Arcebispo de Aparecida fala em derrotar “dragões” no Brasil, antes de visita de Bolsonaro ao santuário

Jair Bolsonaro no santuário nacional de Aparecida / Captura de vídeo

APARECIDA, 13 Out. 22 / 02:24 pm (ACI).- “Maria venceu o dragão. Temos muitos dragões que Ela vai vencer”, disse ontem (12), o arcebispo de Aparecida (SP), dom Orlando Brandes, em uma homilia que foi entendida como apoio ao candidato à presidência Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e contra Jair Bolsonaro (PL). A declaração foi feita durante a missa solene no Santuário de Aparecida, às 9h. Bolsonaro esteve no templo à tarde e alguns de seus apoiadores geraram momentos de confusão ao hostilizar a imprensa.

“Isso que Nossa Senhora diz: Salve a vida do povo brasileiro, de cada um de nós, vida humana, vida cristã, vida social, vida ecológica”, disse dom Orlando. Segundo ele, é preciso “escutar Deus, mas escutar também o clamor do povo. Porque Ela [Nossa Senhora] escutou muito bem. No Evangelho, ‘eles não têm mais vinho’. No nosso caso, faltando pão, faltando paz, faltando fraternidade. Esses são os vinhos que todos nós precisamos nos dias de hoje”.

“Maria venceu o dragão. Temos muitos dragões que ela vai vencer, o dragão que é o tentador, o dragão que já foi vencido na pandemia. Mas temos o dragão do ódio que faz tanto mal, o dragão da mentira, e a mentira não é de Deus, é do maligno. E o dragão do desemprego, o dragão da fome, o dragão da incredulidade. Com Maria, vamos vencer o mal e vamos dar prioridade ao bem, à verdade e à justiça que o povo merece”, afirmou o arcebispo.

Dom Orlando também se referiu à eleição ao afirmar que a cidadania se vive “também votando”. “É necessário exercer esse direito e poder do povo”.

As declarações do arcebispo foram entendidas e usadas em campanha como apoio a Lula. Juliano Medeiros, presidente do PSOL, partido que apoia a candidatura de Lula, escreveu em seu Twitter: “Declaração forte do arcebispo de Aparecida, dom Orlando Brandes, no dia da padroeira do Brasil. Numa Basílica lotada ele falou contra a mentira, o ódio, a fome e o desemprego. Ou seja, denunciou a realidade brasileira no governo Bolsonaro. Posicionamento fundamental!”

Sem citar o nome dos candidatos, o deputado estadual eleito Eduardo Suplicy (PT-SP) postou: “Fala importante do arcebispo dom Orlando Brandes ao conclamar a importância de vencermos o dragão do ódio, do desemprego, da fome e da mentira”.

Dom Orlando Brandes está à frente da arquidiocese de Aparecida desde janeiro de 2017, tendo sido nomeado em novembro de 2016. Antes, foi bispo de Joinville (SC) e arcebispo de Londrina (PR). Esta não foi a primeira vez que fez homilias na festa da padroeira do Brasil que foram interpretadas como críticas diretas ao governo Bolsonaro. Em 2019, o arcebispo atacou o “dragão do tradicionalismo” e afirmou que a direita é “violenta e injusta”. Em 2020, falou sobre as queimadas e sobre a pandemia de covid-19. O governo Bolsonaro é acusado por seus opositores de não cuidar do mior ambiente, e de ter sido responsável pelo número de mortos por covid-19 no Brasil. No ano passado, dom Orlando disse que o Brasil “para ser pátria amada não pode ser pátria armada”, numa alusão às políticas de relaxamento do controle de posse de armas do presidente Jair Bolsonaro.

Bolsonaro em Aparecida

Depois da missa das 9h, dom Orlando Brandes falou com a imprensa sobre a presença de Jair Bolsonaro no santuário de Aparecida. “Bom, eu não posso julgar as pessoas. Mas nós precisamos ter uma identidade religiosa. Ou somos evangélicos ou somos católicos. Nós precisamos ser fiéis a nossa identidade católica. Mas seja qual for a intenção, será bem recebido porque é o nosso presidente. E é por isso que nós o acolhemos”.

Jair Bolsonaro participou da missa às 14h no santuário nacional. Ele estava acompanhado do candidato ao governo de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, do ex-ministro da Ciência e Tecnologia e senador eleito Marcos Pontes, do ex-ministro da Cidadania, João Roma, da deputada reeleita Bia Kicis (Pl-DF) e do coordenador de comunicação da campanha, Fábio Wajngarten.

Quando o nome de Bolsonaro foi anunciado antes da celebração, houve aplausos e vaias dentro do templo.

O presidente já esteve no santuário no dia da padroeira em 2019 e 2021. Diferentemente dos anos anteriores, desta vez Bolsonaro não recebeu a comunhão.

Estava previsto que, após a missa, Bolsonaro participaria da oração do terço em frente à basílica histórica de Aparecida, mas não participou. A iniciativa foi promovida pelo Centro Dom Bosco, uma organização de leigos católicos com sede no Rio de Janeiro (RJ).

Ao final da missa, Bolsonaro foi até a tenda dos peregrinos, ponto de apoio para os romeiros que chegam ao Santuário. Ao portal A12, o presidente falou sobre liberdade religiosa. “E é um Brasil que é 90% cristão. E a nossa liberdade acima de tudo. Em alguns momentos, passamos em tempos atrás o fechamento de igrejas e templos evangélicos e isso não é admissível. A fé tem que ser respeitada e a sua liberdade tem que ser plena”, declarou, referindo-se à ordem dada por governadores de Estado de fechar igrejas e templos durante a pandemia de covid-19. A questão chegou ao Supremo Tribunal Federal, que apoiou a interferência do Estado nas religiões, em decisão de abril de 2021. O julgamento foi de ação impetrada pela Associação Nacional dos Juristas Evangélicos (Anajure) contra decretos estaduais do Piauí e Roraima e municipais de João Monlevade (MG), Macapá (AP), Serrinha (BA), Bebedouro e Cajamar, ambas em São Paulo, Brilhante (MS) e Armação dos Búzios (RJ); e outra, impetrada pelo diretório paulista do Partido Social Democrático, contra decreto do governador de São Paulo, João Doria, que também proibia missas e cultos religiosos públicos por causa do coronavírus.

Depois da visita de Bolsonaro a Aparecida, o redentorista padre Camilo Júnior declarou que a data não era para fazer campanha. “Hoje não é dia de pedir voto, é dia de pedir bênçãos. Palmas à Mãe Aparecida, é a Ela nosso louvor”, afirmou durante a cerimônia de consagração à Nossa Senhora, na basílica histórica.

Na tarde de ontem, apoiadores de Jair Bolsonaro causaram tumulto em Aparecida, ao hostilizar jornalistas. Em frente à basílica histórica, apoiadores do presidente gritaram com as equipes da TV Vanguarda, afiliada da Rede Globo, e da TV Aparecida, emissora do santuário, enquanto outros entoavam “é Bolsonaro”. As cenas foram registradas pela CNN Brasil. Outros vídeos mostram apoiadores do presidente exibindo canecas com a imagem de Bolsonaro e latas que, segundo a imprensa seriam de cerveja. Apoiadores de Bolsonaro afirmam que a lata seria de água tônica. Há também vídeo que mostram pessoas com camisas verde e amarela perseguindo um homem de camisa vermelha.

O caso foi comentado pelo candidato Lula. “Bolsonaro usa o nome de Deus em vão. Essa semana ele foi escorraçado no Círio de Nazaré porque queria fazer campanha. E hoje seus apoiadores arrumaram briga em Aparecida do Norte, porque foram tirar proveito de religião”, escreveu em seu Twitter.

Geraldo Alckmin (PSB), vice na chapa de Lula, também repercutiu o caso em seu Twitter. “Como católico, estou perplexo com as hostilidades promovidas em Aparecida no dia de nossa padroeira. Tenham mais respeito com os católicos. Igreja não é palanque. É lugar santo, de oração, e não de agressão”, publicou.

Papa Francisco se une à devoção a Nossa Senhora Aparecida

O papa Francisco enviou uma carta ao arcebispo de Aparecida, dom Orlando Brandes, por ocasião da festa da padroeira do Brasil. Francisco disse se unir “à filial devoção dos fiéis que recorrem à Nossa Senhora Aparecida, colocando sob o seu manto amoroso e sua materna proteção as intenções que trazem no coração”.

O papa também se refere ao Dia das Crianças, celebrado ontem no Brasil. Ele disse rezar por todas as crianças do país, “louvando todas as iniciativas que têm por objetivo proteger e custodiar essa etapa da vida humana”.

Por fim, implorou “à Virgem Mãe Aparecida que interceda junto a seu Filho, a fim de que sejam derramadas abundantes graças sobre o povo brasileiro”, e concedeu a bênção apostólica.

---

Comentários



Newsletter

Marcadores

Mensagens do Papa Padre Marcelo Rossi Orações-Momento de Fé Santos Igreja no Mundo Evangelho Tempo Litúrgico Comportamento Ordens Religiosas Nossa Senhora Família Medicina e Saude Doutrina Bíblia Santas História da Igreja Sacramentos Celebrações Marianas Milagres Política Violência CNBB Imagens Religiosas Perseguição aos Cristãos Catecismo Redes Sociais Mensagens Católicas Tempo Comum Tempo da Quaresma Quaresma Papa Mártires Aparições Marianas João Paulo II Tempo do Natal Notícias Defesa da Vida Intolerância Religiosa Papa Bento XVI Catequese do Papa Liturgia Dominical Cristofobia Tempo Pascal Liturgia Viagens Apostólicas Relíquias da Igreja Rumo à Santidade Contra Aborto Testemunhos Tempo do Advento Tragédias Datas Comemorativas Pandemia Novenas Penitência Nossa Senhora de Fátima Educação Sacrilégio Semana Santa Livros Católicos Páscoa Anjos Eucaristia Tecnologia Beatos e Beatas Beatificação Nossa Senhora Aparecida Campanhas Rosário Tríduo Pascal Aparições Mensagens Guerra Ideologia de Gênero Padre Reginaldo Manzotti Filme Católico JMJ Pentecostes Ano Santo Homilias Papa Francisco Jubileu da Misericórdia Abusos na Igreja Canonização Exorcismo Arte Católica Papa Leão XIV Notícias do Blog Pastoral da Pessoa Idosa Depressão Místicos da Igreja Diocese de Santos Terço Violência Sexual Infantil Homossexualismo Sínodo Desastres Naturais Nossa Senhora de Guadalupe Corpo Incorrupto Divina Misericórdia Sínodo da Amazônia Solidariedade Blasfêmia Orações (Epidemias e Pestes) Experiência de Deus Matrimônio Pastoral da Saude RCC Música Católica Cardeal Raniero Cantalamessa Profecias Oração e Jejum Nossa Senhora de Lourdes Alertas São José Pregações Jornada de Oração Vídeos do Blog Cardeal Robert Sarah Ano de São José Campanha da Fraternidade Encíclicas Divino Pai Eterno Pastorais Nossa Senhora do Carmo Profanação Ícones TV Católica Vídeos no TikTok Jubileu 2025 Jornada Mundial da Juventude Milagres Eucarísticos Viagens Círio de Nazaré Dom Henrique Soares Louvor Padre Robson de Oliveira Padre Zezinho Racismo Doutor da Igreja Unidade dos Cristãos Nossa Senhora de Medjugorje Nossa Senhora de Nazaré Sínodo da Sinodalidade Conclave Tráfico Humano Confissão Consagração Exortação Apostólica Nossa Senhora das Graças Nossa Senhora do Monte Serrat Patrística Servo de Deus Terço dos Homens Voto Católico Terço da Divina Misericórdia Congressos Sede Vacante Bênçâo Urbi et Orbi Novena de Natal Padre Gabriel Vila Verde Padre Paulo Ricardo Purgatório Aparições de Jesus Exercícios Espirituais JMJ 2023 Aplicativos Android (católicos) Habemus Papam Padre Duarte Lara Nossa Senhora do Rosário Orações-No Colo de Jesus Dia Mundial do Doente Nossa Senhora Auxiliadora Releases Congresso Eucarístico Homilias Papa Leão XIV Quaresma de São Miguel Arcanjo Oração Ano da Fé Cardeais Fiducia supplicans Jubileu dos Jovens Lives Católicas Missa Tradicional Padre Fabio de Melo ifttt videos Ano Jubilar Mariano Eleições Presépios Prof. Felipe Aquino tiktok Frases de Fé Padre Léo Rosário das Crianças Santíssima Trindade Apostolado da Oração Nossa Senhora de La Salette Abusos Litúrgicos Canção Nova Cruzada de Oração Doutora da Igreja Encontro Mundial das Famílias Evangelização Frei Gilson Documentos da Igreja Lectio Divina Renúncia do Papa Dependência Dogmas da Igreja Esporte Festival Juvenil Indulgências Rádios Católicas Terço das Crianças Influenciadores Católicos Inteligência Artificial Sacramentais Vida Eterna Congresso Matrimônio Católico Ecumenismo Fake News Frei Roberto Pasolini Lojas Católicas Nossa Senhora da Rosa Mística Nossa Senhora das Lágrimas Nossa Senhora de Schoenstatt Nossa Senhora do Perpétuo Socorro Sinodalidade Venerável Ano de Oração 2024 Baixada Santista Declaração Dignitas infinita (dignidade infinita) Dilexit nos (Ele nos amou) Doação de Órgãos Era Digital JMJ 2027 Jornada Mundial das Crianças Jubileu da Esperança Mensagens-Padre Marcelo Rossi Missionários Digitais Nossa Senhora das Dores Nossa Senhora do Silêncio Nossa Senhora dos Anjos Padre Alberto Gambarini Padre Chrystian Shankar Pastoral Rodoviária Rosário Mundial das Mulheres Rosário da Madrugada Teologia da Libertação Terço das Mulheres Tradição Arautos do Evangelho Cisma Conflitos Consistório Dia Mundial dos Pobres Excomunhão ExpoCatólica Festival Católico Hoje nasceu Instituto Hesed Nossa Senhora da Saudade Nossa Senhora de Akita Nossa Senhora do Bom Parto Nossa Senhora do Leite Nossa Senhora do Mel Nossa Senhora do Sorriso Objetos Religiosos Oração Online Padre Eugenio Maria Paixão de Cristo Pastoral Digital Reflexões Rosário Mundial dos Homens Selinhos Terço de Jericó
Mostrar mais

Aviso

Olá irmãs e irmãos de fé! 
Paz e Bem! Nas postagens antigas, há diversas orações do antigo programa de rádio Momento de Fé, do Padre Marcelo Rossi. 
Todas estão no Marcador: 
Orações-Momento de Fé 

Este Blog não é do Padre Marcelo Rossi.
Para que sua mensagem chegue ao padre, você terá que acessar os sites dele: 

Ladainha aos corações de Jesus e Maria

Sagrados Corações de Jesus e Maria

Ladainha dos Sagrados Corações de Jesus e de Maria

Senhor, tende piedade de nós.
Jesus Cristo, tende piedade de nós.
Senhor, tende piedade de nós.

Coração de Jesus, Filho do Pai Eterno, tende piedade de nós.
Coração de Maria, Mãe do Filho de Deus, rogai por nós.

Coração de Jesus, formado pelo Espírito Santo, tende piedade de nós.
Coração de Maria, obra-prima do Espírito Santo, rogai por nós.

Corações unidos no amor e na dor, salvai-nos.
Corações inflamados de caridade e misericórdia, ouvi-nos.
Corações adoráveis e compassivos, tende compaixão de nós.

Coração Sacratíssimo de Jesus, reinai em nossos corações.
Coração Imaculado de Maria, triunfai no mundo inteiro.

Jesus e Maria, fazei que nossos corações sejam semelhantes aos vossos!

✦ Santos de Devoção (orações) ✦

São Miguel Arcanjo

São Miguel Arcanjo

São Bento

São José

Nossa Senhora de Fátima

N. Sra. de Fátima

Nossa Senhora das Graças

N. Sra. das Graças

Santo Antônio

Santo Antônio

São Francisco de Assis

São Francisco

São Pio de Pietrelcina

São Pio

São Bento

São Bento

São João Paulo II

São João Paulo II

Beato Carlo Acutis

Beato Carlo Acutis

Beato Carlo Acutis

»Do prefácio de S. Ex.ª Rev.ma Card. Angelo Comastri

"Estar sempre com Jesus, este é o meu projeto de vida".
Com estas poucas palavras, Carlo Acutis esboça a distinta característica de sua breve existência: viver com Jesus, por Jesus, em Jesus».


Pedidos de Oração no Site Oficial