Schoenstatt: Reiteram pedido de perdão e explicam acusações contra fundador

Pe. José Kentenich. Crédito: Site oficial do processo de beatificação do fundador do Movimento Apostólico de Schoenstatt.

SANTIAGO, 10 Jul. 20 / 12:01 pm (ACI).- Pe. Patricio Moore, porta-voz do Instituto dos Padres de Schoenstatt no Chile, reiterou o pedido de perdão da instituição religiosa e ofereceu uma explicação sobre a história e o contexto das acusações de abusos apresentados recentemente contra o seu fundador, Pe. José Kentenich.

Em uma videoconferência de cerca de uma hora e meia realizada na noite de 3 de julho, na qual participaram mais de 2 mil pessoas, o Pe. Moore disse que “a primeira coisa que quero fazer é, na realidade, pedir perdão e pedir perdão primeiro em forma pessoal, eu mesmo", pois "acho que nós ou eu não estivemos à altura de divulgar uma série de coisas que deveríamos ter divulgado no momento oportuno”.

"Não estivemos à altura de realmente entregar tudo o que sabíamos, especialmente pensando que todas as pessoas que participaram dessa história já haviam morrido", lamentou.

"Também quero pedir perdão em nome da comunidade dos Padres de Schoenstatt, já o fizemos na Espanha, porque muitos de nós sabíamos e não tivemos a coragem no momento oportuno de divulgar tudo isso”, acrescentou.

Pe. Moore reconheceu que, para os membros do Movimento Apostólico de Schoenstatt "realmente dói no fundo saber pela imprensa sobre muitas coisas dolorosas sobre o Pe. Kentenich e a história”.

As denúncias de abuso contra o fundador de Schoenstatt

Um relatório da acadêmica italiana Alexandra von Teuffenbach foi publicado em 2 de julho, no blog Settimo Cielo, pelo vaticanista Sandro Magister e no jornal alemão Die Tagespost. A investigação coletou denúncias de abusos de poder e sexual contra o Pe. Kentenich que datam de meados do século XX.

Von Teuffenbach se referiu à documentação disponível nos documentos abertos recentemente do pontificado de Pio XII no Arquivo Apostólico Vaticano e às descobertas do teólogo jesuíta Sebastiaan Tromp, que fez uma visita apostólica à Família Schoenstatt, em meados do século XX, a pedido da Santa Sé.

Em seu relatório, a especialista em história da Igreja apresentou supostos diálogos de conteúdo sexual que teriam ocorrido entre o Pe. Kentenich e integrantes do Instituto das Irmãs de Maria de Schoenstatt antes da visita apostólica do Pe. Tromp. Além disso, assinalou a existência de pelo menos uma carta denunciando "abuso sexual" e disse que outras missivas com conteúdo semelhante foram rejeitadas pela então madre geral da instituição religiosa na Alemanha.

Von Teuffenbach apresentou em seu relatório um diálogo que teria ocorrido entre o Pe. José Kentenich e as mulheres integrantes do Instituto Secular das Irmãs de Maria de Schoenstatt: "’De quem é a filha?’ Resposta: ‘Do pai!'. 'O que é a filha?'. Resposta: 'Nada!'. 'O que é o pai para a filha?'. Resposta: 'Tudo!'. ‘A quem pertencem os olhos?’. Resposta: ‘Ao pai!’. ‘A quem pertencem as orelhas?’. Resposta: ‘Ao pai!’. ‘A quem pertence a boca?’. Resposta: ‘Ao pai!'".

No entanto, o diálogo não teria terminado ali, porque, de acordo com a pesquisadora "algumas religiosas também se referiram a essa continuação do rito: "'A quem pertence o seio?'. Resposta: ‘Ao pai!’. ‘A quem pertencem os órgãos sexuais?’ Resposta: Ao pai!’”.

Padre José Kentenich e sua fundação

Nascido em 1885, em Gymnich (Alemanha), o Pe. Kentenich ingressou na Sociedade do Apostolado Católico (Padres Palotinos) em 1904 e foi ordenado sacerdote seis anos depois.

Em 18 de outubro de 1914, Pe. Kentenich fundou seu movimento em uma capela em Schoenstatt, Alemanha. Segundo o site oficial do processo de beatificação, naquela ocasião o sacerdote, juntamente com um grupo de seus alunos, "selam uma Aliança com Maria, a ‘Aliança de Amor’".

Em 1º de outubro de 1926, Pe. Kentenich fundou o Instituto Secular das Irmãs de Maria de Schoenstatt, uma comunidade de mulheres que "vivem uma vida consagrada a Deus no meio do mundo".

Em meados do século XX, a fundação do Pe. Kentenich foi investigada tanto por um bispo como por um enviado do Vaticano, o sacerdote jesuíta Sebastiaan Tromp. A Santa Sé decidiu em 1951 que o Pe. Kentenich fosse enviado aos Estados Unidos e separado de sua fundação, em um período que na instituição religiosa é conhecido como "exílio".

Somente em 1965, três anos antes de sua morte, o Vaticano permitiu que o sacerdote retornasse à Alemanha e se reunisse com a Família Schoenstatt.

Uma denúncia de abuso pelo "ato filial"

Em seu diálogo com membros do Movimento Apostólico de Schoenstatt, o Pe. Moore se aprofundou sobre a acusação de abuso sexual realizada no relatório de Von Teuffenbach.

Como contexto, o sacerdote explicou que na época à qual se remonta a denúncia, eram feitos muitos tipos de atos religiosos que “são difíceis de entender atualmente”.

Pe. Kentenich, disse, "quis fazer um ato novo, um ato mais moderno, e chamou-lhe de ato filial", e é a isso que Von Teuffenbach se refere em seu relatório.

O porta-voz dos Padres de Schoenstatt, no Chile, destacou que “esse ato filial tem duas condições importantes para poder compreendê-lo. Uma que é livre, não era um ato que todas as irmãs tinham que fazer, mas apenas aquelas que queriam. E segundo, sempre era com o Pe. Kentenich e com a Superiora Geral, nunca o Pe. Kentenich sozinho com alguma delas”.

"O terceiro, para poder compreender melhor, é que o Pe. Kentenich tomou um pouco da estrutura sacramental, dos sacramentos", disse, e explicou como exemplo que "a confissão é o perdão dos pecados que Jesus Cristo nos dá, mas através de um ser humano”.

“E o Pe. Kentenich também quis fazer o mesmo: para dizer bem, queremos fazer com este ato religioso uma entrega a Deus, mas através de seres humanos. Neste caso, ele e a superiora geral”, disse.

Pe. Moore assinalou que o fundador de Schoenstatt "desenvolveu quatro perguntas que são típicas para a consagração de alguém que se entrega a Deus para sempre".

"Ele perguntava à irmã 'a quem pertence a filha?', e ela respondia 'ao Pai', mas 'ao Pai' era a Deus. E é como a pergunta fundamental de qualquer consagrado que se entrega a Deus”, afirmou.

"Esta teóloga italiana afirma que não eram apenas essas quatro perguntas, mas que outras foram adicionadas, como, por exemplo, a quem pertencem os olhos, a quem pertence a orelha, a quem pertence os órgãos sexuais", disse o sacerdote chileno, assinalando que Von Teuffenbach "teria que demostrar de onde tirou isso, porque de tudo que eu já li, Pe. Kentenich jamais acrescentou outras perguntas".

No entanto, Pe. Moore especificou que “existe apenas uma exceção, que é o caso no qual se refere a um abuso sexual, poderia se dizer hoje em dia, nas palavras de hoje, na qual o Pe. Kentenich com uma irmã acrescentou uma quinta pergunta, que também aparece ali, 'a quem pertencem os seios?'”.

“E essa quinta pergunta foi feita pelo Pe. Kentenich, porque ele já conhecia a irmã, e pensou naquele momento que era um bom momento para ela se libertar. Sem dúvida, é uma pergunta bastante complexa, e eu compreendo a irmã que tenha se sentido de alguma forma abusada em sua consciência, de pensar que essa pergunta era demais", disse.

“Devo dizer, repito, que esta pergunta não foi feita pelo Padre sozinho em um quarto com ela, foi feita neste ato filial junto com a irmã Superiora Geral. Mas ela o entendeu assim e aí acho que essa irmã tem toda a razão de tê-lo entendido desta forma”, acrescentou.

Um processo de beatificação "muito difícil"

O porta-voz dos Padres de Schoenstatt, no Chile, disse que "acho que o processo estava estagnadíssimo por isso” e “acho que vai ser um processo muito longo”.

"Será um processo muito difícil e enquanto não fizermos essa revisão histórica, enquanto nós no Schoenstatt não dermos esses passos, o faremos mais difícil", afirmou.

Pe. Moore indicou que “não quero que o Pe. Kentenich seja beatificado no próximo ano, não me interessa. Nós temos que fazer um caminho muito mais longo, e aí poder levar o Pe. Kentenich à beatificação”.

"Se nós não temos clareza sobre a história, se nós não temos clareza sobre a relação com ele, não tem nenhum sentido continuar com o processo de beatificação”, assegurou.

Publicado originalmente em ACI Prensa. Traduzido e adaptado por Nathália Queiroz.

Fonte: ACI digital

Líder de Schoenstatt propõe profunda investigação histórica sobre o fundador

MADRI, 07 Jul. 20 / 02:00 pm (ACI).- Pe. Diogo Barata, superior dos Padres de Schoenstatt na Espanha, garantiu seu compromisso com a realização de uma “profunda investigação histórica que nos leve a conhecer toda a verdade”, após as denúncias de abusos de poder e sexual por parte de seu fundador, Pe. José Kentenich.

Em um artigo publicado no site Schoenstatt.org, o Pe. Barata apontou que as denúncias feitas recentemente pela renomada historiadora italiana Alexandra von Teuffenbach já haviam sido incluídas “desde o início do processo de beatificação na documentação fornecida à Congregação para as Causas dos Santos”.

Em 2 de julho, o Vaticanista Sandro Magister em seu blog Settimo Cielo e o jornal alemão Die Tagespost publicaram uma reportagem da Dra. Von Teuffenbach, renomada especialista em história da Igreja, que inclui denúncias contra o Pe. Kentenich que datam de meados do século XX.

Padre José Kentenich e sua fundação

Nascido em 1885, em Gymnich (Alemanha), o Pe. Kentenich ingressou na Sociedade do Apostolado Católico (Padres Palotinos) em 1904 e foi ordenado sacerdote seis anos depois.

Em 18 de outubro de 1914, Pe. Kentenich fundou seu movimento em uma capela em Schoenstatt, Alemanha. Segundo o site oficial do processo de beatificação, naquela ocasião o sacerdote, juntamente com um grupo de seus alunos, "selam uma Aliança com Maria, a ‘Aliança de Amor’".

Em 1º de outubro de 1926, Pe. Kentenich fundou o Instituto Secular das Irmãs de Maria de Schoenstatt, uma comunidade de mulheres que "vivem uma vida consagrada a Deus no meio do mundo".

Denúncias de abusos

Em sua investigação, realizada em documentos recentemente disponíveis, graças à abertura dos arquivos do pontificado de Pio XII, Von Teuffenbach encontrou denúncias e investigações de abusos sexuais e de poder supostamente cometidos pelo Pe. Kentenich contra membros das irmãs de Maria de Schoenstatt.

As denúncias levaram o Pe. Kentenich a ser enviado aos Estados Unidos em 1951 e separado de sua fundação, em um período conhecido pela instituição religiosa como "exílio". Somente em 1965, três anos antes de sua morte, o Vaticano permitiu que o sacerdote retornasse à Alemanha e se reunisse com a Família Schoenstatt.

Incentivam uma "investigação profunda"

Em seu artigo, Pe. Barata indicou que “o Padre José Kentenich – como é conhecido de todos – foi afastado da sua Obra como resultado de uma Visitação Apostólica no início dos anos 50. Parece que no âmbito desta investigação houve várias acusações de membros da comunidade das Irmãs de Maria que tinham sofrido abuso de poder, de consciência e, num caso, também abuso sexual”.

"Os documentos mencionados nas notícias do Die Tagespost de 1º de Julho de 2020, inacessíveis até agora aos próprios e a outros, podem oferecer novos dados que enriqueceriam o conhecimento sobre este período da vida do Fundador", acrescentou.

O Superior dos Padres de Schoenstatt, na Espanha, enfatizou que esse processo "requer um tempo de profunda investigação dos fatos e da referida documentação, o que nos levará a compreender, tanto a situação das pessoas afetadas como, as ações do Padre Kentenich".

“Que outras dimensões do que aconteceu durante esses anos sejam conhecidas, só pode ser uma coisa boa. Para o Movimento e para a Igreja”, assegurou.

Pe. Barata explicou que "uma parte do itinerário formativo na preparação para o sacerdócio dos Padres de Schoenstatt é precisamente o conhecimento histórico do que aconteceu nesses anos conflituosos de exílio, que foram motivados por várias causas".

"Mas, como vimos, este conhecimento é limitado porque não tivemos acesso a certas informações reservadas, nem sobre a vida interna de outras comunidades, nem sobre o processo de beatificação do Padre Kentenich", afirmou.

O sacerdote também pediu “desculpa por não termos transmitido a todo o Movimento tudo o que sabíamos. Faltou-nos coragem, dada a natureza delicada da informação e o respeito pelas pessoas e comunidades envolvidas”.

“Compreendemos a confusão e incerteza que tem ocorrido em toda a Família de Schoenstatt e também fora dela. Na dor partilhada, estamos convencidos de que o acesso a toda a verdade nos permitirá ter um conhecimento mais profundo do carisma do nosso Fundador", acrescentou.

O Superior dos Padres de Schoenstatt na Espanha também disse que “nossa visão providencialista encoraja-nos a ter esperança e compromete-nos a uma profunda investigação histórica que nos levará a conhecer toda a verdade”.

“Unimo-nos ao Papa Francisco na sua tarefa de guiar e purificar a Igreja. E imploramos com Maria, nossa Mãe e Rainha, os dons do Espírito Santo", concluiu.

 Fonte: ACI digital

Comentários



Marcadores

Ano Jubilar de São Francisco2 Ano Jubilar Franciscano1 Ano Jubilar Mariano10 Ano Santo93 Aparições110 Aparições de Jesus19 Aparições Marianas319 Aplicativos Android (católicos)16 Apostolado da Oração10 Apóstolos3 Arautos do Evangelho3 Arte Católica84 Assunção de Nossa Senhora3 Baixada Santista2 Batalha Espiritual1 Beatificação129 Beatos e Beatas130 Bênçâo Urbi et Orbi18 Bíblia640 Blasfêmia56 Campanha da Fraternidade38 Campanhas123 Canção Nova8 Canonização94 Cardeais17 Cardeal Raniero Cantalamessa48 Cardeal Robert Sarah38 Caridade7 Catecismo409 Catequese do Papa293 Celebrações2364 Celebrações Marianas586 Círio de Nazaré27 Cisma4 CNBB497 Combate Espiritual3 Comportamento870 Concílio Vaticano II16 Conclave21 Confissão23 Conflitos3 Congresso Eucarístico13 Congresso Matrimônio Católico3 Congressos18 Consagração25 Consistório1 Contra Aborto211 COP 303 Corpo Incorrupto57 Cristofobia243 Cruzada de Oração8 Cura e Libertação7 Curiosidades1 Datas Comemorativas198 Declaração Dignitas infinita (dignidade infinita)2 Defesa da Vida277 Dependência5 Depressão75 Desastres Naturais67 Devoção2631 Dia de Finados2 Dia Mundial do Doente16 Dia Mundial dos Pobres4 Diáconos1 Dilexi te “Eu te amei”1 Dilexit nos (Ele nos amou)2 Diocese de Santos72 Divina Misericórdia62 Divino Pai Eterno35 Doação de Órgãos2 Documentos da Igreja20 Dogmas da Igreja8 Dom Henrique Soares27 Doutor da Igreja39 Doutora da Igreja11 Doutoras da Igreja1 Doutrina662 Ecumenismo3 Educação150 Eleições12 Encíclicas39 Encontro Mundial das Famílias7 Era Digital1 Espírito Santo1 Esporte5 Eucaristia137 Evangelho1150 Evangelização10 Excomunhão8 Exercícios Espirituais20 Exorcismo89 Exortação Apostólica22 Experiência de Deus51 ExpoCatólica1 Fake News3 Família755 Fé2665 Festival Católico1 Festival Juvenil5 Fiducia supplicans11 Filme Católico99 Frases de Fé8 Frei Gilson11 Frei Roberto Pasolini10 Fulton Sheen2 Guerra112 Habemus Papam14 História da Igreja644 Hoje nasceu1 Homilias Papa Francisco93 Homilias Papa Leão XIV26 Homossexualidade63 Ícones32 Ideologia de Gênero100 Igreja no Brasil1711 Igreja no Mundo1167 Imagens Religiosas465 Indulgências7 Influenciadores Católicos4 Instituto Hesed4 Inteligência Artificial10 Intolerância Religiosa270 JMJ93 JMJ 202316 JMJ 20272 João Paulo I7 João Paulo II278 João XXIII5 Jornada de Oração38 Jornada Mundial da Juventude29 Jornada Mundial das Crianças2 Jubileu 202538 Jubileu da Esperança6 Jubileu da Misericórdia92 Jubileu dos Jovens11 Laudato si1 Lectio Divina8 Liturgia235 Liturgia Dominical307 Lives Católicas11 Livros Católicos143 Lojas Católicas3 Louvor25 Mártires348 Matrimônio52 Medicina e Saude695 Memórias de Fé2 Mensagens103 Mensagens Católicas367 Mensagens do Papa1546 Mensagens-Padre Marcelo Rossi2 Mês da Bíblia1 Milagres546 Milagres Eucarísticos27 Missa Tradicional20 Missionários Digitais2 Místicos da Igreja79 Música Católica52 Nossa Senhora870 Nossa Senhora Aparecida132 Nossa Senhora Auxiliadora15 Nossa Senhora da Rosa Mística4 Nossa Senhora da Salette1 Nossa Senhora da Saudade1 Nossa Senhora das Dores5 Nossa Senhora das Graças23 Nossa Senhora das Lágrimas3 Nossa Senhora das Neves2 Nossa Senhora de Akita1 Nossa Senhora de Fátima163 Nossa Senhora de Guadalupe64 Nossa Senhora de La Salette9 Nossa Senhora de Lourdes46 Nossa Senhora de Medjugorje25 Nossa Senhora de Nazaré24 Nossa Senhora de Schoenstatt3 Nossa Senhora do Bom Parto1 Nossa Senhora do Carmo32 Nossa Senhora do Leite1 Nossa Senhora do Mel1 Nossa Senhora do Monte Serrat22 Nossa Senhora do Perpétuo Socorro9 Nossa Senhora do Rosário18 Nossa Senhora do Silêncio2 Nossa Senhora do Sorriso1 Nossa Senhora dos Anjos5 Nossa Senhora Rainha5 Nosso Senhor Jesus Cristo1620 Notícias282 Notícias Católicas4239 Notícias do Blog79 Novena de Natal18 Novenas165 Objetos Religiosos1 Oração1829 Oração com o Papa2 Oração e Jejum49 Oração Online1 Orações (Epidemias e Pestes)54 Orações-Momento de Fé1430 Orações-No Colo de Jesus14 Ordem Agostiniana10 Ordem Beneditina2 Ordem Carmelita3 Ordem das Mercês1 Ordem Dominicana3 Ordem Franciscana17 Ordens Religiosas864 Padre Alberto Gambarini2 Padre Chrystian Shankar2 Padre Duarte Lara15 Padre Eugenio Maria1 Padre Fabio de Melo11 Padre Gabriel Vila Verde17 Padre Léo10 Padre Marcelo Rossi1483 Padre Paulo Ricardo17 Padre Reginaldo Manzotti101 Padre Robson de Oliveira25 Padre Zezinho25 Padres da Igreja1679 Paixão de Cristo3 Pandemia171 Papa257 Papa Bento XVI269 Papa Francisco2340 Papa João Paulo II1 Papa Leão XIV228 Papado2 Papas da Igreja32 Páscoa142 Pastorais32 Pastoral da Pessoa Idosa79 Pastoral da Saude51 Pastoral Digital1 Pastoral Rodoviária2 Patrística19 Penitência160 Pentecostes98 Perseguição aos Cristãos415 Política528 Preciosíssimo Sangue de Jesus1 Pregações47 Presépios10 Prof. Felipe Aquino10 Profanação31 Profecias46 Profetas1 Purgatório17 Quaresma380 Quaresma de São Miguel Arcanjo15 Racismo26 Rádios Católicas5 RCC51 Redes Sociais396 Reflexões6 Releases14 Relíquias da Igreja216 Renúncia do Papa6 Rosário127 Rosário da Madrugada3 Rosário das Crianças9 Rosário Mundial das Mulheres2 Rosário Mundial dos Homens1 Rumo à Santidade214 Sacramentais7 Sacramentos570 Sacrilégio142 Sagrado Coração de Jesus2 Santa Catarina de Sena1 Santa Dulce dos Pobres1 Santa Faustina Kowalska1 Santa Filomena1 Santa Inês1 Santa Mônica1 Santa Rosa de Lima1 Santa Teresa de Calcutá1 Santa Teresa de Jesus1 Santa Teresinha do Menino Jesus7 Santas662 Santíssima Trindade9 Santo Agostinho9 Santos1427 São Bartolomeu1 São Benedito1 São Bento1 São Carlo Acutis1 São Deodato1 São Domingos de Gusmão1 São Francisco de Assis3 São Gregório Magno2 São João Batista1 São José48 São José Operário3 São Leão Magno1 São Maximiliano Kolbe10 São Miguel Arcanjo10 São Pedro e São Paulo6 São Pio de Pietrelcina4 São Pio X2 São Raimundo Nonato1 São Símaco1 São Tomás de Aquino1 Sede Vacante18 Selinhos1 Semana Santa150 Servo de Deus22 Sinodalidade3 Sínodo63 Sínodo da Amazônia58 Sínodo da Sinodalidade22 Solidariedade68 Tecnologia131 Tempo Comum402 Tempo da Quaresma381 Tempo do Advento212 Tempo do Natal296 Tempo Litúrgico998 Tempo Pascal252 Teologia da Libertação1 Terço72 Terço da Divina Misericórdia19 Terço das Crianças5 Terço das Mulheres3 Terço de Jericó1 Terço dos Homens20 Testemunhos203 Tradição7 Tráfico Humano23 Tragédias203 Tríduo Pascal120 TV Católica31 Unidade dos Cristãos28 Vaticano1908 Venerável4 Viagens27 Viagens Apostólicas237 Vida Eterna4 Vídeos do Blog44 Vídeos no TikTok45 Vigília de Oração3 Violência507 Violência Sexual Infantil65 Voto Católico19
Mostrar mais