GABRIELE AMORTH É CONSIDERADO POR MUITOS COMO O EXORCISTA MAIS FAMOSO DA IGREJA
Vandeville Eric/ABACA/EAST NEWS
Francisco Vêneto - publicado em 01/07/22
Produção começa em setembro e traz o astro Russell Crowe no papel do quase mítico pe. Gabriele Amorth
Embora haja registros escritos até mesmo na Sagrada Escritura sobre exorcismos realizados diretamente pelos apóstolos de Jesus Cristo, quando se fala em “exorcista” nos dias de hoje costuma vir à mente da maioria dos católicos bem informados um nome em particular: o do pe. Gabriele Amorth – que, portanto, é considerado por muitos como “o exorcista mais famoso da história da Igreja”, dado que praticamente todo o seu trabalho pastoral durante décadas foi dedicado a esse ministério.
De fato, o sacerdote italiano foi o principal exorcista do Vaticano e da diocese de Roma durante nada menos que 36 anos, até falecer em setembro de 2016, aos 91 anos.
Ao longo do seu ministério, ele enfrentou incontáveis “encontros” com o diabo durante os exorcismos, o que foi tema de inúmeras entrevistas concedidas pelo próprio exorcista a meios de comunicação do mundo inteiro.
Apesar dos aspectos sombrios envolvidos num ministério que combate diretamente a ação do mal sobre pessoas possuídas, o pe. Amorth era também reconhecido pelo grande senso de humor.
“O Exorcista do Papa”
A fama do pe. Amorth deverá crescer ainda mais com o lançamento de um novo filme a ser realizado pela produtora Screen Gems: “O Exorcista do Papa” (The Pope’s Exorcist), cujas filmagens começarão em setembro, na Irlanda.
Julius Avery, o diretor, se declara entusiasmado com o projeto e com o ator protagonista, o consagrado Russell Crowe (“Gladiador”).
Ainda não foram divulgados suficientes detalhes do roteiro para se saber de antemão se a produção respeitará o personagem histórico ou optará por distorções sensacionalistas para atrair espectadores.
Enquanto a obra não fica pronta, cabe recordar que não será a primeira que se propõe a retratar o pe. Amorth.
“O Diabo e o Padre Amorth”
Foi lançado em 2017 o documentário “O Diabo e o Padre Amorth”, produzido por William Friedkin, o mesmo diretor do icônico filme de ficção “O Exorcista”, adaptado em 1973 do romance homônimo de William Peter Blatty. Diferentemente do filme, o documentário registra um exorcismo verdadeiro realizado pelo próprio padre Amorth.
“O Diabo e o Padre Amorth” foi finalmente produzido após décadas de pedidos do cineasta ao exorcista para deixá-lo assistir a um dos exorcismos realizados por ele. Amorth considerava “O Exorcista” o seu filme favorito, porque, apesar de não ser totalmente preciso, havia chamado as atenções mundiais para esse ministério frequentemente mal compreendido.
William Friedkin se tornou amigo do padre Amorth, mas só conseguiu ser convidado por ele a testemunhar o seu trabalho em 2015. Como resultado, “O Diabo e o Padre Amorth” apresenta ao público o nono exorcismo realizado pelo sacerdote em uma mesma mulher que sofria possessões. O documentário dura 68 minutos.
Fonte: Aleteia
---
Comentários
Postar um comentário