Padre Vítor Coelho, “Apóstolo de Aparecida” é venerável


Padre Vitor Coelho 

“Padre Vítor Coelho de Almeida, missionário redentorista, sanitarista do brasil, o Apóstolo do Rádio, o catequista da nossa pátria, é agora Venerável. E só temos a dizer: graças a Deus”, afirma o também Arcebispo de Diamantina (MG).

Carla Zanon e Victor Hugo Barros - A12 - Aparecida

O Papa Francisco assinou, na manhã desta sexta-feira (05), o decreto que proclama como Venerável o Padre Vítor Coelho de Almeida. A assinatura aconteceu durante uma audiência concedida ao prefeito da Congregação para as Causas dos Santos, cardeal Marcello Semeraro. Na prática, o reconhecimento representa mais um passo para a Beatificação do sacerdote, considerado “Apóstolo de Aparecida”.
“As suas virtudes heroicas foram aprovadas. Isso significa que é um Venerável”, explica o vice-postulador da Causa de Beatificação do padre Vítor Coelho de Almeida, Dom Darci José Nicioli. “Padre Vítor Coelho de Almeida, missionário redentorista, sanitarista do brasil, o Apóstolo do Rádio, o catequista da nossa pátria, é agora Venerável. E só temos a dizer: graças a Deus”, afirma o também Arcebispo de Diamantina (MG).

“É uma alegria, mas muito mais uma ação de graças, porque está se confirmando a santidade dele. E nós então, com essa alegria, vamos também buscando mais santidade em nós mesmos”, destaca o arcebispo de Aparecida, Dom Orlando Brandes. “É uma grande graça para nós, brasileiros, esta notícia”.

Mais um passo para a beatificação

“Acaba sendo um passo a mais rumo à beatificação do padre Vítor Coelho de Almeida, missionário redentorista que tanto se dedicou ao trabalho junto aos romeiros de Nossa Senhora Aparecida. Então, nesse reconhecimento, neste Decreto que o papa faz, está, na verdade, o reconhecimento de um trabalho missionário dos Redentoristas. Sobretudo, considerando nossa atuação a partir de Aparecida”, comemora o superior provincial da Província Redentorista de São Paulo, padre Marlos Aurélio da Silva.

A próxima etapa do processo que reconhece a santidade do religioso é a beatificação. Para isso, é necessário o reconhecimento de um milagre. A partir daí, ele poderá ser venerado por um grupo particular ou mesmo por determinada região.

Após a beatificação, ainda será necessário o estudo e reconhecimento de outro milagre para a canonização, ato que reconhece formalmente a santidade do sacerdote. Somente a partir daí, a Igreja permite a veneração pública e universal do santo.

O processo de canonização

“Canonização é o processo feito pela Igreja para reconhecer que uma pessoa viveu a fé de modo heroico, a ponto de ser considerada santa, com culto público universal. Depois desse processo, o nome da pessoa é inscrito no cânon, ou seja, na lista oficial da Igreja. Daí vem o nome: Canonização”, esclarece o também vice-postulador da Causa de Beatificação do padre Vitor Coelho, padre Anísio Tavares.

O decreto assinado na manhã de hoje marca mais uma etapa no processo canônico de beatificação do padre Vitor Coelho, iniciado formalmente em 12 de outubro de 1998, pelos Missionários Redentoristas e a Arquidiocese de Aparecida. Nesta fase, foram entrevistadas diversas pessoas que conviveram com o religioso.

Em 2006, documentos e detalhado inquérito sobre a vida e obra do sacerdote foram encaminhados à Congregação para a Causa dos Santos, em Roma, para análise. Na sede da Igreja Católica, a vasta documentação foi estudada. Foi a partir dela que o Papa Francisco pôde reconhecer as virtudes do religioso, concedendo a ele o título de Venerável.

“Estamos muito contentes, agradecidos, e vamos continuar trabalhando para que chegue logo o dia desta notificação de sua beatificação”, garante padre Marlos.

Dom Darci: esperamos a aprovação do primeiro milagre

“A Causa continua e já estamos na expectativa da aprovação do seu primeiro milagre, que ocorreu em Ribeirão Preto. Portanto, o processo vai ser ainda considerado com respeito ao milagre, mas já é uma grande conquista”, acentua Dom Darci.

Padre Vitor

Nascido em Sacramento (MG) em 22 de setembro de 1899, o religioso foi ordenado sacerdote na Congregação do Santíssimo Redentor em 1923. Dedicou os primeiros anos de seu sacerdócio à Catequese e pregação das Santas Missões e, ao mesmo tempo, tornou-se um grande animador vocacional, encaminhando diversos jovens ao Seminário.

De 1941 a 1948, foi internado no Sanatório Divina Providência, em Campos do Jordão (SP), quando foi atacado pela tuberculose. Mesmo acometido pela doença, exerceu forte apostolado entre os doentes.

Com a saúde recuperada, em 1948, padre Vitor foi transferido para Aparecida (SP), dedicando-se à acolhida aos romeiros que visitavam o Santuário e às visitas com a imagem de Nossa Senhora Aparecida em diversos lugares do Brasil.

"Padre Vítor Coelho, por exemplo, foi um homem do povo. Com suas pregações sabia tocar o coração dos fiéis com palavras simples e profundas, convocando a todos para a vivência digna dos valores do evangelho, testemunhado no compromisso com a justiça e a paz", destaca padre Anísio.

A partir de 1951, dedicou-se à Rádio Aparecida. Por meio dela, realizou vasto e incansável apostolado em todo o país, evidenciando seu caráter missionário. Era ouvido nas cidades, fazendas, vilas e casebres. Possuía grande conhecimento doutrinário e moral, traduzindo para o povo as verdades da fé. Também era sensível às realidades culturais, aos problemas sociais e às dificuldades espirituais.

"Sua dedicação pela rádio e pelos romeiros não foi delimitada pela idade. Ele sempre perguntava e pesquisava, buscava dar o melhor de si na sua pregação. Sua perseverança no trabalho apostólico marcou a minha vida. Padre Vítor foi um grande catequista através dos meios de comunicação", recorda o missionário redentorista, padre Antônio Agostinho Frasson, que conviveu com padre Vitor.

Em Aparecida, fundou o Clube dos Sócios, que contava com apoio dos leigos para construir a missão da evangelização e devoção à Nossa Senhora Aparecida. “Quem ajuda na evangelização, tem merecimento de pregador”, afirmava. Desde 2020, a iniciativa se fundiu à Família dos Devotos, auxiliando na missão do Santuário Nacional em sustentar as obras de evangelização, acolhimento, acabamento e manutenção do Santuário, bem como a Rede Aparecida de Comunicação e as diversas obras sociais.

Aos 87 anos, morreu em plena atividade apostólica, no dia 21 de julho de 1987. Foi levado ao hospital lúcido e consciente. Morreu rezando, antes de receber atendimento médico. Seu velório, exéquias e sepultamento foram realizados na Basílica Nova de Aparecida, onde recebeu a homenagem de milhares de fiéis e religiosos.

Está sepultado no Memorial Redentorista de Aparecida, localizado ao lado da Basílica Histórica. Diariamente, centenas de pessoas visitam seu túmulo, expressão da devoção ao sacerdote, que mesmo após 35 anos de sua morte, continua vivo no coração dos brasileiros.

Em caso de alguma graça, escreva ao Memorial Redentorista: Caixa Postal 01 - CEP: 12.570-970 - Aparecida – SP, ou ainda pelo e-mail: padrevitorcoelho@gmail.com. Você também pode ligar para: (12) 3311-2757.

Fonte: A12

05 agosto 2022

---

Comentários



Newsletter

Marcadores

Mensagens do Papa Padre Marcelo Rossi Orações-Momento de Fé Santos Igreja no Mundo Evangelho Tempo Litúrgico Comportamento Ordens Religiosas Nossa Senhora Família Medicina e Saude Doutrina Bíblia Santas História da Igreja Sacramentos Celebrações Marianas Milagres Política Violência CNBB Imagens Religiosas Perseguição aos Cristãos Catecismo Redes Sociais Mensagens Católicas Tempo da Quaresma Quaresma Tempo Comum Papa Mártires Aparições Marianas João Paulo II Tempo do Natal Notícias Defesa da Vida Papa Bento XVI Intolerância Religiosa Catequese do Papa Cristofobia Liturgia Dominical Tempo Pascal Liturgia Viagens Apostólicas Relíquias da Igreja Rumo à Santidade Contra Aborto Testemunhos Tempo do Advento Tragédias Datas Comemorativas Pandemia Novenas Nossa Senhora de Fátima Penitência Educação Sacrilégio Semana Santa Livros Católicos Páscoa Anjos Tecnologia Beatos e Beatas Beatificação Nossa Senhora Aparecida Campanhas Eucaristia Rosário Tríduo Pascal Aparições Mensagens Ideologia de Gênero Padre Reginaldo Manzotti Guerra Filme Católico JMJ Pentecostes Ano Santo Homilias Papa Francisco Jubileu da Misericórdia Abusos na Igreja Canonização Exorcismo Arte Católica Notícias do Blog Depressão Pastoral da Pessoa Idosa Místicos da Igreja Diocese de Santos Terço Violência Sexual Infantil Homossexualismo Sínodo Desastres Naturais Nossa Senhora de Guadalupe Divina Misericórdia Corpo Incorrupto Sínodo da Amazônia Blasfêmia Solidariedade Orações (Epidemias e Pestes) Experiência de Deus Matrimônio Pastoral da Saude RCC Cardeal Raniero Cantalamessa Profecias Música Católica Papa Leão XIV Nossa Senhora de Lourdes Alertas Oração e Jejum São José Pregações Jornada de Oração Cardeal Robert Sarah Ano de São José Campanha da Fraternidade Divino Pai Eterno Encíclicas Pastorais Profanação Vídeos do Blog Ícones TV Católica Vídeos no TikTok Nossa Senhora do Carmo Jornada Mundial da Juventude Milagres Eucarísticos Viagens Círio de Nazaré Dom Henrique Soares Louvor Padre Robson de Oliveira Padre Zezinho Racismo Jubileu 2025 Unidade dos Cristãos Nossa Senhora de Nazaré Doutor da Igreja Nossa Senhora de Medjugorje Conclave Sínodo da Sinodalidade Tráfico Humano Consagração Exortação Apostólica Nossa Senhora das Graças Nossa Senhora do Monte Serrat Patrística Terço dos Homens Voto Católico Confissão Servo de Deus Terço da Divina Misericórdia Congressos Sede Vacante Bênçâo Urbi et Orbi Novena de Natal Padre Gabriel Vila Verde Padre Paulo Ricardo Purgatório Aparições de Jesus Exercícios Espirituais JMJ 2023 Aplicativos Android (católicos) Habemus Papam Padre Duarte Lara Nossa Senhora do Rosário Orações-No Colo de Jesus Nossa Senhora Auxiliadora Releases Congresso Eucarístico Dia Mundial do Doente Ano da Fé Fiducia supplicans Lives Católicas Padre Fabio de Melo Ano Jubilar Mariano Eleições Missa Tradicional Presépios Prof. Felipe Aquino Cardeais Frases de Fé Padre Léo Rosário das Crianças Santíssima Trindade Apostolado da Oração Homilias Papa Leão XIV Nossa Senhora de La Salette Quaresma de São Miguel Arcanjo Abusos Litúrgicos Canção Nova Cruzada de Oração Doutora da Igreja Encontro Mundial das Famílias Documentos da Igreja Frei Gilson Lectio Divina Renúncia do Papa Dependência Dogmas da Igreja Esporte Rádios Católicas Terço das Crianças Festival Juvenil Indulgências Sacramentais Vida Eterna Congresso Matrimônio Católico Ecumenismo Evangelização Fake News Frei Roberto Pasolini Lojas Católicas Nossa Senhora da Rosa Mística Nossa Senhora das Lágrimas Nossa Senhora de Schoenstatt Nossa Senhora do Perpétuo Socorro Sinodalidade Venerável Oração ifttt videos Ano de Oração 2024 Baixada Santista Declaração Dignitas infinita (dignidade infinita) Dilexit nos (Ele nos amou) Doação de Órgãos Era Digital Inteligência Artificial JMJ 2027 Jornada Mundial das Crianças Jubileu da Esperança Jubileu dos Jovens Mensagens-Padre Marcelo Rossi Missionários Digitais Nossa Senhora das Dores Nossa Senhora do Silêncio Padre Alberto Gambarini Padre Chrystian Shankar Pastoral Rodoviária Rosário Mundial das Mulheres Rosário da Madrugada Teologia da Libertação Terço das Mulheres tiktok Arautos do Evangelho Cisma Conflitos Consistório Dia Mundial dos Pobres Excomunhão ExpoCatólica Festival Católico Hoje nasceu Influenciadores Católicos Instituto Hesed Nossa Senhora da Saudade Nossa Senhora de Akita Nossa Senhora do Bom Parto Nossa Senhora do Leite Nossa Senhora do Mel Nossa Senhora do Sorriso Nossa Senhora dos Anjos Objetos Religiosos Oração Online Padre Eugenio Maria Paixão de Cristo Pastoral Digital Rosário Mundial dos Homens Selinhos Terço de Jericó Tradição
Mostrar mais

Aviso

Olá irmãs e irmãos de fé! 
Paz e Bem! Nas postagens antigas, há diversas orações do antigo programa de rádio Momento de Fé, do Padre Marcelo Rossi. 
Todas estão no Marcador: 
Orações-Momento de Fé 

Este Blog não é do Padre Marcelo Rossi.
Para que sua mensagem chegue ao padre, você terá que acessar os sites dele: 

Ladainha aos corações de Jesus e Maria

Sagrados Corações de Jesus e Maria

Ladainha dos Sagrados Corações de Jesus e de Maria

Senhor, tende piedade de nós.
Jesus Cristo, tende piedade de nós.
Senhor, tende piedade de nós.

Coração de Jesus, Filho do Pai Eterno, tende piedade de nós.
Coração de Maria, Mãe do Filho de Deus, rogai por nós.

Coração de Jesus, formado pelo Espírito Santo, tende piedade de nós.
Coração de Maria, obra-prima do Espírito Santo, rogai por nós.

Corações unidos no amor e na dor, salvai-nos.
Corações inflamados de caridade e misericórdia, ouvi-nos.
Corações adoráveis e compassivos, tende compaixão de nós.

Coração Sacratíssimo de Jesus, reinai em nossos corações.
Coração Imaculado de Maria, triunfai no mundo inteiro.

Jesus e Maria, fazei que nossos corações sejam semelhantes aos vossos!

✦ Santos de Devoção (orações) ✦

São Miguel Arcanjo

São Miguel Arcanjo

São Bento

São José

Nossa Senhora de Fátima

N. Sra. de Fátima

Nossa Senhora das Graças

N. Sra. das Graças

Santo Antônio

Santo Antônio

São Francisco de Assis

São Francisco

São Pio de Pietrelcina

São Pio

São Bento

São Bento

São João Paulo II

São João Paulo II

Beato Carlo Acutis

Beato Carlo Acutis

Beato Carlo Acutis

»Do prefácio de S. Ex.ª Rev.ma Card. Angelo Comastri

"Estar sempre com Jesus, este é o meu projeto de vida".
Com estas poucas palavras, Carlo Acutis esboça a distinta característica de sua breve existência: viver com Jesus, por Jesus, em Jesus».


Pedidos de Oração no Site Oficial