Pular para o conteúdo principal

Post Recente em Destaque

Pandemia causou queda persistente na participação na Missa

MASS    wideonet | Shutterstock

J-P Mauro - publicado em 15/11/21
atualizado em 15/11/21

Uma pesquisa recém-divulgada mostra uma queda preocupante no números de participantes nas missas e também queda nas doações

Uma pesquisa do Pillar Catholic revelou a queda persistente no número de participantes das missas, mesmo agora que praticamente já não há mais restrições pela pandemia. De acordo com a mais recente “Pesquisa sobre Atitudes e Práticas Religiosas”, o número de católicos que afirmam participar da missa toda semana caiu 14% nos EUA. Esse número se reflete quase diretamente nas coletas semanais, que caíram 12%.

Presença na igreja

Antes da pandemia, uma pesquisa de 2019 revelou que 41% dos católicos afirmaram participar da missa semanalmente. Nesse mesmo ano, outros 41% responderam que iam à missa com menos frequência, variando entre duas a três vezes por mês. Por outro lado, 18% dos entrevistados disseram que já não frequentavam a missa antes da pandemia.

A recente pesquisa do PillarCatholic indica que agora a participação na missa semanal está em 36%. O número de participantes menos assíduos chega a 35%. E 29% dizem que não participam da missa.

O Pillar Catholic observou que, embora a mudança de números possa não parecer tão acentuada, a mudança no último grupo é preocupante. Ou seja, o salto de 18% para 29% dos que não vão à missa representa um aumento de 62% dessa tendência negativa. Isso representa um desafio o enorme para as paróquias.

Demografia

No que diz respeito à demografia da queda na participação, a pesquisa algo surpreendente. Em média, descobriu-se que os mais idosos estão entre os que pararam de ir à igreja. Atualmente, a idade média dos frequentadores semanais da missa é de 46 anos, enquanto a idade média daqueles que dizem ter parado de ir é de 50 anos. 

Não está claro quais fatores levaram a essa mudança de tendência, já que as gerações mais velhas eram as mais fervorosas participantes, de acordo com as pesquisas anteriores.

Confissão é fundamental

Uma descoberta interessante da pesquisa foi a relação entre a frequência semanal à igreja e o sacramento da Reconciliação. 50% dos católicos que frequentam regularmente a missa afirmam se confessar pelo menos uma vez por mês. Da metade que se confessa regularmente, 85% disseram ter retornado à missa semanal. Por outro lado, apenas 56% daqueles que não se confessam regularmente voltaram à participação semanal na missa.

Fonte: Aleteia
---

Comentários

Receba Notícias do Blog em seu E-mail

Receba novos posts por e-mail:

Postagens Mais Visitadas do Mês

Beato Carlo Acutis

»Do prefácio de S. Ex.ª Rev.ma Card. Angelo Comastri

"Estar sempre com Jesus, este é o meu projeto de vida".
Com estas poucas palavras, Carlo Acutis esboça a distinta característica de sua breve existência:
viver com Jesus, por Jesus, em Jesus».


Pedidos de Oração no Site Oficial

Postagens mais visitadas

Avisos

Olá irmãs e irmãos de fé! Paz e Bem!

Nas postagens antigas há diversas orações, do antigo programa de rádio Momento de Fé do Padre Marcelo Rossi.

Todas estão no Marcador "Orações-Momento de Fé".

Este Blog não é do Padre Marcelo Rossi; para que sua mensagem chegue ao padre, você terá que acessar os sites dele :

1) Padre Marcelo Rossi


2) Facebook Padre Marcelo Rossi


Obrigada - Adriana dos Anjos/Devoção e Fé Blog