Pular para o conteúdo principal

Post Recente em Destaque

França perde um edifício religioso a cada duas semanas


Em média, mais de dois monumentos cristãos são visados diariamente, sendo que dois terços desses incidentes envolvem roubo, enquanto o restante envolve profanação.

França – Paris (05/05/2021 14:18, Gaudium Press) O presidente do Observatório do Patrimônio Religioso de Paris, Edouard de Lamaze, fez um alerta à mídia francesa sobre o desaparecimento gradual de edifícios religiosos no país.


Segundo Lamaze o inesquecível incêndio que consumiu parte do teto da Catedral de Notre-Dame no ano de 2019, aponta para graves deficiências no sistema de preservação de monumentos religiosos franceses, juntamente com a hostilidade crescente contra a religião.

Em média, mais de dois monumentos cristãos são visados diariamente, sendo que dois terços desses incidentes envolvem roubo, enquanto o restante envolve profanação.


Um edifício religioso desaparece a cada duas semanas

Ele afirma ainda que um edifício religioso desaparece a cada duas semanas, por demolição, transformação, destruição por incêndio ou desabamento, e que dois terços dos incêndios em edifícios religiosos são criminosos. A maior parte destes edifícios são católicos.

“Embora os monumentos católicos ainda estejam à frente, uma mesquita é erguida a cada 15 dias na França, enquanto um prédio cristão é destruído no mesmo ritmo. Isso cria um ponto de inflexão no território que deve ser levado em consideração”, advertiu.


Ataques a locais de culto católicos aumentaram cinco vezes em dez anos

Os dados mais recentes da unidade central de inteligência criminal da França, aponta que, apenas no ano de 2018, foram registrados 877 ataques a locais de culto católicos em todo o país. “Esses números aumentaram cinco vezes em apenas dez anos”, assegurou Lamaze, recordando que no ano de 2008 apenas 129 igrejas foram vandalizadas em toda a França.

“No início dos anos 1970, o escritor e jornalista Michel de Saint Pierre publicou um livro intitulado ‘ Igrejas em ruína, Igreja ameaçada de extinção’, no qual já havia soado o alarme. Mas a situação aumentou dez vezes, ou até cem vezes, desde então”, reforçou.


Cinco mil edifícios católicos correm o risco de desaparecer nos próximos anos

Lamaze faz ainda outro alerta: cinco mil edifícios católicos correm o risco de desaparecer nos próximos anos. A causa desse desaparecimento, porém, vai além da crescente hostilidade a qual estão sujeitos. Estes locais religiosos também sofrem de profunda negligência por parte das autoridades públicas.

Por conta da lei de 1905, que trata sobre a separação das igrejas e do Estado, os municípios se tornaram proprietários dos edifícios religiosos da França. “Esses edifícios nunca foram submetidos a trabalhos de restauração ou medidas de proteção contra roubo ou incêndio”, lamentou Lamaze. (EPC)

Comentários

Receba Notícias do Blog em seu E-mail

Receba novos posts por e-mail:

Postagens Mais Visitadas do Mês

Beato Carlo Acutis

Clique na imagem para visualizar a oração


***
»Do prefácio de S. Ex.ª Rev.ma Card. Angelo Comastri

"Estar sempre com Jesus, este é o meu projeto de vida".
Com estas poucas palavras, Carlo Acutis esboça a distinta característica de sua breve existência:
viver com Jesus, por Jesus, em Jesus».


Pedidos de Oração no Site Oficial

Postagens mais visitadas

Avisos

Olá irmãs e irmãos de fé! Paz e Bem!

Nas postagens antigas há diversas orações, do antigo programa de rádio Momento de Fé do Padre Marcelo Rossi.

Todas estão no Marcador "Orações-Momento de Fé".

Este Blog não é do Padre Marcelo Rossi; para que sua mensagem chegue ao padre, você terá que acessar os sites dele :

1) Padre Marcelo Rossi


2) Facebook Padre Marcelo Rossi


Obrigada - Adriana dos Anjos/Devoção e Fé Blog