Pular para o conteúdo principal

Post Recente em Destaque

Filme sobre frei Damião estreia nos cinemas do Brasil


REDAÇÃO CENTRAL, 05 nov. 21 / 02:23 pm (ACI).- Estreou na quinta-feira, 4 de novembro, nos cinemas do Brasil o filme “Frei Damião – O Santo do Nordeste”. O documentário em longa-metragem conta a história do capuchinho que evangelizou o Nordeste brasileiro e teve suas virtudes heroicas reconhecidas pelo papa Francisco em 2019, sendo agora chamado de venerável. Para o postulador da causa de beatificação, frei Jociel Gomes, a obra busca “salvaguardar a memória de frei Damião” e também “transmiti-la às novas gerações”.

O filme é produzido pela Fábrica Estúdios, com roteiro de Nadezhda Bezerra e direção de Deby Brennand. A produção contou com a consultoria do postulador da causa de beatificação, frei Jociel Gomes, da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos. A obra traz imagens inéditas das peregrinações de frei Damião pelo Nordeste, gravadas entre as décadas de 1970 e 1990 por frei Fernando Rossi, que costumava acompanhá-lo. Além disso, conta com depoimentos e dramatizações de alguns episódios da vida do capuchinho.

“Frei Damião – O Santo do Nordeste” fez sua pré-estreia no Festival Cine PE, em 2019. A estreia no circuito comercial estava prevista para março do ano passado, mas foi adiada por causa das medidas de combate à pandemia de covid-19 impostas. “Estou muito feliz, principalmente porque o lançamento ocorre na véspera do aniversário de Frei Damião”, disse ao site ‘Folha PE’ a diretora Deby Brennand. Hoje, 5 de novembro, o capuchinho completaria 123 anos.

Em entrevista a ‘Vatican News’, frei Jociel Gomes disse que “quem for ao cinema terá a oportunidade de ver a história de um homem que deixou tudo para trás, inclusive sua própria pátria, em busca de um ideal, neste caso, a causa do Reino de Deus, a evangelização”.

Frei Damião nasceu em Bozzano, na Itália, em 5 de novembro de 1898, tendo recebido o nome de Pio Gianotti. Aos 13 anos, ingressou no Seminário Seráfico de Camigliano, da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos. Em julho de 1915, emitiu os primeiros votos e recebeu o nome de frei Damião de Bozzano. Mas, precisou interromper os seus estudos de Filosofia após ser convocado, em setembro de 1918, para o serviço militar na Primeira Guerra Mundial. Retornou ao convento ao fim da guerra e emitiu sua profissão perpétua. Foi ordenado sacerdote em 25 de agosto de 1923, em Roma.

Em 1931, foi enviado ao Brasil e se estabeleceu no convento Nossa Senhora da Penha, em Recife (PE). Depois, foram 66 anos dedicados às santas missões, que eram uma semana missionária, em que ele se dedicava a proclamar a Palavra de Deus em uma cidade. Frei Damião fazia sermões, catequeses, visita aos doentes, aos presos. Além disso, atendia confissões por mais de 12 horas por dia.

Com os anos, adquiriu uma deformação na coluna que o deixou encurvado, provocando dificuldades na fala e na respiração. Frei Damião morreu em 31 de maio de 1997, aos 98 anos. Seu corpo foi enterrado na capela de Nossa Senhora das Graças, de quem era devoto, no convento São Félix, em Recife.

“Foi um homem de Deus, um homem de virtudes e um frade do povo”, disse frei Jociel Gomes. “Nós carecemos hoje de referenciais e frei Damião é um grande referencial da nossa fé cristã, da prática das virtudes cristãs. Ver o filme é conhecer ainda mais a história desse homem e poder renovar a nossa fé e a nossa esperança”, acrescentou.

Para conferir as cidades onde o filme “Frei Damião – O Santo do Nordeste” está em exibição, basta acessar AQUI.


---

Comentários

Receba Notícias do Blog em seu E-mail

Receba novos posts por e-mail:

Postagens Mais Visitadas do Mês

Beato Carlo Acutis

»Do prefácio de S. Ex.ª Rev.ma Card. Angelo Comastri

"Estar sempre com Jesus, este é o meu projeto de vida".
Com estas poucas palavras, Carlo Acutis esboça a distinta característica de sua breve existência:
viver com Jesus, por Jesus, em Jesus».


Pedidos de Oração no Site Oficial

Postagens mais visitadas

Avisos

Olá irmãs e irmãos de fé! Paz e Bem!

Nas postagens antigas há diversas orações, do antigo programa de rádio Momento de Fé do Padre Marcelo Rossi.

Todas estão no Marcador "Orações-Momento de Fé".

Este Blog não é do Padre Marcelo Rossi; para que sua mensagem chegue ao padre, você terá que acessar os sites dele :

1) Padre Marcelo Rossi


2) Facebook Padre Marcelo Rossi


Obrigada - Adriana dos Anjos/Devoção e Fé Blog