Uma “Santa” pernambucana: Irmã Adélia e sua vida dedicada à fé e à caridade


Durante a vida religiosa, a Irmã Adélia se dedicou aos trabalhos sociais, com contribuições em diferentes frentes de atuação, especialmente as atividades desempenhadas na Vila Santa Luzia, com ações que buscavam estruturar moradias para as famílias carentes do Recife. A religiosa também desenvolveu um efetivo trabalho entre os indígenas, a partir do final da década de 1980, quando retornou ao lugar das aparições marianas.

Por Carlos André Silva de Moura e frei Jociel João Gomes da Silva*

Nas últimas décadas têm crescido o número de processos de beatificação e canonização que são postulados na Santa Sé, seja pela menor burocracia, comparando-se com os séculos anteriores, pela facilidade de comunicação entre os interessados ou o incentivo dos líderes da Cúria romana que, mesmo com os requisitos das legislações eclesiásticas, estimulam o reconhecimento das devoções em diferentes localidades. Representantes de diversas dioceses, ordens ou congregações do Brasil têm acompanhado os apelos de fiéis, que reconhecem em muitos personagens uma vida de devoção, santidade e obras destinadas aos mais necessitados.

A canonização da Santa Dulce dos Pobres, realizada em 13 de outubro de 2019, é um exemplo da consideração da Cúria romana a uma vida de missão realizada em lugares que muitas vezes são esquecidos pelos veículos de comunicação e propaganda. As ações se constituem em uma das condições para o reconhecimento do trabalho destes religiosos, com a construção de projetos que provocam mudanças no cotidiano dos diferentes grupos sociais e a compreensão de um catolicismo atuante entre os necessitados.   

As dioceses em Pernambuco (Brasil) têm acompanhado as orientações de Roma, com a organização de processos que representam parte das devoções oriundas do povo. Dom Vital Maria Gonçalves de Oliveira (1844-1878), Frei Damião de Bozzano (1898-1997), Dom Helder Camara (1909-1999), Dom Expedito Lopes (1914-1957) e Irmã Adélia Carvalho (1922-2013) são alguns nomes que estão com documentações em análise nas diferentes instâncias do Vaticano, com o objetivo da sua inserção nos altares. Dentre os religiosos de diversos segmentos, orientações, carismas e formas devocionais distintas, destaca-se a Irmã Adélia, religiosa do  Instituto das Damas da Instrução Cristã, que conduziu projetos sociais em várias localidades, especialmente, nas periferias da cidade do Recife.


Maria da Conceição e Maria da Luz na Vila de Cimbres (Pesqueira – PE) / Fonte: Acervo do Arquivo da Diocese de Pesqueira

 A Irmã Adélia nasceu em Pesqueira, com o nome civil de Maria da Luz Teixeira de Carvalho, e foi uma das personagens das aparições de Nossa Senhora da Graça iniciadas em 06 de agosto de 1936 no Agreste pernambucano. Junto com Maria da Conceição Silva (1920-1999), protagonizou um evento que fez parte de uma das principais redes de devoções no mundo ocidental. Em um contexto de dificuldades sociais, de investidas de grupos armados, como o comandado por Virgulino Ferreira (Lampião), as jovens foram testemunhas das mensagens marianas em uma localidade esquecida pelo poder público, com resquícios de um passado marcado pela escravidão e a exploração econômica, cultural e social.

Os fatos ocorridos na Vila de Cimbres fazem parte de um conjunto de eventos visionários que seguiram elementos presentes em outros acontecimentos, como nas aparições em Lourdes (França-1858) e Fátima (Portugal-1917). Os episódios foram relatados por crianças, em um instante de atritos sociopolíticos e de execução de projetos de reafirmação dos ensinamentos católicos. As mensagens seguiram as orientações de valorização da fé, proteção aos eclesiásticos e divulgação das mensagens marianas. Neste sentido, consideramos as aparições em Pernambuco como parte de acontecimentos transnacionais e integrante de uma rede de colaboração, mas que resguardou as suas especificidades locais.


Irmã Adélia no projeto social na Vila Santa Luzia (Recife – PE) / Fonte: Acervo documental da Comissão Histórica e Arquivística do Processo de Beatificação e Canonização

Durante a vida religiosa, a Irmã Adélia se dedicou aos trabalhos sociais, com contribuições em diferentes frentes de atuação, especialmente as atividades desempenhadas na Vila Santa Luzia, com ações que buscavam estruturar moradias para as famílias carentes do Recife. Os seus projetos também se direcionaram à educação, com organização de espaços escolares e o atendimento a crianças em situação de vulnerabilidade social, com propostas de alfabetização e atenção os integrantes das suas famílias. As atividades da religiosa foram apoiadas pelos diferentes setores do Instituto das Damas da Instrução Cristã, congregação presente no Brasil desde 15 de outubro de 1896.

A religiosa também desenvolveu um efetivo trabalho entre os indígenas, a partir do final da década de 1980, quando retornou ao lugar das aparições marianas. Junto com lideranças locais, promoveu atividades no modelo de oficinas, cursos e orientações profissionais para a formação de parte do povo Xucuru da Serra do Ororubá. Os projetos foram fundamentais para a preservação e valorização dos espaços devocionais relacionados a Nossa Senhora da Graça, localizado em um reserva indígena, reconhecida pelo governo brasileiro.


Irmã Adélia entre os índios Xucurus de Pesqueira - PE / Fonte: Acervo documental da Comissão Histórica e Arquivística do Processo de Beatificação e Canonização

Como forma de provação, para evitar o assédio de fiéis, eclesiásticos e os atritos com alguns grupos de críticos, no início da sua vida religiosa a Irmã Adélia foi orientada por seus superiores a manter o silêncio em relação as suas experiências em Pesqueira. As determinações também seguiam as orientações da legislação da Igreja Católica, que sempre manteve cautela sobre os seus posicionamentos em relação a um tema tão importante. Mesmo assim, a vida da freira continuou marcada pelas visões, mas com discrição, amplo trabalho de valorização da fé e a fama de santidade em relação a curas milagrosas de diferentes indivíduos.
Devido ao processo devocional construído na Vila de Cimbres, a dedicação à caridade e os relatos de santidade, a Diocese de Pesqueira promoveu a abertura do Processo de Beatificação e Canonização da religiosa. Como disse o Cardeal Angelo Amato, ex-prefeito da Congregação das Causas dos Santos, esses personagens “se revelam como os mais convincentes tradutores do Evangelho que eles interpretam na linguagem concreta da caridade, compreensível a todos”. É importante destacar que mesmo que a personagem esteja sendo submetida a um rito de legitimação devocional, muitos fiéis já lhe atribuem santidade e sentido devocional ao lugar das aparições. Os trabalhos desenvolvidos pelos integrantes das comissões envolvidas no processo também estão direcionados as orientações do Cardeal Joseph Ratzinger, que chamou atenção para a necessidade de se perceber se os eventos visionários realmente refletiam as palavras de Maria, “[…] ou não serão talvez apenas projecções do mundo interior de crianças, crescidas num ambiente de profunda piedade, mas simultaneamente assustadas pelas tempestades que ameaçavam o seu tempo?” Sendo assim, a partir de um longo e burocrático trabalho arquivístico, de pesquisa, compreensão da legislação eclesiástica e debates teológicos, composto por uma equipe com diferentes profissionais, a Irmã Adélia poderá se tornar a primeira Santa nascida em Pernambuco.

*Frade capuchinho Jociel João Gomes da Silva é Postulador do Processo de Beatificação e Canonização. Carlos André Silva de Moura é docente da Universidade de Pernambuco e presidente da Comissão Histórica e Arquivística do Processo de Beatificação e Canonização da Irmã Adélia Carvalho

23 março 2021

Comentários



Newsletter

Marcadores

Mensagens do Papa Padre Marcelo Rossi Orações-Momento de Fé Santos Igreja no Mundo Evangelho Tempo Litúrgico Comportamento Ordens Religiosas Nossa Senhora Família Medicina e Saude Doutrina Bíblia Santas História da Igreja Sacramentos Celebrações Marianas Milagres Política Violência CNBB Imagens Religiosas Perseguição aos Cristãos Catecismo Redes Sociais Mensagens Católicas Tempo Comum Tempo da Quaresma Quaresma Papa Mártires Aparições Marianas João Paulo II Tempo do Natal Notícias Defesa da Vida Intolerância Religiosa Papa Bento XVI Catequese do Papa Liturgia Dominical Cristofobia Tempo Pascal Liturgia Viagens Apostólicas Relíquias da Igreja Rumo à Santidade Contra Aborto Testemunhos Tempo do Advento Tragédias Datas Comemorativas Pandemia Novenas Penitência Nossa Senhora de Fátima Educação Sacrilégio Semana Santa Livros Católicos Páscoa Anjos Eucaristia Tecnologia Beatos e Beatas Beatificação Nossa Senhora Aparecida Campanhas Rosário Tríduo Pascal Aparições Mensagens Guerra Ideologia de Gênero Padre Reginaldo Manzotti Filme Católico JMJ Pentecostes Ano Santo Homilias Papa Francisco Jubileu da Misericórdia Abusos na Igreja Canonização Exorcismo Arte Católica Papa Leão XIV Notícias do Blog Pastoral da Pessoa Idosa Depressão Místicos da Igreja Diocese de Santos Terço Violência Sexual Infantil Homossexualismo Sínodo Desastres Naturais Nossa Senhora de Guadalupe Corpo Incorrupto Divina Misericórdia Sínodo da Amazônia Solidariedade Blasfêmia Orações (Epidemias e Pestes) Experiência de Deus Matrimônio Pastoral da Saude RCC Música Católica Cardeal Raniero Cantalamessa Profecias Oração e Jejum Nossa Senhora de Lourdes Alertas São José Pregações Jornada de Oração Vídeos do Blog Cardeal Robert Sarah Ano de São José Campanha da Fraternidade Encíclicas Divino Pai Eterno Pastorais Nossa Senhora do Carmo Profanação Ícones TV Católica Vídeos no TikTok Jubileu 2025 Jornada Mundial da Juventude Milagres Eucarísticos Viagens Círio de Nazaré Dom Henrique Soares Louvor Padre Robson de Oliveira Padre Zezinho Racismo Doutor da Igreja Unidade dos Cristãos Nossa Senhora de Medjugorje Nossa Senhora de Nazaré Sínodo da Sinodalidade Conclave Tráfico Humano Confissão Consagração Exortação Apostólica Nossa Senhora das Graças Nossa Senhora do Monte Serrat Patrística Servo de Deus Terço dos Homens Voto Católico Terço da Divina Misericórdia Congressos Sede Vacante Bênçâo Urbi et Orbi Novena de Natal Padre Gabriel Vila Verde Padre Paulo Ricardo Purgatório Aparições de Jesus Exercícios Espirituais JMJ 2023 Aplicativos Android (católicos) Habemus Papam Padre Duarte Lara Nossa Senhora do Rosário Orações-No Colo de Jesus Dia Mundial do Doente Nossa Senhora Auxiliadora Releases Congresso Eucarístico Homilias Papa Leão XIV Quaresma de São Miguel Arcanjo Oração Ano da Fé Cardeais Fiducia supplicans Jubileu dos Jovens Lives Católicas Missa Tradicional Padre Fabio de Melo ifttt videos Ano Jubilar Mariano Eleições Presépios Prof. Felipe Aquino tiktok Frases de Fé Padre Léo Rosário das Crianças Santíssima Trindade Apostolado da Oração Nossa Senhora de La Salette Abusos Litúrgicos Canção Nova Cruzada de Oração Doutora da Igreja Encontro Mundial das Famílias Evangelização Frei Gilson Documentos da Igreja Lectio Divina Renúncia do Papa Dependência Dogmas da Igreja Esporte Festival Juvenil Indulgências Rádios Católicas Terço das Crianças Influenciadores Católicos Inteligência Artificial Sacramentais Vida Eterna Congresso Matrimônio Católico Ecumenismo Fake News Frei Roberto Pasolini Lojas Católicas Nossa Senhora da Rosa Mística Nossa Senhora das Lágrimas Nossa Senhora de Schoenstatt Nossa Senhora do Perpétuo Socorro Sinodalidade Venerável Ano de Oração 2024 Baixada Santista Declaração Dignitas infinita (dignidade infinita) Dilexit nos (Ele nos amou) Doação de Órgãos Era Digital JMJ 2027 Jornada Mundial das Crianças Jubileu da Esperança Mensagens-Padre Marcelo Rossi Missionários Digitais Nossa Senhora das Dores Nossa Senhora do Silêncio Nossa Senhora dos Anjos Padre Alberto Gambarini Padre Chrystian Shankar Pastoral Rodoviária Rosário Mundial das Mulheres Rosário da Madrugada Teologia da Libertação Terço das Mulheres Tradição Arautos do Evangelho Cisma Conflitos Consistório Dia Mundial dos Pobres Excomunhão ExpoCatólica Festival Católico Hoje nasceu Instituto Hesed Nossa Senhora da Saudade Nossa Senhora de Akita Nossa Senhora do Bom Parto Nossa Senhora do Leite Nossa Senhora do Mel Nossa Senhora do Sorriso Objetos Religiosos Oração Online Padre Eugenio Maria Paixão de Cristo Pastoral Digital Reflexões Rosário Mundial dos Homens Selinhos Terço de Jericó
Mostrar mais

Aviso

Olá irmãs e irmãos de fé! 
Paz e Bem! Nas postagens antigas, há diversas orações do antigo programa de rádio Momento de Fé, do Padre Marcelo Rossi. 
Todas estão no Marcador: 
Orações-Momento de Fé 

Este Blog não é do Padre Marcelo Rossi.
Para que sua mensagem chegue ao padre, você terá que acessar os sites dele: 

Ladainha aos corações de Jesus e Maria

Sagrados Corações de Jesus e Maria

Ladainha dos Sagrados Corações de Jesus e de Maria

Senhor, tende piedade de nós.
Jesus Cristo, tende piedade de nós.
Senhor, tende piedade de nós.

Coração de Jesus, Filho do Pai Eterno, tende piedade de nós.
Coração de Maria, Mãe do Filho de Deus, rogai por nós.

Coração de Jesus, formado pelo Espírito Santo, tende piedade de nós.
Coração de Maria, obra-prima do Espírito Santo, rogai por nós.

Corações unidos no amor e na dor, salvai-nos.
Corações inflamados de caridade e misericórdia, ouvi-nos.
Corações adoráveis e compassivos, tende compaixão de nós.

Coração Sacratíssimo de Jesus, reinai em nossos corações.
Coração Imaculado de Maria, triunfai no mundo inteiro.

Jesus e Maria, fazei que nossos corações sejam semelhantes aos vossos!

✦ Santos de Devoção (orações) ✦

São Miguel Arcanjo

São Miguel Arcanjo

São Bento

São José

Nossa Senhora de Fátima

N. Sra. de Fátima

Nossa Senhora das Graças

N. Sra. das Graças

Santo Antônio

Santo Antônio

São Francisco de Assis

São Francisco

São Pio de Pietrelcina

São Pio

São Bento

São Bento

São João Paulo II

São João Paulo II

Beato Carlo Acutis

Beato Carlo Acutis

Beato Carlo Acutis

»Do prefácio de S. Ex.ª Rev.ma Card. Angelo Comastri

"Estar sempre com Jesus, este é o meu projeto de vida".
Com estas poucas palavras, Carlo Acutis esboça a distinta característica de sua breve existência: viver com Jesus, por Jesus, em Jesus».


Pedidos de Oração no Site Oficial