na fé, na esperança e na caridade".

"A primeira ‘sede’ da Igreja foi o Cenáculo, e provavelmente naquela sala onde também Maria, a Mãe de Jesus, rezou juntamente com os discípulos para que fosse reservado um lugar especial a Simão Pedro", disse Bento XVI.

O papa descreveu o ministério de Pedro como uma viagem de Jerusalém a Antioquia, onde serviu como bispo, e finalmente a Roma. Bento XVI disse que a Sé de Roma, onde Pedro finalmente "terminou com o martírio a sua corrida ao serviço do Evangelho", foi reconhecida como a sede de seus sucessores, com a cátedra representando a missão confiada a são Pedro por Cristo.

"Por isso a sede de Roma, que tinha recebido a maior honra, acolheu também o ónus confiado por Cristo a Pedro, de se colocar ao serviço de todas as Igrejas particulares, para a edificação e a unidade de todo o Povo de Deus", disse o papa.

A obra-prima barroca de Bernini

O monumental relicário de Bernini para a cátedra, encomendado pelo papa Alexandre VII e concluído em 1666, é uma das obras de arte mais icônicas da basílica de São Pedro. Bernini envolveu a relíquia de madeira dentro de um trono dourado de bronze, erguido e coroado por uma representação de vitral do Espírito Santo, simbolizada como uma pomba, cercada por anjos esculpidos.

O trono de bronze é sustentado por estátuas maciças de quatro doutores da Igreja - dois do Ocidente, santo Agostinho e santo Ambrósio, e dois do Oriente, são João Crisóstomo e santo Atanásio - o que simboliza a unidade da Igreja através dos tempos, ao reunir as doutrinas dos Padres da Igreja latinos e gregos. E no topo do trono, querubins seguram uma tiara papal e chaves que simbolizam a autoridade papal.

Na própria cátedra, há três baixos-relevos de ouro que representam os episódios do Evangelho da entrega das chaves (cf Mt 16:19), "apascenta as minhas ovelhas" (cf Jo 21:17) e o lava-pés (cf Jo 13:1-17).

A restauração em andamento do monumento de Bernini no altar da Cátedra, junto com a restauração recentemente concluída do baldaquino, é significativa não apenas à luz do Ano Jubilar de 2025, mas também do próximo 400º aniversário da consagração da atual basílica de São Pedro em 2026.

Celebrar a “Cátedra” de Pedro, disse Bento XVI, “significa, portanto, atribuir-lhe um forte significado espiritual e reconhecer-lhe um sinal privilegiado do amor de Deus, Pastor bom e eterno, que quer reunir toda a sua Igreja e orientá-la no caminho da salvação".

Fonte: ACI digital 
---

Comentários



Newsletter

Marcadores

Ano Jubilar Mariano10 Ano Santo92 Aparições113 Aparições de Jesus17 Aparições Marianas310 Aplicativos Android (católicos)15 Apostolado da Oração8 Arautos do Evangelho1 Arte Católica81 Baixada Santista2 Batalha Espiritual1 Beatificação125 Beatos e Beatas127 Bênçâo Urbi et Orbi17 Bíblia644 Blasfêmia54 Campanha da Fraternidade37 Campanhas122 Canção Nova8 Canonização93 Cardeais14 Cardeal Raniero Cantalamessa48 Cardeal Robert Sarah38 Catecismo410 Catequese do Papa267 Celebrações2363 Celebrações Marianas557 Círio de Nazaré26 Cisma1 CNBB490 Comportamento877 Conclave21 Confissão20 Conflitos1 Congresso Eucarístico12 Congresso Matrimônio Católico3 Congressos18 Consagração20 Consistório1 Contra Aborto206 Corpo Incorrupto58 Cristofobia244 Cruzada de Oração8 Datas Comemorativas195 Declaração Dignitas infinita (dignidade infinita)2 Defesa da Vida274 Dependência5 Depressão73 Desastres Naturais61 Devoção2615 Dia Mundial do Doente13 Dia Mundial dos Pobres1 Dilexi te “Eu te amei”1 Dilexit nos (Ele nos amou)2 Diocese de Santos69 Divina Misericórdia59 Divino Pai Eterno34 Doação de Órgãos2 Documentos da Igreja6 Dogmas da Igreja6 Dom Henrique Soares26 Doutor da Igreja26 Doutora da Igreja9 Doutrina662 Ecumenismo3 Educação147 Eleições10 Encíclicas36 Encontro Mundial das Famílias7 Era Digital2 Esporte5 Eucaristia129 Evangelho1099 Evangelização8 Excomunhão1 Exercícios Espirituais16 Exorcismo86 Exortação Apostólica21 Experiência de Deus51 ExpoCatólica1 Fake News3 Família743 2671 Festival Católico1 Festival Juvenil5 Fiducia supplicans11 Filme Católico95 Frases de Fé9 Frei Gilson7 Frei Roberto Pasolini3 Guerra104 Habemus Papam15 História da Igreja620 Hoje nasceu1 Homilias Papa Francisco92 Homilias Papa Leão XIV14 Homossexualismo64 Ícones31 Ideologia de Gênero103 Igreja no Brasil1683 Igreja no Mundo1175 Imagens Religiosas462 Indulgências5 Influenciadores Católicos4 Instituto Hesed1 Inteligência Artificial4 Intolerância Religiosa269 JMJ94 JMJ 202316 JMJ 20272 João Paulo II287 Jornada de Oração39 Jornada Mundial da Juventude28 Jornada Mundial das Crianças2 Jubileu 202531 Jubileu da Esperança2 Jubileu da Misericórdia93 Jubileu dos Jovens11 Lectio Divina7 Liturgia230 Liturgia Dominical254 Lives Católicas11 Livros Católicos145 Lojas Católicas3 Louvor26 Mártires340 Matrimônio51 Medicina e Saude689 Mensagens105 Mensagens Católicas372 Mensagens do Papa1510 Mensagens-Padre Marcelo Rossi2 Milagres544 Milagres Eucarísticos27 Missa Tradicional12 Missionários Digitais2 Místicos da Igreja72 Música Católica50 Nossa Senhora844 Nossa Senhora Aparecida124 Nossa Senhora Auxiliadora13 Nossa Senhora da Rosa Mística3 Nossa Senhora da Saudade1 Nossa Senhora das Dores3 Nossa Senhora das Graças20 Nossa Senhora das Lágrimas3 Nossa Senhora de Akita1 Nossa Senhora de Fátima157 Nossa Senhora de Guadalupe59 Nossa Senhora de La Salette9 Nossa Senhora de Lourdes44 Nossa Senhora de Medjugorje23 Nossa Senhora de Nazaré23 Nossa Senhora de Schoenstatt3 Nossa Senhora do Bom Parto1 Nossa Senhora do Carmo31 Nossa Senhora do Leite1 Nossa Senhora do Mel1 Nossa Senhora do Monte Serrat21 Nossa Senhora do Perpétuo Socorro3 Nossa Senhora do Rosário16 Nossa Senhora do Silêncio2 Nossa Senhora do Sorriso1 Nossa Senhora dos Anjos2 Nosso Senhor Jesus Cristo1598 Notícias284 Notícias Católicas4097 Notícias do Blog77 Novena de Natal17 Novenas165 Objetos Religiosos1 Oração1756 Oração e Jejum46 Oração Online1 Orações (Epidemias e Pestes)53 Orações-Momento de Fé1430 Orações-No Colo de Jesus14 Ordens Religiosas867 Padre Alberto Gambarini2 Padre Chrystian Shankar2 Padre Duarte Lara15 Padre Eugenio Maria1 Padre Fabio de Melo11 Padre Gabriel Vila Verde17 Padre Léo9 Padre Marcelo Rossi1483 Padre Paulo Ricardo17 Padre Reginaldo Manzotti101 Padre Robson de Oliveira25 Padre Zezinho25 Padres da Igreja1683 Paixão de Cristo1 Pandemia167 Papa354 Papa Bento XVI269 Papa Francisco2340 Papa Leão XIV101 Páscoa138 Pastorais32 Pastoral da Pessoa Idosa76 Pastoral da Saude50 Pastoral Digital1 Pastoral Rodoviária2 Patrística20 Penitência159 Pentecostes93 Perseguição aos Cristãos419 Política530 Pregações40 Presépios10 Prof. Felipe Aquino10 Profanação31 Profecias48 Purgatório17 Quaresma358 Quaresma de São Miguel Arcanjo13 Racismo25 Rádios Católicas5 RCC51 Redes Sociais402 Reflexões1 Releases14 Relíquias da Igreja217 Renúncia do Papa6 Rosário117 Rosário da Madrugada2 Rosário das Crianças9 Rosário Mundial das Mulheres2 Rosário Mundial dos Homens1 Rumo à Santidade211 Sacramentais5 Sacramentos570 Sacrilégio144 Santas640 Santíssima Trindade9 Santos1385 São José43 Sede Vacante18 Selinhos1 Semana Santa144 Servo de Deus20 Sinodalidade3 Sínodo63 Sínodo da Amazônia58 Sínodo da Sinodalidade22 Solidariedade58 Tecnologia128 Tempo Comum370 Tempo da Quaresma364 Tempo do Advento199 Tempo do Natal286 Tempo Litúrgico957 Tempo Pascal240 Teologia da Libertação2 Terço66 Terço da Divina Misericórdia19 Terço das Crianças6 Terço das Mulheres2 Terço de Jericó1 Terço dos Homens20 Testemunhos203 tiktok9 Tradição2 Tráfico Humano21 Tragédias198 Tríduo Pascal116 TV Católica30 Unidade dos Cristãos24 Vaticano1823 Venerável3 Viagens27 Viagens Apostólicas228 Vida Eterna4 Vídeos do Blog44 Vídeos no TikTok36 Violência503 Violência Sexual Infantil65 Voto Católico20
Mostrar mais

Aviso

Olá irmãs e irmãos de fé! 
Paz e Bem! Nas postagens antigas, há diversas orações do antigo programa de rádio Momento de Fé, do Padre Marcelo Rossi. 
Todas estão no Marcador: 
Orações-Momento de Fé 

Este Blog não é do Padre Marcelo Rossi.
Para que sua mensagem chegue ao padre, você terá que acessar os sites dele: 

Ladainha aos corações de Jesus e Maria

Sagrados Corações de Jesus e Maria

Ladainha dos Sagrados Corações de Jesus e de Maria

Senhor, tende piedade de nós.
Jesus Cristo, tende piedade de nós.
Senhor, tende piedade de nós.

Coração de Jesus, Filho do Pai Eterno, tende piedade de nós.
Coração de Maria, Mãe do Filho de Deus, rogai por nós.

Coração de Jesus, formado pelo Espírito Santo, tende piedade de nós.
Coração de Maria, obra-prima do Espírito Santo, rogai por nós.

Corações unidos no amor e na dor, salvai-nos.
Corações inflamados de caridade e misericórdia, ouvi-nos.
Corações adoráveis e compassivos, tende compaixão de nós.

Coração Sacratíssimo de Jesus, reinai em nossos corações.
Coração Imaculado de Maria, triunfai no mundo inteiro.

Jesus e Maria, fazei que nossos corações sejam semelhantes aos vossos!

✦ Santos de Devoção (orações) ✦

São Miguel Arcanjo

São Miguel Arcanjo

São Bento

São José

Nossa Senhora de Fátima

N. Sra. de Fátima

Nossa Senhora das Graças

N. Sra. das Graças

Santo Antônio

Santo Antônio

São Francisco de Assis

São Francisco

São Pio de Pietrelcina

São Pio

São Bento

São Bento

São João Paulo II

São João Paulo II

Beato Carlo Acutis

São Carlo Acutis

São Carlo Acutis

»Do prefácio de S. Ex.ª Rev.ma Card. Angelo Comastri

"Estar sempre com Jesus, este é o meu projeto de vida".
Com estas poucas palavras, Carlo Acutis esboça a distinta característica de sua breve existência: viver com Jesus, por Jesus, em Jesus».


Pedidos de Oração no Site Oficial