Pular para o conteúdo principal

Post Recente em Destaque

Páscoa: Ressurreição do Senhor- 1° Domingo da Páscoa (Ano A )


PÁSCOA: RESSURREIÇÃO DO SENHOR

Quem ama tem mais facilidade de crer

1° Domingo da Páscoa – 
Ano A

Evangelho de João 20,1-9

* 1No primeiro dia da semana, Maria Madalena foi ao túmulo de Jesus, bem de madrugada, quando ainda estava escuro, e viu que a pedra tinha sido retirada do túmulo. 2Então ela saiu correndo e foi encontrar Simão Pedro e o outro discípulo, aquele que Jesus amava, e lhes disse: “Tiraram o Senhor do túmulo e não sabemos onde o colocaram”. 3Saíram, então, Pedro e o outro discípulo e foram ao túmulo. 4Os dois corriam juntos, mas o outro discípulo correu mais depressa que Pedro e chegou primeiro ao túmulo. 5Olhando para dentro, viu as faixas de linho no chão, mas não entrou. 6Chegou também Simão Pedro, que vinha correndo atrás, e entrou no túmulo. Viu as faixas de linho deitadas no chão 7e o pano que tinha estado sobre a cabeça de Jesus, não posto com as faixas, mas enrolado num lugar à parte. 8Então entrou também o outro discípulo, que tinha chegado primeiro ao túmulo. Ele viu e acreditou. 9De fato, eles ainda não tinham compreendido a Escritura, segundo a qual ele devia ressuscitar dos mortos.”


REFLEXÃO:

Maria Madalena esteve ao pé do Crucificado e assistiu à sua morte. Ainda envolvida em pensamentos de morte e sepultura (estava escuro), vai visitar o túmulo de Jesus. Não vê o cadáver. Constata apenas que a pedra foi removida. Corre para avisar Pedro, o chefe da comunidade, e “o discípulo amado”. Estes correm em direção ao túmulo. Pedro entra, vê os lençóis no chão e o sudário dobrado à parte. Está confuso, não crê. O “discípulo amado”, que também ama a Jesus, entra, vê os lençóis deixados no chão, e crê. Crê porque ama. O amor gera a fé. A fé em Cristo ressuscitado é um processo lento, mas sem a fé não se pode dar testemunho de Jesus. O sepulcro, os lençóis e o sudário são sinais da morte que Jesus deixou para trás. Doravante será na condição de ressuscitado que aparecerá a seus discípulos.

(Dia a dia com o Evangelho 2023)[1]

Oração do Dia

Ó Deus, por vosso Filho Unigênito, vencedor da morte, abristes hoje para nós as portas da eternidade. Concedei que, celebrando a ressurreição do Senhor, renovados pelo vosso Espírito, ressuscitemos na luz da vida nova. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Quem ama tem mais facilidade de crer

Várias vezes Jesus disse que viera para os pecadores arrependidos (Mt 9,13), as ovelhas desgarradas (Mt 18,12-14) e os filhos pródigos (Lc 15,11-32). Hoje, ao começar a contar o principal fato da história da salvação, João põe em primeiro lugar Maria de Magdala, que fora pecadora pública, mas que, convertida, seguira Jesus. Madalena é então o símbolo das pessoas lembradas no terceiro discurso de Pedro: “Todos os que creem recebem o perdão dos pecados” (At 10,43).

Também a presença de João, “a quem Jesus amava” (v. 2), nesta manhã de Páscoa, torna-se um símbolo. Quem ama tem mais facilidade em crer; quem ama corre mais depressa, encurta distâncias, intui verdades. Os dois verbos que ocorrem na narração a respeito de João (viu e creu) são o ponto central, porque já são consequência do milagre da ressurreição. Ele viu os sinais da ressurreição. Como também nós podemos ver os sinais, que são suficientes para quem ama. A partir da ressurreição devemos nos guiar pelos sinais que Jesus fez e deixou, porque já não será visto em sua forma física. A partir da ressurreição, os sinais provocam a fé, e só pela fé é possível ver Jesus. Há uma nova maneira de Jesus estar presente na comunidade. A fé depende do tamanho do amor, e o amor se alimenta na fé. Ao contar a Última Ceia, João evangelista observa: “Tendo amado os seus, amou-os até o fim” (Jo 13,1). Essa frase pode ser sinônimo de ressuscitar, porque ressuscitar não é retomar o antigo corpo, mas é ir morrendo através do amor sempre maior aos outros e ao grande Outro, que é Deus, e que, por amor, faz comunhão conosco, faz-nos viver de sua vida divina e eterna.

FREI CLARÊNCIO NEOTTI, OFM, entrou na Ordem Franciscana no dia 23 de dezembro de 1954. Escritor e jornalista, é autor de vários livros e este comentário é do livro “Ministério da Palavra – Comentários aos Evangelhos dominicais e Festivos”, da Editora Santuário.[2]

---

Comentários

Receba Notícias do Blog em seu E-mail

Receba novos posts por e-mail:

Postagens Mais Visitadas do Mês

Beato Carlo Acutis

»Do prefácio de S. Ex.ª Rev.ma Card. Angelo Comastri

"Estar sempre com Jesus, este é o meu projeto de vida".
Com estas poucas palavras, Carlo Acutis esboça a distinta característica de sua breve existência:
viver com Jesus, por Jesus, em Jesus».


Pedidos de Oração no Site Oficial

Postagens mais visitadas

Avisos

Olá irmãs e irmãos de fé! Paz e Bem!

Nas postagens antigas há diversas orações, do antigo programa de rádio Momento de Fé do Padre Marcelo Rossi.

Todas estão no Marcador "Orações-Momento de Fé".

Este Blog não é do Padre Marcelo Rossi; para que sua mensagem chegue ao padre, você terá que acessar os sites dele :

1) Padre Marcelo Rossi


2) Facebook Padre Marcelo Rossi


Obrigada - Adriana dos Anjos/Devoção e Fé Blog