Pular para o conteúdo principal

Hoje a Igreja recorda 16 carmelitas mártires decapitadas na Revolução Francesa (17 de julho)


REDAÇÃO CENTRAL, 17 Jul. 20 / 05:00 am (ACI).- No dia seguinte à festa de Nossa Senhora do Carmo, recorda-se hoje as 16 carmelitas de Compiègne (França), que foram decapitadas por ódio à fé durante a Revolução Francesa, como foi profetizado 100 anos antes de sua morte.

As carmelitas se estabeleceram em Compiègne em 1641 e, fiéis ao espírito de Santa Teresa, ganharam a estima dos moradores. Entretanto, durante a Revolução Francesa, seu convento foi fechado e as religiosas foram forçadas a viver como seculares segundo a lei revolucionária de 1790.

Dias depois, foram obrigadas a assinar o chamado “juramento revolucionário” (liberdade, igualdade e fraternidade) para não serem deportadas e a comunidade passou a residir em quatro casas diferentes.

Passado um tempo, a priora Teresa de Santo Agostinho propôs a suas irmãs que fizessem novamente uma estrita vida conventual, como se não tivessem sido exclausuradas. Desse modo, e apesar de estarem em diferentes casas, viveram a obediência a sua superiora.

Algumas pessoas perceberam e denunciaram ao Comitê de Saúde Pública, que imediatamente investigou as casas e colheu “provas de vida conventual” como uma estampa do Sagrado Coração, cartas e escritos. Isso foi visto como um complô secreto para o “restabelecimento da monarquia e o desaparecimento da República”.

Foram detidas, embora algumas tenham conseguido escapar. Então, as carmelitas concordaram de retirar o juramento revolucionário. Quando lhes foi pedido que voltassem a assiná-lo, disseram que não fariam e foram acusadas de “conspirar contra a revolução”.

Foram levadas a Paris com as mãos amarradas sobre duas carroças. Ao chegar, colocaram-nas na prisão da Conciergerie, antessala da guilhotina, junto com outros presos, religiosos e seculares.

Presas, as carmelitas se tornaram um modelo de piedade e firmeza na fé. Continuaram com suas orações e conseguiram festejar Nossa Senhora do Carmo em 16 de julho com muita alegria e solenidade.

Em 17 de julho de 1794, compareceram diante do Tribunal Revolucionário e todas foram condenadas a morte.

Aos pés da guilhotina, cantaram o “Te Deum”, renovaram suas promessas e votos e subiram uma a uma para oferecer sua vida dando um corajoso testemunho de Cristo.

Assim, cumpriu-se o que cem anos antes uma religiosa da mesma comunidade de Compiègne havia visto em uma espécie de sonho ou revelação, na qual todas as carmelitas do mosteiro estavam vestidas de branco e levando a palma do martírio.

Foram beatificadas por São Pio X em 1906.

Fonte: ACI digital

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Oração do Estudante e Oração do Aluno-Pe Marcelo Rossi

Bom dia irmãs e irmãos de fé. Paz e Bem! Hoje (17 de outubro) o Padre Marcelo Rossi orou nesta manhã pelos alunos, a Oração do Estudante e Oração do Aluno. Ouça o Momento de Fé, pois esta semana o Padre está orando pelos professores e alunos.  Você  que está em semana de provas, que está estudando para concursos, vestibulares, para o Enem; além de estudar, se prepare também orando para permancer tranquilo, pronto intelectualmente  e espiritualmente para o dia da prova. Confie no amor Ágape de Jesus e no amor materno de Nossa Senhora. Fique com a paz de Jesus e o amor de Maria! Adriana-Devoção e Fé
Oração do Estudante I
Senhor, eu sou estudante, e por sinal, inteligente.
Prova isto é o fato de eu estar aqui, conversando com o Senhor.
Obrigado pelo dom da inteligência e pela possibilidade de estudar.
Mas, como o Senhor sabe, a vida de estudante nem sempre é fácil.
A rotina cansa e o aprender exige uma série de renúncias: o meu cinema, o meu jogo preferido, os meus passeios, e também alguns progr…

Orações de Cura e Libertação no Momento de Fé-Pe Marcelo Rossi

Olá amigas e amigos de fé! 
Para quem ouve diariamente o programa Momento de Fé com o Padre Marcelo Rossi, sabe que o padre tem feito orações diárias de cura e libertação. São fortes orações de quebra de maldição entre as gerações. E o padre tem deixado as orações no facebook dele, mas como sei que muitas pessoas não tem facebook, então resolvi copiar as orações e colocar aqui no Blog. Espero que ajude quem estava procurando por estas valiosas orações. 
Tenham um lindo fim de semana na paz de Jesus Cristo e no amor de Maria Santíssima.  Adriana-Devoção e Fé Clique para acessar: Facebook Padre Marcelo Rossi  Site Padre Marcelo Rossi (para ouvir o Momento de Fé)
Tocai, Cura! E Restaura!
"Jesus, no poder de Seu Nome, peço agora que as águas do meu batismo fluam para trás através das gerações, através de todas as raízes da minha árvore genealógica.
Que o Sangue de Jesus, purificador e vivificante, flua através de todas as gerações: primeira, segunda, terceira e todas as demais ge…

Oração De Cura De Todas As Doenças-Pe Marcelo Rossi

Bom dia irmãs e irmãos de fé! Paz e Bem! Hoje (08 de janeiro) o Padre Marcelo Rossi continuou a semana de orações pela cura dos que sofrem com pressão alta e outras doenças. Hoje o Padre colocou as seguintes orações no Facebook: Bênção Dos Enfermos, Oração De Cura De Todas As Doenças e Oração À Nossa Senhora Da Saúde II. Que Deus abençoe vocês. Fiquem com o Amor Ágape de Jesus e o Amor Materno de Nossa Senhora! Adriana-Devoção e Fé
Bênção Dos Enfermos
O Senhor Jesus esteja ao vosso lado, para vos defender, dentro de vós, para vos conservar; diante de vós, pra vos conduzir; atrás de vós para vos guardar; acima de vós, para vos abençoar.
Ele que vive e reina pelos séculos dos séculos.
Amém!
Oração De Cura De Todas As Doenças
Senhor Jesus, suplicamos no poder de Teu Nome † (sinal da cruz), que está acima de todo Nome, que todos os padrões de enfermidade física transmitidos em minha linha de família, deixem de existir.
Na Tua graça, Senhor, cortamos todos os laços de qualquer tipo de enfermidade: d…

Cura no Casamento e Oração Pela Reconciliação-Pe Marcelo Rossi

Bom dia irmãs e irmãos de fé! Paz e Bem! Hoje (10 de setembro) o Padre Marcelo Rossi iniciou mais uma semana especial de orações, agora orando pelos relacionamentos. Trouxe para vocês as duas orações que o padre fez hoje: Cura no Casamento e  a Oração Pela Reconciliação Dos Cônjuges.  Se você está sofrendo em seu relacionamento amoroso, faça alguma coisa por ele antes de desistir: Ore! Entre nesta corrente diária de orações com o Momento de Fé. Que Deus abençoe e que todo relacionamento seja fortalecido e curado no amor Ágape de Jesus. Adriana-Devoção e Fé
Mensagem do Padre Marcelo Rossi em seu Facebook:
Amados, iniciamos uma semana para orar pelos relacionamentos. Diz a Bíblia sagrada:  "O amor é paciente, o amor é prestativo; não é invejoso, não se ostenta, não se incha de orgulho. Nada faz de inconveniente, não procura o seu próprio interesse, não se irrita, não guarda rancor. Não se alegra com a injustiça, mas regozija-se com a verdade. Tudo desculpa, tudo crê, tudo espera, tudo s…