Pular para o conteúdo principal

Post Recente em Destaque

Arquidiocese de Curitiba repudia ‘comportamentos invasivos, desrespeitosos e grotescos’ na Igreja do Rosário


7 de fevereiro de 2022
Por Redação

Manifestantes entraram no templo durante protesto contra recentes mortes de homens negros no Brasil

A Arquidiocese de Curitiba divulgou na segunda-feira, 7, uma nota, assinada por seu Arcebispo, Dom José Antonio Peruzzo, na qual se posiciona sobre o episódio ocorrido na tarde do sábado, 5, na Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos de São Benedito, no centro da capital paranaense.

Na ocasião, um grupo se reuniu no Largo da Ordem, em frente ao templo, para protestar contra os recentes assassinatos de dois homens negros no Rio de Janeiro: o repositor de supermercados Durval Teófilo Filho, de 38 anos, morto a tiros por um vizinho na cidade de São Gonçalo; e o imigrante congolês Moïse Kabagambe, 24, morto a mando do dono de um quiosque para quem ele trabalhava na capital fluminense.

A morte do congolês gerou comoção nacional. No sábado, 5, ocorreram em protestos em diferentes partes do Brasil, incluindo o feito em Curitiba. Anteriormente, no dia 3, a Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Sociotransformadora da CNBB, a Rede CLAMOR Brasil e a Rede Solidária para Migrantes e Refugiados (RedeMiR) emitiram uma nota, pedindo por justiça diante do episódio.

Na nota dilvulgada na segunda-feira, a Arquidicese de Curitiba detalha que o protesto em frente à Igreja do Rosário, construída por negros e inaugurada em 1737, teve início “no mesmo horário da celebração da missa. Solicitados a não tumultuar o momento litúrgico, lideranças do grupo [que protestava] instaram a comportamentos invasivos, desrespeitosos e grotescos”.

Embora pondere que a questão racional no Brasil “ainda requer muita reflexão e análises honestas, que promovam políticas públicas com vistas a contemplar a igualdade dos direitos de todos”, a Arquidiocese lembra que “não é menos verdadeiro que a justiça e a paz nunca serão alcançados com destemperos ou impulsividades desequilibradas”.

A Arquidiocese enfatiza: “Infelizmente, o que houve no último sábado foram agressividades e ofensas. É fácil ver quem as estimulou. A posição da Arquidiocese de Curitiba é de repúdio ante a profanação injuriosa. Também a Lei e a livre cidadania foram agredidas. Por outro lado, não se quer ‘politizar’, ‘partidarizar’ ou exacerbar as reações. Os confrontos não são pacificadores. O que se quer agora é salvaguardar a dignidade da maravilhosa, e também dolorosa, história daquele Templo”.

Em vídeos divulgados nas redes sociais, é possível ver o momento em que os manifestantes adentram o templo, e já em seu interior dizem tanto palavras contra o racismo quanto de cunho político, fazendo críticas ao presidente Jair Bolsonaro. Nas imagens são visíveis bandeiras de partidos políticos, como o PCB.

Reprodução do facebook do vereador Renato Freitas

Um dos articuladores da manifestação do sábado, em Curitiba, foi o vereador Renato Freitas (PT). Questionado pelo site Bem Paraná a respeito do ocorrido, o parlamentar argumentou que “durante o ato, um diácono responsável pela igreja, solicitou que os manifestantes fossem para outro local, sob a justificativa de que o ato não deveria coincidir com a saída dos religiosos da missa que havia se encerrado. Como parte simbólica da manifestação, entramos juntos na Igreja que estava vazia, de forma pacífica”.

Em desagravo à invasão do templo, haverá no sábado, 12, às 17h, na Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos de São Benedito, no centro de Curitiba, uma santa missa e um ato pela paz, conforme consta no facebook da Igreja, no qual é pedido aos participantes que levem uma rosa e um lenço branco.

Fontes: Arquidiocese de Curitiba e jornal Bem Paraná


---

Comentários

Receba Notícias do Blog em seu E-mail

Receba novos posts por e-mail:

Postagens Mais Visitadas do Mês

Beato Carlo Acutis

Clique na imagem para visualizar a oração


***
»Do prefácio de S. Ex.ª Rev.ma Card. Angelo Comastri

"Estar sempre com Jesus, este é o meu projeto de vida".
Com estas poucas palavras, Carlo Acutis esboça a distinta característica de sua breve existência:
viver com Jesus, por Jesus, em Jesus».


Pedidos de Oração no Site Oficial

Postagens mais visitadas

Avisos

Olá irmãs e irmãos de fé! Paz e Bem!

Nas postagens antigas há diversas orações, do antigo programa de rádio Momento de Fé do Padre Marcelo Rossi.

Todas estão no Marcador "Orações-Momento de Fé".

Este Blog não é do Padre Marcelo Rossi; para que sua mensagem chegue ao padre, você terá que acessar os sites dele :

1) Padre Marcelo Rossi


2) Facebook Padre Marcelo Rossi


Obrigada - Adriana dos Anjos/Devoção e Fé Blog