Pular para o conteúdo principal

Post Recente em Destaque

Quem eram Isabel e Zacarias, a quem Maria foi visitar?


Isabel e Zacarias com João Batista
Wikipedia | Domínio Público

Francisco Vêneto - publicado em 31/05/21

A trajetória de fé deste casal que supera o impossível nos é contada pelo evangelista São Lucas

A festa litúrgica de São Zacarias e Santa Isabel é celebrada em 5 de novembro, mas no dia 31 de maio a Igreja também recorda esse importante casal mediante a festa da Visitação de Nossa Senhora: de fato, Maria foi visitar Isabel, que era sua prima, e, por conseguinte, também visitou Zacarias, esposo de Isabel. O casal, já de idade relativamente avançada, esperava o primeiro filho, João, que viria a ser conhecido como o Batista.

Por que Isabel e Zacarias são um dos casais mais importantes da história da Salvação?

A trajetória de fé deste casa que supera o impossível nos é contada pelo evangelista São Lucas:

“Ambos eram justos diante de Deus e observavam irrepreensivelmente todos os mandamentos e preceitos do Senhor” (Lc 1,6).

Quem eram Isabel e Zacarias

Ainda graças a São Lucas, obtemos mais alguns dados sobre esses parentes de Nossa Senhora e, portanto, de Jesus:

• Zacarias era da classe sacerdotal de Abias
• Isabel era descendente de Aarão
• Os dois tinham idade avançada
• Eles não tinham filhos porque Isabel era estéril.

A história, porém, mudou radicalmente por obra direta de Deus: sendo sacerdote, chegou certa vez o turno de Zacarias de entrar no santuário para oferecer o incenso a Deus. Foi quando um anjo do Senhor lhe apareceu e revelou que a esposa lhe daria um filho, ao qual deveria chamar João.

Zacarias questionou esse anúncio, porque, afinal, tanto ele quanto a esposa já eram idosos. O anjo então se apresentou como Gabriel, aquele que está diante de Deus, e disse que tinha sido enviado para lhe anunciar esta boa notícia. No entanto, afirmou-lhe também que, por ter duvidado, Zacarias ficaria provisoriamente mudo.

A visitação de Nossa Senhora a Santa Isabel

Visitação de Nossa Senhora a Santa Isabel
Private Collection

O mesmo anjo Gabriel apareceu também à Virgem Maria para lhe anunciar a Encarnação do Filho de Deus. Algum tempo depois, quando já havia concebido por obra do Espírito Santo, Maria foi visitar a prima Isabel para ajudá-la na sua própria gravidez.

Ao vê-la, Isabel exclamou as palavras que hoje rezamos na Ave-Maria:

“Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre! Donde me vem esta honra de receber a mãe de meu Senhor? Pois assim que a voz de tua saudação chegou aos meus ouvidos, a criança estremeceu de alegria em meu seio. Bem-aventurada és tu que creste, pois hão de cumprir-se as coisas que da parte do Senhor te foram ditas!”

O nascimento de João e o cântico de Zacarias

Depois que nasceu João, o filho de Isabel e Zacarias, todos queriam lhe dar o nome de seu pai, mas Isabel comunicou que o menino se chamaria João. Zacarias confirmou o nome ao escrevê-lo em uma tabuinha, já que continuava mudo conforme o anjo Gabriel havia comunicado. Nesse mesmo instante, porém, Zacarias pôde voltar a falar e, louvando a Deus, proclamou as palavras que se tornaram conhecidas como o Cântico de Zacarias, ou o Benedictus, por conta da primeira palavra desse cântico em latim:

“Bendito seja o Senhor, Deus de Israel, porque visitou e resgatou o seu povo e suscitou-nos um poderoso Salvador na casa de Davi, seu servo, como havia anunciado, desde os primeiros tempos, mediante os seus santos profetas, para nos livrar dos nossos inimigos e das mãos de todos os que nos odeiam.

Assim exerce a sua misericórdia com nossos pais e se recorda de sua santa aliança, segundo o juramento que fez a nosso pai Abraão: de nos conceder que, sem temor, libertados de mãos inimigas, possamos servi-lo em santidade e justiça, em sua presença, todos os dias da nossa vida.

E tu, menino, serás chamado profeta do Altíssimo, porque precederás o Senhor e lhe prepararás o caminho, para dar ao seu povo conhecer a salvação, pelo perdão dos pecados.

Graças à ternura e misericórdia de nosso Deus, que nos vai trazer do alto a visita do Sol nascente, que há de iluminar os que jazem nas trevas e na sombra da morte e dirigir os nossos passos no caminho da paz” (Lc 1,68-79).

Os sacerdotes e religiosos católicos rezam o Cântico de Zacarias todas as manhãs, durante as Laudes.

Fonte: Aleteia
--

Comentários

Receba Notícias do Blog em seu E-mail

Receba novos posts por e-mail:

Postagens Mais Visitadas do Mês

Beato Carlo Acutis

Clique na imagem para visualizar a oração


***
»Do prefácio de S. Ex.ª Rev.ma Card. Angelo Comastri

"Estar sempre com Jesus, este é o meu projeto de vida".
Com estas poucas palavras, Carlo Acutis esboça a distinta característica de sua breve existência:
viver com Jesus, por Jesus, em Jesus».


Pedidos de Oração no Site Oficial

Postagens mais visitadas

Avisos

Olá irmãs e irmãos de fé! Paz e Bem!

Nas postagens antigas há diversas orações, do antigo programa de rádio Momento de Fé do Padre Marcelo Rossi.

Todas estão no Marcador "Orações-Momento de Fé".

Este Blog não é do Padre Marcelo Rossi; para que sua mensagem chegue ao padre, você terá que acessar os sites dele :

1) Padre Marcelo Rossi


2) Facebook Padre Marcelo Rossi


Obrigada - Adriana dos Anjos/Devoção e Fé Blog