Pular para o conteúdo principal

Post Recente em Destaque

As revelações de Nossa Senhora e o novo filme sobre Fátima

FATIMA
Immaculate | Shutterstock

Prof. Felipe Aquino - publicado em 21/10/21

Filme "Fátima: a história de um milagre" nos remete às formas de Nossa Senhora se manifestar na história da Igreja

Há muitas maneiras de Deus se comunicar conosco, usando as nossas faculdades racionais. Da mesma forma os anjos e Nossa Senhora. No campo sobrenatural não há limites para as ações de Deus já que para Ele tudo é possível. Os autores sagrados da Bíblia, como os Profetas do Antigo Testamento, recebiam as mensagens de Deus pela inspiração sobrenatural, que consiste na iluminação da inteligência para que o autor sagrado (hagiógrafo) revelasse verdades religiosas sem erro, dentro do seu contexto social e literário. 

Santos

Santa Joana D´Arc, por exemplo, nas revelações que recebia, ouvia apenas “vozes” que ela dizia serem de São Miguel Arcanjo, de Santa Catarina de Alexandria e de Santa Margarida de Antioquia. Além disso recebia orientações de Deus, durante a sua missão de libertar a França da Inglaterra na guerra dos Cem Anos, apenas em forma de locução interior. Esta locução pode ser apenas o vidente ouvir uma voz no seu interior, ou um pensamento inspirado, como também receber uma imagem que lhe revele a vontade de Deus, da Virgem Maria ou de algum Santo ou Anjo.

São José recebia as revelações de Deus mediante os sonhos, como contam São Lucas e São Mateus. São João Bosco recebia as mensagens de Deus e da Virgem Maria em muitos sonhos. Há um livro publicado nos EUA que contam 50 sonhos proféticos de Dom Bosco.

Santa Teresa de Ávila, conta em seu Livro da Vida, que quando rezava pelas almas do purgatório, ao receber a Eucaristia, via algumas dessas almas deixando o Purgatório e indo para o céu. Trata-se de uma visão e não aparição. Há santos que receberam visitas de almas do Purgatório pedindo orações de sufrágio; isto mostra que a alma, embora espiritual, por permissão e poder de Deus possa se tornar visível ao santo, ou gerar na sua mente uma imagem.

Formas variadas

As formas de Nossa Senhora se revelar são muito variadas. Em nossos dias temos notícias de revelações de Nossa Senhora de muitas formas diferentes, inclusive, há imagens que choram lágrimas ou sangue. Um caso especial é da chamada Nossa Senhora do Mel, que dela emana sal, óleo e mel. Algo que a ciência não sabe explicar. O sentido do sal pode ser para nos lembrar que o cristão deve ser o “sal da terra”; o óleo pode ser para nos lembrar que recebemos a unção do Batismo e da Crisma, o mel pode talvez significar a doçura e o amor de Nossa Senhora por seus filhos.

Na aparição do Arcanjo Gabriel a Nossa Senhora, a ideia que temos do relato bíblico de São Lucas é que a Virgem Maria viu o Anjo e conversou com ele como se fosse uma pessoa presente diante dela. Ela lhe faz perguntas e recebe responde. O texto de São Lucas diz que: “Entrando, o Anjo disse-lhe: “Ave, cheia de graça”. Isto mostra que o Arcanjo se apresentou de uma forma visível para Maria. 

Videntes de Fátima

Pelos relatos da Irmã Lucia, vidente de Fátima, as crianças recebiam as mensagens de Nossa Senhora de maneiras diferentes. Lucia, via, ouvia e falava com Nossa Senhora, parece uma comunicação mais completa por ser ela a porta voz das Aparições durante sua longa vida; ela viveu mais do que Jacinta e Francisco, que morreram muito cedo. Certamente essa forma de revelação com Lúcia foi mais completa para que ela melhor se inteirasse das mensagens e pudesse depois retratá-las com mais segurança.

Por outro lado, Jacinta, com 7 anos, via e ouvia Nossa Senhora. Penso que assim se deu com ela tendo em vista o que ela deveria comunicar das mensagens da Virgem. Francisco, com 8 anos, apenas via mas não ouvia as mensagens. Não é fácil explicar porque isso acontecia, mas certamente Nossa Senhora tinha algum propósito nisso de acordo com a missão que Francisco deveria desempenhar. Francisco morreu com 11 anos e Jacinta com 10 anos.

As revelações acontecem de três maneiras

Para ilustrar um pouco mais este assunto, e podermos entender melhor as formas em que as aparições e revelações podem acontecer, coloco adiante alguns ensinamentos do famoso teólogo francês Adolphe Tanquerey (1854 – 1932), sacerdote, Doutor em Direito Canônico e Teologia Dogmática, em seu “Compêndio de Teologia Ascética e Mística” (Livraria Apostolado da Imprensa, Porto, Portugal, 6ª ed. 1961, pg. 715-716). 

Este mestre ensina que as revelações acontecem de três maneiras: “visões, palavras sobrenaturais e toques divinos”.

A – As visões são percepções sobrenaturais de um objeto invisível para o homem. São revelações quando descobrem verdades ocultas. As visões podem ser sensíveis, imaginárias ou intelectuais. As visões sensíveis (ou corporais) que são chamadas de aparições, são as que os sentidos percebem uma realidade invisível ao homem. O objeto pode ser material ou espiritual.

As visões imaginárias são as produzidas na imaginação por Deus ou pelos anjos na vigília ou no sono.

As visões intelectuais são aquelas em que o espírito percebe uma verdade espiritual, sem formas sensíveis, como a visão que Santa Teresa teve da Santíssima Trindade, onde as Três Pessoas mostraram–se distintas, mas numa só natureza.

B– As palavras sobrenaturais são manifestações do ensinamento divino que se fazem ouvir aos sentidos externos ou internos, ou diretamente na Inteligência.

C– Os toques divinos são sentimentos espirituais muito agradáveis, impressos na vontade por uma espécie de contato divino, acompanhados de viva iluminação da inteligência. Há toques divinos ordinários. 

Tendo em vista a exibição do filme nos cinemas: “Fátima, a história de um milagre”, dúvidas como estas podem surgir na cabeça dos católicos. São muitos detalhes que envolvem todo o mistério das aparições de Nossa Senhora de Fátima, coisas que nem mesmo conseguimos explicar, no entanto, o que deve pesar mais em nossos corações é o verdadeiro sentido das mensagens que Nossa Senhora quis nos revelar.

O filme “Fátima: a história de um milagre” está em exibição nos cinemas do Brasil.

Fonte: Aleteia
---

Comentários

Receba Notícias do Blog em seu E-mail

Receba novos posts por e-mail:

Postagens Mais Visitadas do Mês

Beato Carlo Acutis

»Do prefácio de S. Ex.ª Rev.ma Card. Angelo Comastri

"Estar sempre com Jesus, este é o meu projeto de vida".
Com estas poucas palavras, Carlo Acutis esboça a distinta característica de sua breve existência:
viver com Jesus, por Jesus, em Jesus».


Pedidos de Oração no Site Oficial

Postagens mais visitadas

Avisos

Olá irmãs e irmãos de fé! Paz e Bem!

Nas postagens antigas há diversas orações, do antigo programa de rádio Momento de Fé do Padre Marcelo Rossi.

Todas estão no Marcador "Orações-Momento de Fé".

Este Blog não é do Padre Marcelo Rossi; para que sua mensagem chegue ao padre, você terá que acessar os sites dele :

1) Padre Marcelo Rossi


2) Facebook Padre Marcelo Rossi


Obrigada - Adriana dos Anjos/Devoção e Fé Blog