Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

Francisco aos crismandos: "Avante com a oração e a fraternidade"


O Papa citou um provérbio genovês em sua saudação aos jovens crismados e crismandos da diocese de Gênova em peregrinação em Roma: fez para incitá-los a insistir na oração para "preservar" a força do Espírito Santo que recebemos. Falou da Crisma como um dom e da importância de viver a fraternidade e ir em frente como uma comunidade na Igreja

Francesca Sabatinelli - Vatican News

"Dizem que a Confirmação é o sacramento do adeus, o jovem faz a Confirmação e deixa a Igreja, é verdade?" Francisco olha para os jovens, os crismandos e os crismados da diocese de Gênova, e os questiona, ele lhes pergunta se, uma vez chegados ao sacramento da confirmação, a possibilidade de deixar a Igreja seja verdadeira, mas o forte não da resposta de todos os jovens reunidos na praça em frente à Casa Santa Marta anima Francisco, porque, ele lhes explica, "é uma grande coisa permanecer":

Com a força da Crisma se vai em frente, se avança não só na Igreja, mas na própria vida, de cada um de nós, porque a Crisma nos prepara para nos tornarmos boas pessoas, bons cidadãos, bons cristãos. Avante com isto.

Quem que não chora, não mama

A crisma é um "dom", esclarece o Papa, que deve ser cuidado, que não deve ser fechado em uma gaveta, mas deve ser guardado no coração, "antes de tudo com a oração, pedindo ao Senhor que nos dê a força para ir adiante, para preservar esta força do Espírito Santo que todos nós recebemos. E rezar sempre porque o Senhor disse que, se você pedir, eu lhe darei". Porém muitas vezes, adverte Francisco, esquecemos de pedir e de rezar, então ele cita um provérbio genovês, “quem não chora não mama” para dizer que é necessário "rezar e insistir para que o Senhor nos escute e nos dê forças para seguir em frente".

A força da amizade e da generosidade

Francisco então falou aos jovens sobre a amizade, porque na Igreja se está em comunidade, tomando como exemplo a viagem que os levou a Roma, que é algo que "os ajudará a ir em frente". Dialogou com os jovens, o Papa, repetiu a eles "coragem e em frente", "oração e comunidade, vida comunitária", e fez com que entendessem, depois os lembrou de outra qualidade importante:

Ser generoso, a generosidade de nos entregarmos, cada um de nós, à comunidade, ao outro. Dizem que a generosidade não é uma virtude genovesa, não sei... Mas esta seria a generosidade do dinheiro: dizem que os genoveses são pão-duros; eu também tenho sangue genovês por parte de mãe, entendo bem... Mas generosos, sempre generosos. Ajudar os outros e viver em comunidade. Oração, indo em frente em comunidade e generosidade.

O Papa despediu-se dos jovens, pedindo novamente desculpas, como fez no início de seu discurso, pelo atraso de 35 minutos para chegar ao encontro, e os cumprimentou com uma oração a Nossa Senhora e um convite para seguir em frente como irmãos e como bons amigos.

21 maio 2022


---

Comentários

Receba Notícias do Blog em seu E-mail

Receba novos posts por e-mail:

Postagens Mais Visitadas do Mês

Beato Carlo Acutis

Clique na imagem para visualizar a oração


***
»Do prefácio de S. Ex.ª Rev.ma Card. Angelo Comastri

"Estar sempre com Jesus, este é o meu projeto de vida".
Com estas poucas palavras, Carlo Acutis esboça a distinta característica de sua breve existência:
viver com Jesus, por Jesus, em Jesus».


Pedidos de Oração no Site Oficial

Postagens mais visitadas

Avisos

Olá irmãs e irmãos de fé! Paz e Bem!

Nas postagens antigas há diversas orações, do antigo programa de rádio Momento de Fé do Padre Marcelo Rossi.

Todas estão no Marcador "Orações-Momento de Fé".

Este Blog não é do Padre Marcelo Rossi; para que sua mensagem chegue ao padre, você terá que acessar os sites dele :

1) Padre Marcelo Rossi


2) Facebook Padre Marcelo Rossi


Obrigada - Adriana dos Anjos/Devoção e Fé Blog