Pular para o conteúdo principal

Post Recente em Destaque

Quarta-Feira de Cinzas: 3 fatos básicos para recordar

Quarta-feira de Cinzas com o Papa Francisco

Photo by VATICAN MEDIA / AFP

Reportagem local - publicado em 15/02/21

Relembre o fundamental sobre o primeiro dia da Quaresma: o que é, por que as cinzas e como é o rito

Quarta-Feira de Cinzas: a fim de nos prepararmos bem para a Quaresma deste ano, é importante recordarmos alguns pontos fundamentais sobre o seu primeiro dia. Por isso, aqui estão 3 fatos básicos sobre essa data de tanta importância no calendário litúrgico:

1. O quê?

A Quarta-Feira de Cinzas é o primeiro dia da Quaresma. Ela marca, portanto, o início do tempo litúrgico de 40 dias em que a Igreja convida os fiéis a se prepararem profundamente para viver os mistérios da Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo na Semana Santa.

A Quarta-Feira de Cinzas não é um dia de preceito, ou seja, a participação nesta Missa não é obrigatória. No entanto, é altamente recomendável, dada a grande relevância do seu significado litúrgico e espiritual.

Por outro lado, o que é de fato obrigatório na Quarta-Feira de Cinzas é o jejum, que se aplica às pessoas entre 18 e 60 anos de idade. Elas podem tomar apenas uma refeição principal (almoço ou jantar) e duas refeições menores que, juntas, não cheguem a equivaler a uma refeição principal completa.

Na Quarta-Feira de Cinzas, também é obrigatória a abstinência de carne para todos os fiéis a partir de 14 anos.

2. Por quê?

Por que essa data tem esse nome? As cinzas são os restos do que foi queimado: elas simbolizam, de modo geral, que nós também seremos fisicamente consumidos. As Sagradas Escrituras, aliás, afirmam literalmente que tornaremos pó: “Tu és pó e ao pó retornarás” (Gn 3, 19).

Nos primeiros tempos da Igreja, os cristãos já colocavam cinzas sobre a cabeça para receber o Sacramento da Reconciliação na Quinta-Feira Santa. O sentido penitencial da Quaresma se consolidou no século V e, a partir do XI, a imposição das cinzas no início desse tempo litúrgico se tornou habitual.

O artigo 125 do Diretório sobre a Piedade Popular e a Liturgia nos diz:

“O começo dos quarenta dias de penitência, no Rito Romano, caracteriza-se pelo austero símbolo das cinzas, que caracteriza a Liturgia da Quarta-feira de Cinzas. Próprio dos antigos ritos nos quais os pecadores convertidos se submetiam à penitência canônica, o gesto de cobrir-se com cinza tem o sentido de reconhecer a própria fragilidade e mortalidade, que precisa ser redimida pela misericórdia de Deus. Este não era um gesto puramente exterior: a Igreja o conservou como sinal da atitude do coração penitente que todo batizado é chamado a assumir no itinerário quaresmal. Devem ajudar os fiéis que vão receber as cinzas a aprenderem o significado interior deste gesto, que abre cada pessoa à conversão e ao esforço da renovação pascal”.

3. Como?

E como é, então, o rito da imposição das cinzas? Ele é realizado após a homilia da Santa Missa da Quarta-Feira de Cinzas, quando o ministro as coloca sobre a testa do fiel, em forma de cruz, pronunciando as palavras “Lembra-te de que és pó e ao pó retornarás” ou “Converte-te e crê no Evangelho”.

De onde vêm estas cinzas? Elas procedem dos ramos utilizados no Domingo de Ramos do ano anterior, queimados, abençoados com água benta e aromatizados com incenso.

O fiel pode retirar as cinzas da testa quando desejar: não existe nenhum tempo determinado para mantê-las. O importante, afinal, não é o sinal externo, mas sim a sincera postura interior de penitência e conversão.

Fonte: Aleteia

Comentários

Receba Notícias do Blog em seu E-mail

Receba novos posts por e-mail:

Postagens Mais Visitadas do Mês

Beato Carlo Acutis

»Do prefácio de S. Ex.ª Rev.ma Card. Angelo Comastri

"Estar sempre com Jesus, este é o meu projeto de vida".
Com estas poucas palavras, Carlo Acutis esboça a distinta característica de sua breve existência:
viver com Jesus, por Jesus, em Jesus».


Pedidos de Oração no Site Oficial

Postagens mais visitadas

Avisos

Olá irmãs e irmãos de fé! Paz e Bem!

Nas postagens antigas há diversas orações, do antigo programa de rádio Momento de Fé do Padre Marcelo Rossi.

Todas estão no Marcador "Orações-Momento de Fé".

Este Blog não é do Padre Marcelo Rossi; para que sua mensagem chegue ao padre, você terá que acessar os sites dele :

1) Padre Marcelo Rossi


2) Facebook Padre Marcelo Rossi


Obrigada - Adriana dos Anjos/Devoção e Fé Blog