Pe. Gabriel: não podemos negar Nossa Senhora para agradar aos protestantes

Nossa Senhora com lágrimas - fot. materiały wydawnictwa Rafael

Pe. Gabriel Vila Verde - publicado em 03/05/22

"Como vou poder dialogar com quem pensa diferente se não tenho a certeza do que creio? Uma Igreja sem convicções é como um barco à deriva"

Não podemos negar a Eucaristia, nem Nossa Senhora, nem qualquer outro fundamento da nossa fé católica para agradar aos protestantes, afirmou o pe. Gabriel Vila Verde.

O sacerdote brasileiro compartilhou em sua rede social uma reflexão muito objetiva sobre a necessidade de sermos autênticos em nossa fé se quisermos promover um genuíno diálogo com aqueles que não a abraçam: do contrário, perderíamos a identidade e não construiríamos a unidade.

Ele escreveu:

“Em nome do ecumenismo, podemos dialogar, estudar, meditar e, em algumas ocasiões, até rezar juntos, mas nunca omitir ou deturpar a nossa doutrina em nome da ‘unidade’. Por quê? Porque, dessa forma, não vai acontecer unidade, mas sim perda de identidade!

Como vou poder dialogar com quem pensa diferente se eu não tenho a certeza do que creio? Uma Igreja sem convicções é como um barco à deriva. O católico não pode abrir mão de sua fé em nome do ecumenismo. Seria negar 20 séculos de Igreja, seria trair os santos e mártires que morreram por ela, seria jogar no lixo 2.000 anos de história”.

Sobre a gravidade de negar Nossa Senhora, a Eucaristia ou qualquer dogma da nossa fé, o padre corroborou:

“Não se pode negar o dogma da transubstanciação para se aproximar dos luteranos. Nós cremos na Eucaristia e ponto final! Não podemos chamar a Virgem Maria de ‘nossa irmã’, ou evitar o termo ‘Nossa Senhora’ para agradar os protestantes. Maria é Mãe de Deus e Mãe da Igreja. Ela é Nossa Senhora e ponto! Se começarmos a abrir mão destas verdades, a Igreja será igual a um manequim: tem corpo, mas não tem rosto”.

Fonte: Aleteia
---

Comentários

Newsletter

Receba novos posts por e-mail:


Pesquisar este Blog