Colagem criada com as fotografias de Carlo Acutis (esquerda) e Pier Giorgio Frassati (direita). | Crédito: carloacutis.com/ Domínio público.
Por Almudena Martínez-Bordiú
20 de nov de 2024 às 11:23
O papa Francisco anunciou hoje (20) as datas de canonização de Carlo Acutis e Pier Giorgio Frassati, exemplos de santidade especialmente para os jovens de hoje.
No final da Audiência Geral, Francisco anunciou que Carlo Acutis será proclamado santo durante o Jubileu dos Adolescentes, que será em Roma, de 25 a 27 de abril de 2025. Num comunicado posterior, o arcebispo de Assis, dom Domenico Sorrentino, disse que a canonização de Acutis está marcada para domingo, 27 de abril, às 10h30, na Praça de São Pedro.
Ele também informou que Pier Giorgio Frassati será elevado aos altares durante o Jubileu da Juventude, entre 28 de julho e 3 de agosto do próximo ano.
Dois futuros santos atuais, exemplo para os jovens
A data da canonização de Carlo Acutis era aguardada com ansiedade desde que o papa Francisco aprovou o milagre atribuído à sua intercessão em 23 de maio: Valeria Valverde, uma costarriquenha de 21 anos, sobreviveu milagrosamente a um grave acidente de bicicleta que a deixou à beira da morte com traumatismo craniano grave.
Acutis, conhecido por muitos como “o influenciador de Deus”, cuja vida e amor pela Igreja e pela eucaristia ultrapassaram fronteiras, será elevado aos altares em um dos dias em que adolescentes de todo o mundo fazem uma peregrinação a Roma como parte do Ano Jubilar.
Ele inspira jovens em todo o mundo por causa do seu profundo compromisso à fé e sua capacidade de levar a mensagem de Cristo às novas gerações por meio da Internet.
O futuro santo de “calça jeans e tênis” morreu de leucemia em 12 de outubro de 2006. Atendendo ao seu desejo por causa de seu amor a são Francisco, foi enterrado em Assis. Ele foi declarado venerável em 2018 e beato em 10 de outubro de 2020.
Os jovens de todo o mundo, reunidos em Roma em julho próximo, também poderão testemunhar a canonização do beato Pier Giorgio Frassati, um jovem italiano conhecido por muitos como o “santo padroeiro dos montanhistas”.
Frassati, que morreu aos 24 anos em 1925, é hoje amado por muitos jovens católicos pelo seu testemunho de santidade que chega “às alturas”.
O jovem da cidade de Turim, no norte da Itália, era um alpinista ávido e dominicano da Ordem Terceira, conhecido por suas obras de caridade. Foi declarado beato por são João Paulo II em 1990.
O milagre atribuído à sua intercessão e pelo qual será elevado aos altares tem como protagonista Kevin Becker, um estudante dos EUA que foi milagrosamente curado de uma lesão mortal na cabeça.
Fonte: ACI digital
---
Comentários
Postar um comentário