Educar para valores e o sentido da vida: a questão do suicídio

Mãos estendidas 

O mês de setembro é dedicado a Prevenção ao Suicídio! A campanha Setembro Amarelo é organizada pela ABP – Associação Brasileira de Psiquiatria, em parceria com o CFM – Conselho Federal de Medicina, desde 2014.

Robson Ribeiro de Oliveira Castro Chaves – Professor e Teólogo

A construção de relações saudáveis em nossas vidas é algo essencial para que sejamos pessoas em constante diálogo e comprometidas com a vida de todos. Pensar neste aspecto, sempre observou a construção de uma sociedade que se compromete com todos e suas dores.
O mês de setembro é dedicado a Prevenção ao Suicídio! A campanha Setembro Amarelo é organizada pela ABP – Associação Brasileira de Psiquiatria, em parceria com o CFM – Conselho Federal de Medicina, desde 2014.

Diante de uma realidade de grandes desafios e constantes problemas, a pandemia do COVID-19, vivenciada pelo mundo inteiro, já fez milhares de vítimas. Não podemos menosprezar o número de mortos; são vidas humanas abreviadas pela COVID-19. Essa realidade é, acima de tudo, um caminho que exige cuidado, zelo ético pelos que mais sofrem.

É possível encontrar pesquisas que apontam que uma a cada 4 crianças e adolescentes teve sinais de ansiedade e depressão na pandemia (Fonte: Agência Câmara de Notícias). Essa realidade é complexa e ainda cara para a sociedade que trata a depressão como algo se importância e sem nenhum tipo de tratamento.

As frustrações com a vida, a falta de perspectiva, principalmente em tempos tão difíceis e desafiadores colaboram com o sentimento de não pertencimento, a pressão social pela perfeição e depois problemas, como a depressão. São muitos os fatores que podem explicar o aumento dos suicídios entre os adolescentes e jovens. Por isso é preciso compreender que são os vínculos sociais que dão força a cada um e cada uma.

A realidade da família na construção social atual é algo importante. Nossos avós, em grande parte, não tivera juventude: viveram a infância, logo começaram a trabalhar, sustentavam uma casa e com 20 anos, ou menos, já estavam se preparando para o casamento, principalmente pela precariedade econômica, além de uma formação familiar com um grande número de filhos.

Com o advento da modernidade e a transformação social na segunda metade do século XX, é possível observar a transformação familiar. A constituição familiar mudou, hoje é menor e, por diversas realidades menos convívio social e a escassez de vínculos solidificados em realidades concretas. De fato, nesta construção a solidão que pode comprometer adolescentes e jovens só se rompe em um lugar: a escola.

Para tanto, pensar nesta construção escolar, é preciso compreender as necessidades que adolescentes e jovens passam. Contudo, é preciso aproximar professores e alunos para que seja fecunda a interação e, acima de tudo, identificar sinais de alerta. Esta realidade é um caminho para esta construção, outra questão é a formação de todos na escola para poder assessorar adolescentes e jovens. Por isso é necessário uma interação entre pais, professores, gestores e estudantes para traçar metas e organizar ações preventivas, além de saber como acolher certos casos de depressão que podem levar o indivíduo ao suicídio. Ações de acolhimento e escuta dos alunos podem prevenir casos de depressão e extremos, como o suicídio.

Para compreender a construção desta realidade é importante ressaltar que a escola não pode se comprometer sozinha, nem agir sozinha em qualquer contexto vinculado ao suicídio. É necessário comprometer e conscientizar as famílias sobre a importância do tema e o zelo com a saúde de adolescentes e jovens.

Aqui retomo um tema que trata sobre a Educação Integral do Indivíduo e sua real importância para a construção de seres humanos, mais humanos. A Educação Integral deve ser assumida por todos e por todas, principalmente com o foco no processo formativo de crianças, jovens e adultos. Tudo isso deve ocorrer em uma grande sintonia para colaborar nos processos de aprendizagens que atuam dentro e fora da escola, nas casas e em todos os locais, colaborando assim na formação integral do ser humano.

Assim, a escola deve promover e oferecer uma educação integral que ajude crianças, adolescentes e jovens a identificar suas fragilidades, questões emocionais e, acima de tudo, conhecer a si e às realidades sociais inseridas. Com este cenário é urgente capacitar professores e gestores para colaborar na formação humana de cada indivíduo e que esses tenham condições de trabalhar suas emoções desde cedo e, se for o caso, identificar alguns sinais do seu corpo com relação à depressão e possíveis concepções suicidas.

Para tanto, é na adolescência que se estrutura a identidade e a real importância da convivência. É preciso se atentar para a percepção dos problemas apresentados. Mudanças bruscas de comportamento como: mau humor, alterações de sono e agressão verbal, são alguns dos sintomas que devem alertar nossa questão para seguir em frente.

É preciso ser coerente e não culpar a pandemia pelos problemas de depressão e suicídio entre adolescentes e jovens. A saúde mental dos cada membro da sociedade já estava em declínio antes da pandemia. A pandemia comprometeu as relações humanas. Diante do isolamento social e o fechamento das escolas dando maior abertura para as aulas on-line. Neste contexto as crianças perderam as interações com os demais colegas.

Com esta realidade e as grandes transformações trazidas pela pandemia, agravou os sintomas de depressão. A quebra de rotinas já consolidadas na vida de cada indivíduo comprometeu o bem-estar, principalmente por conta da ausência de convívio social, tão importante para o desenvolvimento social dos indivíduos.

Por isso, a proposta de uma educação integral que zele pelo bem dos indivíduos é “é um dos caminhos mais eficazes para humanizar o mundo e a história”, como afirma o Papa Francisco ao lançar o Pacto Educativo Global, propondo ao mundo todo uma aliança em prol de uma educação inclusiva e atenta aos problemas atuais.

E ele continua ao afirmar que a construção de nova realidade educacional mais amorosa e comprometida: “A educação é, sobretudo, uma questão de amor e responsabilidade que se transmite, ao longo do tempo, de geração em geração. Por conseguinte, a educação apresenta-se como o antídoto natural à cultura individualista.”

Por fim, pensar em uma abordagem integral dos indivíduos na escola e a preocupação com os problemas relacionados ao suicídio. Para tanto, a Educação Integral é aquela que entende que a educação deve garantir o desenvolvimento dos sujeitos em todas as suas dimensões: intelectual, física, emocional, social e cultural, além de governos e lideres promoverem uma educação de qualidade para todos. Mas não somente isso, também deve promover e construir uma sociedade comunicativa e, de forma coletiva, dialogar com todas as faixas etárias além de corroborar com a comunidade local.

23 setembro 2021

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Senhor, tende piedade de nós.
Jesus Cristo, tende piedade de nós.
Senhor, tende piedade de nós.

Coração de Jesus, Filho do Pai Eterno, tende piedade de nós.
Coração de Maria, Mãe do Filho de Deus, rogai por nós.

Coração de Jesus, formado pelo Espírito Santo, tende piedade de nós.
Coração de Maria, obra-prima do Espírito Santo, rogai por nós.

Corações unidos no amor e na dor, salvai-nos.
Corações inflamados de caridade e misericórdia, ouvi-nos.
Corações adoráveis e compassivos, tende compaixão de nós.

Coração Sacratíssimo de Jesus, reinai em nossos corações.
Coração Imaculado de Maria, triunfai no mundo inteiro.

Jesus e Maria, fazei que nossos corações sejam semelhantes aos vossos!

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Beato Carlo Acutis

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»Do prefácio de S. Ex.ª Rev.ma Card. Angelo Comastri

"Estar sempre com Jesus, este é o meu projeto de vida".
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