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Santíssima Trindade- 9° Domingo do Tempo Comum (Ano A )


Santíssima Trindade

9° Domingo do Tempo Comum – Ano A

Evangelho de João 3,16-18

16Deus amou tanto o mundo, que deu o seu Filho unigênito, para que não morra todo o que nele crer, mas tenha a vida eterna. 17De fato, Deus não enviou o seu Filho ao mundo para condenar o mundo, mas para que o mundo seja salvo por ele. 18Quem nele crê não é condenado, mas quem não crê já está condenado, porque não acreditou no nome do Filho unigênito..]


REFLEXÃO:

Poucos versículos, porém recheados de profundo conteúdo: Deus amou de tal modo o mundo que enviou seu Filho único para que sejamos salvos por ele. Não se trata de amor abstrato ou mero fruto da imaginação. Trata-se de amor concreto, assumido pessoalmente por Jesus, tendo como consequência sua morte na cruz. O amor do Pai, concretizado no amor do Filho, prolonga-se pela presença e amor do Espírito Santo. Essa grandiosa ação de Deus na história provoca uma crise: “Este é o julgamento: A luz veio ao mundo, mas as pessoas preferiram as trevas em lugar da luz”. É que, diante da revelação do amor de Deus, as pessoas se posicionam pró ou contra Jesus. Então, Jesus não precisa julgar ninguém; são as próprias pessoas que se julgam a partir da posição que tomam em relação a ele.

(Dia a dia com o Evangelho 2023)[1]

Oração do Dia

Ó Deus, que nos mandastes ouvir o vosso Filho amado, alimentai nosso espírito com a vossa palavra, para que, purificado o olhar de nossa fé, nos alegremos com a visão da vossa glória. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Mistério de amor que envolve os homens

O mistério da Santíssima Trindade, embora mistério, é a luz que ilumina todas as verdades da fé. E é um mistério de amor. A Santíssima Trindade é uma comunidade de amor. O Pai cria tudo por amor; o Filho, muito amado pelo Pai (Mt 17,5; Mc 9,7), constrói no mundo, com sua vida, um reino de amor, e o amor é um dos grandes dons do Espírito Santo. O Evangelho de hoje, tirado do diálogo de Jesus com Nicodemos, recorda o imenso amor (v. 16) de Deus pelas criaturas, sobretudo pela criatura humana; um amor tão grande que vence a barreira do pecado à custa do sangue derramado de seu próprio Filho. Um amor tão grande que quer ter todas as criaturas juntas a si, participando de sua feliz vida eterna (v. 16). De tal modo nos ama Deus, que nos enviou o Espírito Santo em auxílio da fraqueza de nossa fé (Rm 8,26), enchendo nosso coração de esperança, avivando a fé em Jesus Cristo, revestindo de tal maneira nossa vida que São Francisco de Assis chega a dizer que é ele que reza em nós e em nós rende louvores e graças a Deus. Então, o Pai já não olha para o nosso pecado e nossa ignorância, mas vê “o próprio Espírito, que advoga por nós em gemidos inefáveis” (Rm 8,26).

O pequeno trecho do diálogo com Nicodemos, que lemos hoje, formula o cerne da fé cristã, que é uma resposta da criatura humana a uma proposta de Deus, que nasce do amor, explícita-se na encarnação e morte de Jesus e tem por finalidade dar a todos a vida eterna. Esses elementos são facilmente encontrados no versículo 16. A resposta da criatura humana consistirá em aceitar ou não a missão do Filho. Aceitar ou não exige uma decisão pessoal, que o Evangelho chama de julgamento. Jesus garante que o Espírito Santo nos ajudará a conhecer a verdade (Jo 16,13) e a discernir as coisas. Mas não nos tolherá a liberdade. A maneira de respondermos, positivamente, e decidir-nos pela vida eterna é crer em Jesus Cristo, Filho de Deus Salvador. Uma resposta de fé que se transforma em uma atitude amorosa (Jo 15,9-10), porque “se me amais, guardareis os meus mandamentos” (Jo 14,15).

FREI CLARÊNCIO NEOTTI, OFM, entrou na Ordem Franciscana no dia 23 de dezembro de 1954. Escritor e jornalista, é autor de vários livros e este comentário é do livro “Ministério da Palavra – Comentários aos Evangelhos dominicais e Festivos”, da Editora Santuário.[2]

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