Papa Francisco tem alta do hospital e volta ao Vaticano


Almudena Martínez-Bordiú

Vaticano, 16 Jun. 23 / 09:20 am (ACI).- O papa Francisco teve alta do hospital Gemelli e voltou ao Vaticano na manhã de hoje (16). Ele estava internado desde o dia 7 de junho para uma cirurgia abdominal.

O papa deixou a Policlínica às 8h50 (3h50 em Brasília) de hoje (16) em cadeira de rodas. Ao sair, membros da equipe médica e alguns internos se despediram dele.

Antes de voltar à Casa de Santa Marta do Vaticano, o papa rezou diante do ícone da Virgem Salus Populis Romani da basílica de Santa Maria Maior, imagem mariana à qual tem especial devoção e à qual reza antes e depois de cada viagem apostólica.

A segunda parada foi bem perto do Vaticano, no Instituto Maria Santíssima Bambina, cujos membros estão celebrando seu Capítulo Geral.

O papa Francisco deu entrada no hospital Gemelli, na capital italiana, na quarta-feira (7), após terminar a audiência geral na praça de São Pedro, no Vaticano, para fazer uma cirurgia no abdome.

A operação, feita por causa do risco de obstrução intestinal, transcorreu sem complicações e o médico disse que o papa Francisco tinha "uma patologia benigna da qual se recuperou totalmente" e que "não tem nenhuma outra doença".

O papa Francisco volta ao Vaticano após nove dias de pós-operatório. A sua saúde progrediu favoravelmente e durante este tempo dedicou-se sobretudo à leitura e à oração.

Ontem (15), ele visitou as crianças do Departamento de Oncologia Pediátrica e Neurocirurgia Infantil do hospital, sinal de sua evolução favorável. Na mesma tarde, a sala de imprensa da Santa Sé confirmou que o papa receberia alta nesta sexta-feira, dia do Sagrado Coração de Jesus.

O papa Francisco deve rezar novamente o Ângelus com os fiéis na praça de São Pedro neste domingo (18).

No domingo passado, pela primeira vez em seu pontificado, seguindo o conselho de seu médico pessoal e enfermeiro, o papa rezou a oração mariana em privado no apartamento do décimo andar do Gemelli.

As audiências da próxima semana foram confirmadas, exceto a audiência geral da próxima quarta-feira, que foi cancelada para a plena recuperação do papa Francisco.

---

Comentários

Newsletter

Receba novos posts por e-mail:


Pesquisar este Blog