[Íntegra]: Mensagem do Santo Padre para o 107º Dia Mundial do Migrante e do Refugiado


Papa Francisco com refugiados em Lesbos, Grécia, em 2016. Foto: Vatican Media

Vaticano, 06 mai. 21 / 11:30 am (ACI).- Nesta quinta-feira, 6, foi publicada a Mensagem do Santo Padre pelo Dia Mundial do Migrante e do Refugiado, que este ano tem como tema: «Rumo a um nós cada vez maior». Nela, o Papa Francisco pretende “indicar claramente um horizonte para o nosso caminho comum neste mundo” e encoraja os fiéis a não “ter medo de sonhar” e de pensar soluções para a situação das migrações “juntos como uma única humanidade, como companheiros da mesma viagem, como filhos e filhas desta mesma terra que é a nossa Casa comum”.

Abaixo, na íntegra, a Mensagem do Santo Padre:

Mensagem do Santo Padre para o 107º Dia Mundial do Migrante e do Refugiado

«Rumo a um nós cada vez maior»

Queridos irmãos e irmãs!

Na carta encíclica Fratelli tutti, deixei expressa uma preocupação e um desejo, que continuo a considerar importantes: «Passada a crise sanitária, a pior reação seria cair ainda mais num consumismo febril e em novas formas de autoproteção egoísta. No fim, oxalá já não existam “os outros”, mas apenas um “nós”» (n. 35).

Por isso pensei dedicar a mensagem para o 107º Dia Mundial do Migrante e do Refugiado ao tema «Rumo a um nós cada vez maior», pretendendo assim indicar claramente um horizonte para o nosso caminho comum neste mundo.

A história do «nós»

Este horizonte encontra-se no próprio projeto criador de Deus: «Deus criou o ser humano à sua imagem, criou-o à imagem de Deus; Ele os criou homem e mulher. Abençoando-os, Deus disse-lhes: “Crescei, multiplicai-vos”» (Gn 1, 27-28). Deus criou-nos homem e mulher, seres diferentes e complementares para formarem, juntos, um nós destinado a tornar-se cada vez maior com a multiplicação das gerações. Deus criou-nos à sua imagem, à imagem do seu Ser Uno e Trino, comunhão na diversidade.

E quando o ser humano, por causa da sua desobediência, se afastou d’Ele, Deus, na sua misericórdia, quis oferecer um caminho de reconciliação, não a indivíduos isoladamente, mas a um povo, um nós destinado a incluir toda a família humana, todos os povos: «Esta é a morada de Deus entre os homens. Ele habitará com eles; eles serão o seu povo e o próprio Deus estará com eles e será o seu Deus» (Ap 21, 3).

Assim, a história da salvação vê um nós no princípio e um nós no fim e, no centro, o mistério de Cristo, morto e ressuscitado «para que todos sejam um só» (Jo 17, 21). Mas o tempo presente mostra-nos que o nós querido por Deus está dilacerado e dividido, ferido e desfigurado. E isto verifica-se sobretudo nos momentos de maior crise, como agora com a pandemia. Os nacionalismos fechados e agressivos (cf. Fratelli tutti, 11) e o individualismo radical (cf. ibid., 105) desagregam ou dividem o nós, tanto no mundo como dentro da Igreja. E o preço mais alto é pago por aqueles que mais facilmente se podem tornar os outros: os estrangeiros, os migrantes, os marginalizados, que habitam as periferias existenciais.

Na realidade, estamos todos no mesmo barco e somos chamados a empenhar-nos para que não existam mais muros que nos separam, nem existam mais os outros, mas só um nós, do tamanho da humanidade inteira. Por isso aproveito a ocasião deste Dia Mundial para lançar um duplo apelo a caminharmos juntos rumo a um nós cada vez maior, dirigindo-me em primeiro lugar aos fiéis católicos e depois a todos os homens e mulheres da terra.

Uma Igreja cada vez mais católica

Para os membros da Igreja Católica, este apelo traduz-se num esforço por se configurarem cada vez mais fielmente ao seu ser de católicos, tornando realidade aquilo que São Paulo recomendava à comunidade de Éfeso: «Um só corpo e um só espírito, assim como a vossa vocação vos chama a uma só esperança; um só Senhor, uma só fé, um só batismo» (Ef 4, 4-5).

De facto, a catolicidade da Igreja, a sua universalidade é uma realidade que requer ser acolhida e vivida em cada época, conforme a vontade e a graça do Senhor que prometeu estar sempre connosco até ao fim dos tempos (cf. Mt 28, 20). 

O seu Espírito torna-nos capazes de abraçara todos para se fazer comunhão na diversidade, harmonizando as diferenças sem nunca impor uma uniformidade que despersonaliza. No encontro com a diversidade dos estrangeiros, dos migrantes, dos refugiados e no diálogo intercultural que daí pode brotar, é-nos dada a oportunidade de crescer como Igreja, enriquecer-nos mutuamente. Com efeito, todo o batizado, onde quer que se encontre, é membro de pleno direito da comunidade eclesial local e membro da única Igreja, habitante na única casa, componente da única família. 

Os fiéis católicos são chamados, cada qual a partir da comunidade onde vive, a

comprometer-se para que a Igreja se torne cada vez mais inclusiva, dando continuidade à missão que Jesus Cristo confiou aos Apóstolos: «Pelo caminho, proclamai que o Reino do Céu está perto. Curai os enfermos, ressuscitai os mortos, purificai os leprosos, expulsai os demónios. Recebestes de graça, dai de graça» (Mt 10, 7-8). 

Hoje, a Igreja é chamada a sair pelas estradas das periferias existenciais para cuidar de quem está ferido e procurar quem anda extraviado, sem preconceitos nem medo, sem proselitismo, mas pronta a ampliar a sua tenda para acolher a todos. Entre os habitantes das periferias existenciais, encontraremos muitos migrantes e refugiados, deslocados e vítimas de tráfico humano, aos quais o Senhor deseja que seja manifestado o seu amor e anunciada a sua salvação. 

«Os fluxos migratórios contemporâneos constituem uma nova “fronteira” missionária, uma ocasião privilegiada para anunciar Jesus Cristo e o seu Evangelho sem se mover do próprio ambiente, para testemunhar concretamente a fé cristã na caridade e no respeito profundo pelas outras expressões religiosas. O encontro com migrantes e refugiados de outras confissões e religiões é um terreno fecundo para o desenvolvimento de um diálogo ecuménico e inter-religioso sincero e enriquecedor» (Papa Francisco, Discurso aos Diretores Nacionais da Pastoral dos Migrantes, 22/IX/2017). 

Um mundo cada vez mais inclusivo

A todos os homens e mulheres da terra, apelo a caminharem juntos rumo a um nós cada vez maior, a recomporem a família humana, a fim de construirmos em conjunto o nosso futuro de justiça e paz, tendo o cuidado de ninguém ficar excluído. 

O futuro das nossas sociedades é um futuro «a cores», enriquecido pela diversidade e as relações interculturais. Por isso, hoje, devemos aprender a viver, juntos, em harmonia e paz.

Encanta-me duma forma particular aquele quadro que descreve, no dia do «batismo» da Igreja no Pentecostes, as pessoas de Jerusalém que escutam o anúncio da salvação logo após a descida do Espírito Santo: «Partos, medos, elamitas, habitantes da Mesopotâmia, da Judeia e da Capadócia, do Ponto e da Ásia, da Frígia e da Panfília, do Egito e das regiões da Líbia cirenaica, colonos de Roma, judeus e prosélitos, cretenses e árabes ouvimo-los anunciar, nas nossas línguas, as maravilhas de Deus» (At 2, 9-11). 

É o ideal da nova Jerusalém (cf. Is 60; Ap 21, 3), onde todos os povos se encontram unidos, em paz e concórdia, celebrando a bondade de Deus e as maravilhas da criação. Mas, para alcançar este ideal, devemos todos empenhar-nos por derrubar os muros que nos separam e construir pontes que favoreçam a cultura do encontro, cientes da profunda interconexão que existe entre nós. Nesta perspetiva, as migrações contemporâneas oferecem-nos a oportunidade de superar os nossos medos para nos deixarmos enriquecer pela diversidade do dom de cada um. Então, se quisermos, poderemos transformar as fronteiras em lugares privilegiados de encontro, onde possa florescer o milagre de um nós cada vez maior.

A todos os homens e mulheres da terra, peço que empreguem bem os dons que o Senhor nos confiou para conservar e tornar ainda mais bela a sua criação. «Um homem nobre partiu para uma região longínqua, a fim de tomar posse de um reino e em seguida voltar. Chamando dez dos seus servos, entregou-lhes dez minas e disse-lhes: “Fazei render a mina até que eu volte”» (Lc 19, 12- 13). 

O Senhor pedir-nos-á contas das nossas obras! Mas, para assegurar o justo cuidado à nossa Casa comum, devemos constituir-nos num nós cada vez maior, cada vez mais corresponsável, na forte convicção de que todo o bem feito ao mundo é feito às gerações presentes e futuras. Trata-se dum compromisso pessoal e coletivo, que se ocupa de todos os irmãos e irmãs que continuarão a sofrer enquanto procuramos realizar um desenvolvimento mais sustentável, equilibrado e inclusivo.

Um compromisso que não faz distinção entre autóctones e estrangeiros, entre residentes e hóspedes, porque se trata dum tesouro comum, de cujo cuidado e de cujos benefícios ninguém deve ficar excluído.

O sonho tem início

O profeta Joel preanunciava o futuro messiânico como um tempo de sonhos e visões inspirados pelo Espírito: «Derramarei o meu espírito sobre toda a humanidade. Os vossos filhos e as vossas filhas profetizarão, os vossos anciãos terão sonhos e os vossos jovens terão visões» (3, 1).

Somos chamados a sonhar juntos. Não devemos ter medo de sonhar e de o fazermos juntos como uma única humanidade, como companheiros da mesma viagem, como filhos e filhas desta mesma terra que é a nossa Casa comum, todos irmãs e irmãos (cf. Fratelli tutti, 8).

Oração

Pai santo e amado,

o vosso Filho Jesus ensinou-nos

que nos Céus se esparge uma grande alegria

quando alguém que estava perdido

é reencontrado,

quando alguém que estava excluído, rejeitado ou descartado

é reinserido no nosso nós,

que assim se torna cada vez maior.

Pedimo-Vos que concedais a todos os discípulos de Jesus

e a todas as pessoas de boa vontade

a graça de cumprirem a vossa vontade no mundo.

Abençoai todo o gesto de acolhimento e assistência

que repõe a pessoa que estiver em exílio

no nós da comunidade e da Igreja,

para que a nossa terra possa tornar-se,

tal como Vós a criastes,

a Casa comum de todos os irmãos e irmãs. Amen.

Roma, em São João de Latrão, na Festa dos Apóstolos São Filipe e São Tiago, 3 de maio de 2021.

FRANCISCO


Comentários



Marcadores

Ano Jubilar de São Francisco2 Ano Jubilar Franciscano1 Ano Jubilar Mariano10 Ano Santo93 Aparições110 Aparições de Jesus19 Aparições Marianas319 Aplicativos Android (católicos)16 Apostolado da Oração10 Apóstolos3 Arautos do Evangelho3 Arte Católica84 Assunção de Nossa Senhora3 Baixada Santista2 Batalha Espiritual1 Beatificação129 Beatos e Beatas130 Bênçâo Urbi et Orbi18 Bíblia640 Blasfêmia56 Campanha da Fraternidade38 Campanhas123 Canção Nova8 Canonização94 Cardeais17 Cardeal Raniero Cantalamessa48 Cardeal Robert Sarah38 Caridade8 Catecismo411 Catequese do Papa296 Celebrações2367 Celebrações Marianas586 Círio de Nazaré27 Cisma4 CNBB501 Combate Espiritual3 Comportamento870 Concílio Vaticano II18 Conclave21 Confissão23 Conflitos3 Congresso Eucarístico13 Congresso Matrimônio Católico3 Congressos18 Consagração25 Consistório1 Contra Aborto212 COP 303 Corpo Incorrupto57 Cristofobia243 Cruzada de Oração8 Cura e Libertação7 Curiosidades1 Datas Comemorativas198 Declaração Dignitas infinita (dignidade infinita)2 Defesa da Vida277 Dependência5 Depressão75 Desastres Naturais67 Devoção2632 Dia de Finados3 Dia Mundial do Doente16 Dia Mundial dos Pobres4 Diáconos1 Dilexi te “Eu te amei”1 Dilexit nos (Ele nos amou)2 Diocese de Santos72 Divina Misericórdia62 Divino Pai Eterno35 Doação de Órgãos2 Documentos da Igreja20 Dogmas da Igreja8 Dom Henrique Soares27 Doutor da Igreja39 Doutora da Igreja11 Doutoras da Igreja1 Doutrina664 Ecumenismo3 Educação150 Eleições17 Encíclicas39 Encontro Mundial das Famílias7 Era Digital1 Espírito Santo1 Esporte5 Eucaristia139 Evangelho1153 Evangelização10 Excomunhão8 Exercícios Espirituais20 Exorcismo89 Exortação Apostólica22 Experiência de Deus51 ExpoCatólica1 Fake News3 Família756 Fé2666 Festival Católico1 Festival Juvenil5 Fiducia supplicans11 Filme Católico99 Frases de Fé8 Frei Gilson11 Frei Roberto Pasolini10 Fulton Sheen2 Guerra112 Habemus Papam14 História da Igreja645 Hoje nasceu1 Homilias Papa Francisco93 Homilias Papa Leão XIV26 Homossexualidade63 Ícones32 Ideologia de Gênero100 Igreja no Brasil1715 Igreja no Mundo1168 Imagens Religiosas465 Indulgências8 Influenciadores Católicos4 Instituto Hesed4 Inteligência Artificial10 Intolerância Religiosa270 JMJ93 JMJ 202316 JMJ 20272 João Paulo I7 João Paulo II279 João XXIII5 Jornada de Oração38 Jornada Mundial da Juventude29 Jornada Mundial das Crianças2 Jubileu 202538 Jubileu da Esperança6 Jubileu da Misericórdia92 Jubileu dos Jovens11 Laudato si1 Lectio Divina8 Liturgia235 Liturgia Dominical310 Lives Católicas11 Livros Católicos143 Lojas Católicas3 Louvor25 Mártires348 Matrimônio52 Medicina e Saude700 Memórias de Fé2 Mensagens103 Mensagens Católicas367 Mensagens do Papa1550 Mensagens-Padre Marcelo Rossi2 Mês da Bíblia1 Milagres546 Milagres Eucarísticos27 Missa Tradicional20 Missionários Digitais2 Místicos da Igreja79 Música Católica52 Nossa Senhora871 Nossa Senhora Aparecida132 Nossa Senhora Auxiliadora15 Nossa Senhora da Rosa Mística4 Nossa Senhora da Salette1 Nossa Senhora da Saudade1 Nossa Senhora das Dores5 Nossa Senhora das Graças23 Nossa Senhora das Lágrimas3 Nossa Senhora das Neves2 Nossa Senhora de Akita1 Nossa Senhora de Fátima163 Nossa Senhora de Guadalupe64 Nossa Senhora de La Salette9 Nossa Senhora de Lourdes46 Nossa Senhora de Medjugorje25 Nossa Senhora de Nazaré24 Nossa Senhora de Schoenstatt3 Nossa Senhora do Bom Parto1 Nossa Senhora do Carmo32 Nossa Senhora do Leite1 Nossa Senhora do Mel1 Nossa Senhora do Monte Serrat22 Nossa Senhora do Perpétuo Socorro9 Nossa Senhora do Rosário18 Nossa Senhora do Silêncio2 Nossa Senhora do Sorriso1 Nossa Senhora dos Anjos5 Nossa Senhora Rainha5 Nosso Senhor Jesus Cristo1620 Notícias282 Notícias Católicas4252 Notícias do Blog79 Novena de Natal18 Novenas165 Objetos Religiosos1 Oração1836 Oração com o Papa2 Oração e Jejum49 Oração Online1 Orações (Epidemias e Pestes)54 Orações-Momento de Fé1430 Orações-No Colo de Jesus14 Ordem Agostiniana10 Ordem Beneditina2 Ordem Carmelita3 Ordem das Mercês1 Ordem Dominicana4 Ordem Franciscana17 Ordens Religiosas864 Padre Alberto Gambarini2 Padre Chrystian Shankar2 Padre Duarte Lara15 Padre Eugenio Maria1 Padre Fabio de Melo11 Padre Gabriel Vila Verde17 Padre Léo10 Padre Marcelo Rossi1483 Padre Paulo Ricardo17 Padre Reginaldo Manzotti101 Padre Robson de Oliveira25 Padre Zezinho25 Padres da Igreja1679 Paixão de Cristo3 Pandemia171 Papa257 Papa Bento XVI269 Papa Francisco2340 Papa João Paulo II1 Papa Leão XIV237 Papado2 Papas da Igreja32 Páscoa142 Pastorais32 Pastoral da Pessoa Idosa79 Pastoral da Saude51 Pastoral Digital1 Pastoral Rodoviária2 Patrística19 Penitência160 Pentecostes98 Perseguição aos Cristãos415 Política529 Preciosíssimo Sangue de Jesus1 Pregações47 Presépios10 Prof. Felipe Aquino10 Profanação31 Profecias46 Profetas1 Purgatório17 Quaresma380 Quaresma de São Miguel Arcanjo15 Racismo26 Rádios Católicas5 RCC51 Redes Sociais396 Reflexões7 Releases14 Relíquias da Igreja216 Renúncia do Papa6 Rosário127 Rosário da Madrugada3 Rosário das Crianças9 Rosário Mundial das Mulheres2 Rosário Mundial dos Homens1 Rumo à Santidade214 Sacramentais7 Sacramentos570 Sacrilégio142 Sagrado Coração de Jesus3 Santa Catarina de Sena1 Santa Dulce dos Pobres1 Santa Faustina Kowalska1 Santa Filomena1 Santa Inês1 Santa Mônica1 Santa Rosa de Lima1 Santa Teresa de Calcutá1 Santa Teresa de Jesus1 Santa Teresinha do Menino Jesus7 Santas663 Santíssima Trindade9 Santo Agostinho9 Santos1431 São Bartolomeu1 São Benedito1 São Bento1 São Carlo Acutis1 São Carlos Borromeu1 São Deodato1 São Domingos de Gusmão1 São Francisco de Assis4 São Gregório Magno2 São João Batista1 São José48 São José Operário3 São Leão Magno1 São Martinho de Porres1 São Maximiliano Kolbe10 São Miguel Arcanjo10 São Pedro e São Paulo6 São Pio de Pietrelcina4 São Pio X2 São Raimundo Nonato1 São Símaco1 São Tomás de Aquino1 Sede Vacante18 Selinhos1 Semana Santa150 Servo de Deus22 Sinodalidade3 Sínodo63 Sínodo da Amazônia58 Sínodo da Sinodalidade22 Solidariedade68 Tecnologia131 Tempo Comum405 Tempo da Quaresma381 Tempo do Advento212 Tempo do Natal296 Tempo Litúrgico1001 Tempo Pascal252 Teologia da Libertação1 Terço72 Terço da Divina Misericórdia19 Terço das Crianças5 Terço das Mulheres3 Terço de Jericó1 Terço dos Homens20 Testemunhos203 Tradição7 Tráfico Humano23 Tragédias203 Tríduo Pascal120 TV Católica31 Unidade dos Cristãos28 Vatican News1 Vaticano1915 Venerável4 Viagens27 Viagens Apostólicas238 Vida Eterna4 Vídeos do Blog44 Vídeos no TikTok45 Vigília de Oração3 Violência507 Violência Sexual Infantil65 Voto Católico24
Mostrar mais