Pular para o conteúdo principal

Post Recente em Destaque

Bispo de Rio Preto renuncia após vazamento de vídeo íntimo

Dom Tomé Ferreira da Silva / Foto: Facebook Diocese de São José do Rio Preto

SÃO PAULO, 18 ago. 21 / 12:12 pm (ACI).- O bispo de São José do Rio Preto (SP), dom Tomé Ferreira da Silva, renunciou após o vazamento de um vídeo íntimo seu na sexta-feira, 13 de agosto. O pedido de renúncia foi aceito pelo papa Francisco nesta quarta-feira, quando também nomeou como administrador apostólico dom Moacir Silva, arcebispo de Ribeirão Preto.

“A Nunciatura Apostólica informa que o Santo Padre aceitou hoje o pedido de renúncia ao governo pastoral da Diocese de São José do Rio Preto, apresentada por S. Excia. D. Tomé Ferreira da Silva, nomeando, ao mesmo tempo, como Administrador Apostólico, o Exmo. Sr. D. Moacir Silva, arcebispo de Ribeirão Preto”, disse comunicado divulgado pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

O vídeo íntimo de dom Tomé vazou e foi compartilhado em redes sociais. Nas imagens, o bispo aparece, seminu, acariciando o órgão sexual durante uma videochamada. Segundo o site Diário da Região, de São José do Rio Preto, o bispo confirmou ser ele na gravação, mas não quis comentar o conteúdo alegando que precisava consultar sua assessoria jurídica antes de se pronunciar. O Diário afirmou ainda que dom Tomé “fez menção de procurar a Polícia Civil para investigar o caso”.

Dom Tomé Ferreira da Silva assumiu a diocese de São José do Rio Preto em 16 de novembro de 2012. Em 2018, o bispo de Santo Amaro (SP), dom José Negri, foi nomeado pela Santa Sé para apurar denúncia de que dom Tomé estaria acobertando padres acusados de pedofilia e pornografia e que ele próprio teria trocado mensagens de cunho sexual com um jovem. Dom Negri ouviu depoimentos de padres e seminaristas. Na época, disse ao site do Grupo Bom Dia, de São José do Rio Preto, que era “um trabalho interno da Igreja Católica” e alegou sigilo sobre os depoimentos.

Após essas denúncias e investigação, dom Tomé renunciou em setembro de 2018 às funções de coordenador regional da Arquidiocese de Ribeirão Preto e de moderador do Tribunal Eclesiástico Interdiocesano, que atende as cidades de São José do Rio Preto, Catanduva, Jales e Votuporanga que acumulava com a de bispo de São José do Rio Preto.

ACI Digital entrou em contato com a diocese de São José do Rio Preto, que informou não haver nenhum pronunciamento sobre a renúncia ou sobre o vídeo de dom Tomé Ferreira da Silva.

---

Comentários

Receba Notícias do Blog em seu E-mail

Receba novos posts por e-mail:

Postagens Mais Visitadas do Mês

Beato Carlo Acutis

Clique na imagem para visualizar a oração


***
»Do prefácio de S. Ex.ª Rev.ma Card. Angelo Comastri

"Estar sempre com Jesus, este é o meu projeto de vida".
Com estas poucas palavras, Carlo Acutis esboça a distinta característica de sua breve existência:
viver com Jesus, por Jesus, em Jesus».


Pedidos de Oração no Site Oficial

Postagens mais visitadas

Avisos

Olá irmãs e irmãos de fé! Paz e Bem!

Nas postagens antigas há diversas orações, do antigo programa de rádio Momento de Fé do Padre Marcelo Rossi.

Todas estão no Marcador "Orações-Momento de Fé".

Este Blog não é do Padre Marcelo Rossi; para que sua mensagem chegue ao padre, você terá que acessar os sites dele :

1) Padre Marcelo Rossi


2) Facebook Padre Marcelo Rossi


Obrigada - Adriana dos Anjos/Devoção e Fé Blog