"Parecia a divisão do Mar Vermelho": fogo na Califórnia poupa mosteiro beneditino


JOSH EDELSON | AFP

John Burger | Out 02, 2020

Monges chegaram a abandonar a Abadia de Santo André porque a destruição parecia inevitável, mas... "O fogo simplesmente se apagou"

Parecia a divisão do Mar Vermelho. Mas não era a água que cercava quase tudo: era o fogo.

“Deus, em Sua misericórdia, salvou a abadia por algum motivo. Mas eu não sei responder por que as casas das outras pessoas ficaram totalmente queimadas”.

Os sentimentos desencontrados são do padre beneditino Damien Toilolo. Ele é o abade da Abadia de Santo André em Valyermo, na Califórnia. E não é para menos: os devastadores incêndios florestais que atingiram a região na semana passada, afinal, pouparam a sua abadia de modo surpreendente.

Monges prontos para partir

Com a combinação de tempo muito seco e ventos fortes, as chamas destruíram vastas extensões do Vale Antílope, a nordeste de Los Angeles. O incêndio se espalhava rapidamente e, por isso, o pe. Damien e seus 20 companheiros beneditinos já estavam prontos para evacuar a propriedade.

“Saímos da abadia achando que ela ia pegar fogo. Eu estava decidido quando fui dormir na sexta à noite e falei: Deus amado, amanhã começamos a planejar. Qual é a nova direção que Tu queres que sigamos? Para onde queres que vamos?”

Por algum motivo, no entanto, o fogo cercou a abadia, mas poupou as suas construções.

“Parecia a divisão do Mar Vermelho”

“Pensei comigo mesmo: parecia a divisão do Mar Vermelho! O fogo simplesmente se apagou”.

Ainda é cedo para os monges retornarem: é necessário restaurar a eletricidade e, além disso, o corpo de bombeiros tem que dar autorização. Mas o pe. Damien reflete sobre a provação como um “ensinamento de vida, uma nova perspectiva sobre as coisas mais importantes da vida“.
A maioria dos monges se hospedou temporariamente num antigo convento a cerca de 185 quilômetros da abadia. Cinco deles estão em casas particulares próximas, já que o convento não é grande o suficiente para toda a comunidade.

Embora a mídia internacional, curiosamente, fale pouco do assunto, o ano de 2020 tem sido uma temporada de incêndios florestais sem precedentes na Costa Oeste dos Estados Unidos.
Só no mês passado e apenas na Califórnia, de fato, os incêndios mataram 26 pessoas e destruíram mais de 6.100 construções.

Fonte: Aleteia

Comentários

Avisos

Olá irmãs e irmãos de fé! Paz e Bem!

Nas postagens antigas há diversas orações, do antigo programa de rádio Momento de Fé do Padre Marcelo Rossi.

Este Blog não é do Padre Marcelo Rossi; para que sua mensagem chegue ao padre, você terá que acessar os sites dele :

1) Padre Marcelo Rossi


2) Facebook Padre Marcelo Rossi


Obrigada - Adriana dos Anjos/Devoção e Fé Blog