Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

Acesso universal à saúde é objetivo urgente, assinala Cardeal Turkson


Cardeal Peter Turkson. Foto: Daniel Ibáñez / ACI Prensa

Vaticano, 07 abr. 21 / 12:36 pm (ACI).- Na manhã desta quarta-feira, 07, o Prefeito do Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral, Cardeal Peter Turkson, recordou o Dia Mundial da Saúde em uma mensagem assinalando como um objetivo urgente que seja garantida uma cobertura de saúde universal aos indivíduos e comunidades de cada país.

Segundo informa o portal de notícias do Vaticano, VaticanNews, o Dia Mundial da Saúde é celebrado todos os anos no 7 de abril e foi estabelecido pela primeira Assembleia da Saúde em 1948, com o objetivo de aumentar a conscientização sobre um tema específica da saúde e evidenciar questões de grande urgência e prioridade no mundo da saúde. O tema deste ano observa a urgência de trabalhar para eliminar as desigualdades no acesso à saúde, para "Construir um mundo mais justo e mais saudável para todos."

Em sua mensagem, Cardeal Turkon destaca que "a pandemia afetou profundamente nossas vidas e nossa sociedade; agravou antigos problemas sociais, sobretudo as desigualdades, como as de acesso aos cuidados”.

“O impacto da pandemia tem sido mais forte nas comunidades mais vulneráveis, mais expostas à doença, com menos oportunidades de acesso a serviços de saúde de qualidade", frisou.

O cardeal ganês afirmou ainda que “estamos passando por uma crise, mas como o Papa Francisco nos lembra, não se sai de uma crise da mesma forma, ou saímos melhor ou saímos pior".

"Neste sentido - prossegue o cardeal -, o Papa nos convida a vivificar e colocar no centro de nossas ações os valores da fraternidade, justiça, equidade, solidariedade e inclusão para não deixar que nacionalismos fechados ou leis de mercado nos impeçam de viver como uma verdadeira família humana."

A pandemia, segundo Dom Turkson, acentuou as disparidades e desigualdades inaceitáveis que negam a saúde a uma grande parte da população nas "periferias do mundo” e pediu que “seja assegurada por uma distribuição equitativa das estruturas de saúde e dos recursos financeiros, de acordo com os princípios da solidariedade e da subsidiariedade".

"Para um mundo mais justo e mais saudável é necessário adquirir uma visão diferente da saúde humana e dos cuidados que leve em conta as dimensões física, psicológica, intelectual, social, cultural e espiritual da pessoa", destaca.

“Adquirir este olhar integral nos permite compreender que garantir a cada um o cuidado de saúde necessário é um ato de justiça, ou seja, devolver à pessoa o que está em seus direitos. Aqueles que cuidam dos doentes e dos que sofrem devem ter esta visão de conjunto, inspirando-se continuamente em uma visão holística do cuidado: agentes de saúde e agentes de pastoral unânimes pela saúde integral de seus assistidos”, remarcou o Prefeito.

"Estendemos nossa estima e gratidão àqueles agentes que, apesar das muitas carências e falhas dos sistemas de saúde, não desistiram e lutaram pela saúde de seus pacientes; têm sido fiéis à sua vocação que na compaixão encontra sua fonte", afirmou na mensagem o Cardeal que conclui falando da importância da compaixão.

"A compaixão é também uma forma privilegiada de construir justiça, porque, ao nos colocarmos na situação do outro, não só nos permite encontrar suas fadigas, dificuldades e medos, mas também descobrir, no seio da fragilidade que caracteriza cada ser humano, a preciosidade e o valor único, em uma palavra: dignidade. Porque a dignidade humana é o fundamento da justiça, enquanto a descoberta do valor inestimável de cada ser humano é a força que nos impulsiona a superar, com entusiasmo e abnegação, as desigualdades", ressalta o cardeal Turkson.

"Uma maior equidade na proteção da saúde no mundo só pode ser alcançada através de um compromisso moral renovado de países com maiores recursos para com aqueles mais necessitados. É desejável que se consiga assegurar uma cobertura de saúde universal para todos os indivíduos e comunidades. Este é um objetivo urgente a ser alcançado a fim de construir um mundo mais justo e saudável, um mundo melhor, um mundo de paz que sonhamos e acreditamos ser ainda possível", finalizou.

Comentários

Receba Notícias do Blog em seu E-mail

Receba novos posts por e-mail:

Postagens Mais Visitadas do Mês

Beato Carlo Acutis

Clique na imagem para visualizar a oração


***
»Do prefácio de S. Ex.ª Rev.ma Card. Angelo Comastri

"Estar sempre com Jesus, este é o meu projeto de vida".
Com estas poucas palavras, Carlo Acutis esboça a distinta característica de sua breve existência:
viver com Jesus, por Jesus, em Jesus».


Pedidos de Oração no Site Oficial

Postagens mais visitadas

Avisos

Olá irmãs e irmãos de fé! Paz e Bem!

Nas postagens antigas há diversas orações, do antigo programa de rádio Momento de Fé do Padre Marcelo Rossi.

Todas estão no Marcador "Orações-Momento de Fé".

Este Blog não é do Padre Marcelo Rossi; para que sua mensagem chegue ao padre, você terá que acessar os sites dele :

1) Padre Marcelo Rossi


2) Facebook Padre Marcelo Rossi


Obrigada - Adriana dos Anjos/Devoção e Fé Blog