Pular para o conteúdo principal

Post Recente em Destaque

Estado Islâmico matou seu filho, ela perdoou os assassinos e comoveu o Papa no Iraque (07/03/2021)


Papa Francisco e Doha Sabah Abdallah. Créditos: Vatican Media

ERBIL, 07 mar. 21 / 01:30 pm (ACI).- Doha Sabah Abdallah, uma mulher cristã da cidade de Qaraqosh (Iraque), também conhecida como Bagdede, perdeu seu filho e sobrinho durante o cerco terrorista contra a cidade, mas perdoou os agressores como "Jesus perdoou seus verdugos".

Durante o terceiro dia da viagem apostólica do Papa Francisco ao Iraque, o Santo Padre encontrou-se com a comunidade cristã de Qaraqosh na Igreja da Imaculada Conceição, também conhecida como Catedral de Al-Tahira.

Antes do discurso do Pontífice, a mulher compartilhou seu testemunho sobre a véspera do dia em que o Estado Islâmico tomou o controle da cidade. Em 6 de agosto de 2014, recordou, a cidade despertou pelo “estrondo do bombardeio”.

“Todos nós sabíamos que o Estado Islâmico estava às portas e que três semanas antes havia invadido as cidades e vilas dos yazidis, tratando-os com crueldade. Por isso, fugimos da cidade, deixando as nossas casas; passados ​​dois, três dias regressamos, sustentados pela nossa forte fé e pela convicção de que, sendo cristãos, estamos dispostos ao martírio”, indicou.

A mulher lembrou que na manhã do ataque ela estava ocupada "com as coisas cotidianas e as crianças brincavam em frente à nossa casa, quando aconteceu um incidente que nos obrigou a sair".

“Senti um golpe de morteiro e saí de casa às pressas. As vozes das crianças estavam espantosamente caladas enquanto os gritos dos adultos aumentavam. Fui informada sobre a morte do meu filho e de seu primo, e da jovem vizinha que estava se preparando para o matrimônio”, destacou.

A cristã assinalou que “o martírio desses três anjos foi uma advertência clara: se não fosse por isso, o povo de Baghdede teria permanecido e inevitavelmente caído nas mãos do Estado Islâmico. A morte dos três salvou toda a cidade”.

“Não é fácil para mim aceitar esta realidade, porque a natureza humana muitas vezes se sobrepõe ao chamado do espírito. No entanto, a nossa força vem, sem dúvida, da nossa fé na Ressurreição, fonte de esperança”, indicou.

A mulher assinalou que a fé “me diz que minhas crianças estão nos braços de Jesus Cristo Nosso Senhor” e destacou que agora os sobreviventes “buscamos perdoar o agressor, porque nosso Mestre Jesus perdoou os seus verdugos”.

“Imitando-o em nossos sofrimentos, testemunhamos que o amor é mais forte do que tudo”, concluiu.

Depois, em suas palavras, o Papa Francisco confessou que ficou comovido com o testemunho de Doha. “Disse que o perdão é necessário para aqueles que sobreviveram aos ataques terroristas. Perdão: esta é uma palavra-chave. O perdão é necessário para permanecer no amor, para permanecer cristãos”, expressou o Pontífice.

Durante a cerimônia, houve também o testemunho do Vigário-Geral da Arquidiocese de Mossul dos Sírios, Pe. Ammar Yako.

Depois de tomar Mossul em junho de 2014, o movimento extremista muçulmano do Estado Islâmico tomou Qaraqosh, destruindo casas, igrejas, a biblioteca e outros pontos importantes da cidade.

Dezenas de milhares de famílias tiveram que deixar suas casas e fugir para Erbil, capital do Curdistão iraquiano. Durante o ataque, os jihadistas forçaram os cristãos e outras minorias a se converter ao islamismo, pagar a jizya (imposto aos não muçulmanos) ou morrer.

Em outubro de 2016, após intensos combates, as forças iraquianas e seus aliados recuperaram esses territórios e aos poucos se trabalhou na reconstrução. Alguns cristãos voltaram.

Um dos edifícios restaurados é a Catedral de Al-Tahira, onde ocorreu o encontro com o Papa Francisco. A igreja foi profanada e seu interior carbonizado depois que o Estado Islâmico a incendiou após assumir o controle da cidade.

Publicado originalmente em ACI Prensa. Traduzido e adaptado por Nathália Queiroz.

Comentários

Receba Notícias do Blog em seu E-mail

Receba novos posts por e-mail:

Postagens Mais Visitadas do Mês

Beato Carlo Acutis

Clique na imagem para visualizar a oração


***
»Do prefácio de S. Ex.ª Rev.ma Card. Angelo Comastri

"Estar sempre com Jesus, este é o meu projeto de vida".
Com estas poucas palavras, Carlo Acutis esboça a distinta característica de sua breve existência:
viver com Jesus, por Jesus, em Jesus».


Pedidos de Oração no Site Oficial

Postagens mais visitadas

Avisos

Olá irmãs e irmãos de fé! Paz e Bem!

Nas postagens antigas há diversas orações, do antigo programa de rádio Momento de Fé do Padre Marcelo Rossi.

Todas estão no Marcador "Orações-Momento de Fé".

Este Blog não é do Padre Marcelo Rossi; para que sua mensagem chegue ao padre, você terá que acessar os sites dele :

1) Padre Marcelo Rossi


2) Facebook Padre Marcelo Rossi


Obrigada - Adriana dos Anjos/Devoção e Fé Blog