Cantalamessa: Eucaristia, sacramento da não-violência

"Graças a Eucaristia, o “não” absoluto de Deus à violência, pronunciado na Cruz, é mantido vivo ao longo dos séculos" (Cardeal Raniero Cantalamessa)  (Vatican Media)

As pregações da Quaresma do cardeal Raniero Cantalamessa versam sobre a Eucaristia. Em entrevista ao L'Osservatore Romano, o pregador da Casa Pontifícia explica as razões que o levaram à escolha deste tema. "A Eucaristia pode certamente favorecer a paz, mas pressupõe a fé. Ela favorece a paz na medida em que oferece ao crente um motivo transcendente (e uma ajuda!) para lutar pela paz e contra a violência que tem na guerra a sua manifestação mais destrutiva."

por Nicola Gori

A Eucaristia certamente favorece a paz, mas pressupõe a fé, porque Cristo venceu a violência. São de grande atualidade as palavras do cardeal Raniero Cantalamessa, pregador da Casa Pontifícia, nesta entrevista ao "L'Osservatore Romano". O purpurado capuchinho explica a escolha do tema «"Tomai e comei: este é o meu corpo" - Uma catequese mistagógica sobre a Eucaristia"» para as pregações da Quaresma, que terão lugar às 9 horas, nas sextas-feiras 11, 18, 25 de março e 1, 8 de abril, na Sala Paulo VI.

Por que a escolha da Eucaristia?

Algumas Igrejas locais e nacionais (por exemplo a dos Estados Unidos da América) decidiram dedicar o presente ano a uma catequese especial sobre a Eucaristia, em vista de um desejado renascimento eucarístico na Igreja Católica. Pareceu-me uma decisão oportuna e um exemplo a seguir, talvez tocando em alguma área geralmente negligenciada. Mas há um motivo menos ocasional do que este que descrevi no programa impresso das minhas próximas pregações. A Eucaristia está no centro de cada tempo litúrgico, da Quaresma não menos do que dos outros tempos. É o que celebramos todos os dias, a Páscoa diária. Cada pequeno progresso na sua compreensão traduz-se em progresso na vida espiritual da pessoa e da comunidade eclesial. É um tema sobre o qual realmente se deveria falar, como diz Paulo, ""oportuna e inoportunamente" (2Tm 4, 2), ou seja, sempre. É um tema sempre atual, precisamente porque não é um "tema", mas uma pessoa e uma presença: Cristo morto e ressuscitado que renova a cada dia o acontecimento que nos salvou.

Quanto a pandemia de Covid-19 incidiu na preparação das meditações?

Durante o período mais agudo, em 2020, fiquei fortemente impressionado - e comigo penso que muitos outros - pelo que significava assistir todas as manhãs à Santa Missa celebrada pelo Papa Francisco na Santa Marta pela televisão. Com as poucas palavras inspiradas que o acompanhavam, era realmente a luz no fim do túnel, o sol por trás das nuvens. Compreendi que falar da Eucaristia em tempo de pandemia - e agora, por acréscimo, em meio aos rumores de guerra - não é um abstrair-se da realidade, mas sim olhar para ela de um ponto de vista mais elevado e menos contingente, livre daquela que um Salmo chama "a briga das línguas maldizentes" (Sl 31, 21).

O que se entende por enlevo eucarístico?

Esta bela expressão remonta a São João Paulo II que a utilizou na Encíclica Ecclesia de Eucharistia (A Igreja na sua relação com a Eucaristia) de 17 de abril de 2003. Ele disse entre outras coisas: "Há, no evento pascal e na Eucaristia, que a tornou presente ao longo dos séculos, uma "capacidade" verdadeiramente enorme, na qual está contida toda a história, como recipiente da graça da redenção... Desejo despertar este enlevo eucarístico com esta Carta Encíclica "(nº 5-6).

O que é o enlevo eucarístico? É mais fácil intuí-lo do que expressá-lo, porque é um sentimento, não uma ideia. Podemos dizer: é a capacidade de não subestimar a Eucaristia e sua celebração; não a reduzir a uma prática piedosa, ainda que a mais importante, ou a um rito que se repete sempre da mesma forma. O enlevo eucarístico é a fé em seu mais alto grau: fé expectante (fide qua, diz-se na teologia), não apenas fé crida (fides quae). Os poetas crentes têm o poder de exprimir os mistérios da fé de uma forma diferente, por vezes paradoxal, mas precisamente por isso preciosas. Eis como Paul Claudel traduz o enlevo eucarístico em termos poéticos: "Oh meu Deus, esta coisa é muito maior do que nós: fique claro que Tu és o único responsável por essa enormidade" (Hymne du Saint Sacrement). A Eucaristia é verdadeiramente, em sentido literal, uma “enormidade”, algo que vai além de tudo o que o homem considera “normal” no agir de Deus com o homem. Não é somente um mistério que não pode ser entendido; é também um mistério que nunca deixaremos de compreender.

A Eucaristia pode facilitar a paz?

A Eucaristia pode certamente favorecer a paz, mas pressupõe a fé. Ela favorece a paz na medida em que oferece ao crente um motivo transcendente (e uma ajuda!) para lutar pela paz e contra a violência que tem na guerra a sua manifestação mais destrutiva. Cristo venceu a violência, não opondo a ela uma violência maior, mas suportando-a e expondo toda a sua injustiça e inutilidade. Ele inaugurou um novo gênero de vitória que Santo Agostinho resumia em três palavras: "Victor quia vitima": vencedor porque vítima. Ressuscitando-o dos mortos, o Pai declarou, de uma vez por todas, de que lado está a verdade e a justiça e de que parte o erro e a mentira.

O debate de algumas décadas atrás sobre "violência e sagrado", suscitado (e resolvido de maneira cristã!) por René Girard nos ajudou a compreender uma nova dimensão da Eucaristia. Graças a ela, o “não” absoluto de Deus à violência, pronunciado na Cruz, é mantido vivo ao longo dos séculos. A Eucaristia é o sacramento da não-violência! Ao mesmo tempo, ela aparece-nos, positivamente, como o "sim" de Deus às vítimas inocentes, o lugar onde todos os dias o sangue derramado na terra se une ao de Cristo que clama a Deus "com mais eloquência que o sangue de Abel" (Hb 12, 24). Mesmo isso derramou nos dias de hoje na Ucrânia atormentada!

11 março 2022

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Senhor, tende piedade de nós.

Coração de Jesus, Filho do Pai Eterno, tende piedade de nós.
Coração de Maria, Mãe do Filho de Deus, rogai por nós.

Coração de Jesus, formado pelo Espírito Santo, tende piedade de nós.
Coração de Maria, obra-prima do Espírito Santo, rogai por nós.

Corações unidos no amor e na dor, salvai-nos.
Corações inflamados de caridade e misericórdia, ouvi-nos.
Corações adoráveis e compassivos, tende compaixão de nós.

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