Pular para o conteúdo principal

Post Recente em Destaque

Como resgatar a dignidade da pessoa idosa


Shutterstock | Ruslan Huzau

Padre Reginaldo Manzotti | Jun 15, 2020

Precisamos de uma sociedade para todas as idades, com uma visão positiva do envelhecimento

No dia 15 de junho é celebrado o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa. Apesar dos esforços, é crescente o descaso com a Pessoa Idosa. No seu cotidiano, o idoso sofre negligência através da omissão da família ou de instituições que deveriam assegurar seus direitos básicos. Sofre violência psicológica pelo menosprezo, discriminação, rejeição e o preconceito.

O Livro do Eclesiástico nos ensina:

“Meu filho, cuide de seu pai na velhice, e não o abandone enquanto ele viver. Mesmo que ele fique caduco, seja compreensivo e não o despreze, enquanto você está em pleno vigor, pois a caridade feita ao pai não será esquecida, e valerá como reparação pelos pecados que você tiver cometido”. (Eclo.3,12-14).


Esta lição serve não só para o pai, mas para mãe, avós e aqueles que se dedicaram a nós durante toda a vida.

Precisamos resgatar e promover o valor e a dignidade das pessoas idosas. Elas não são objetos para serem colocadas de lado ou descartadas.  Precisamos de uma sociedade para todas as idades, com uma visão positiva do envelhecimento e que desperte o sentimento coletivo de gratidão, apreço e valorização para que os idosos sejam inseridos nesta sociedade de forma ativa. Precisamos criar a cultura do respeito à pessoa idosa. O mesmo respeito que todos nós vamos querer receber em nossa velhice.

Para isso, basta substituir a palavra descaso por atenção. Mas o poder imenso desse ato só se faz sentir com força quando a palavra abre o coração e transforma o verbo em ação, principalmente neste tempo de incertezas que estamos vivendo. A pandemia do Covid-19 afetou diretamente as pessoas idosas e pensando nisso, a Pastoral da Pessoa Idosa, a qual tenho o privilégio de ser embaixador, lançou a campanha ‘Ligue para uma pessoa idosa hoje’. O objetivo é superar todos os desafios que o isolamento social tem imposto para esse grupo, sendo um ato concreto de solidariedade.

Além disso, a Pastoral da Pessoa Idosa da CNBB e a Pascom do Brasil também listaram 10 pequenos gestos que todos nós podemos realizar e ajudar no cuidado com os idosos neste momento de pandemia do coronavírus:

1 – Mantenha os idosos em distanciamento social, para evitar a contaminação;

2 – Não deixe de dar atenção e verificar todas as necessidades da pessoa idosa;

3 – Observe se na vizinhança há algum idoso precisando de ajuda e apoio neste momento de dificuldade;

4 – Utilize as redes sociais e o telefone para monitorar e se fazer presente na vida dos idosos;

5 – Observe os cuidados do distanciamento e da higienização, como uso de máscaras e álcool em gel;

6 – Valorize a memória e a importância do idoso. Eles guardam não só lembranças, mas o sentido, o sabor e a cultura da vida;

7 – Escute os idosos com carinho e mantenha o contato afetivo para não ficarem depremidos durante o isolamento, pois isso pode afetar sua imunidade;

8 – Olhe para eles com veneração, amor, respeito e admiração;

9 – Faça com que se sintam importantes para a família, para não deixar que se sintam descartáveis. Fazer preces e rezar com eles um Pai-nosso e uma Ave Maria pode ser um gesto simples e efetivo para se sentirem fortalecidos;

10 – Proteja os direitos dos idosos, especialmente a renda a que eles têm direito.

Peço para todos colocarem alguns destes pequenos gestos em sua rotina. Devemos manter nossos olhos nos bons exemplos e nas atitudes de Jesus e aprender com elas. A devoção ao Sagrado Coração de Jesus nos ajuda a experimentar esse amor e depois testemunhá-lo. O amor leva o nosso coração a bater no mesmo ritmo, pulsar na mesma frequência desse Sagrado Coração. Deixemo-nos atrair por esse Coração que é misericórdia, amor, perdão e doação a quem mais precisa durante essa pandemia.

Fonte: Aleteia

Comentários

Receba Notícias do Blog em seu E-mail

Receba novos posts por e-mail:

Postagens Mais Visitadas do Mês

Beato Carlo Acutis

»Do prefácio de S. Ex.ª Rev.ma Card. Angelo Comastri

"Estar sempre com Jesus, este é o meu projeto de vida".
Com estas poucas palavras, Carlo Acutis esboça a distinta característica de sua breve existência:
viver com Jesus, por Jesus, em Jesus».


Pedidos de Oração no Site Oficial

Postagens mais visitadas

Avisos

Olá irmãs e irmãos de fé! Paz e Bem!

Nas postagens antigas há diversas orações, do antigo programa de rádio Momento de Fé do Padre Marcelo Rossi.

Todas estão no Marcador "Orações-Momento de Fé".

Este Blog não é do Padre Marcelo Rossi; para que sua mensagem chegue ao padre, você terá que acessar os sites dele :

1) Padre Marcelo Rossi


2) Facebook Padre Marcelo Rossi


Obrigada - Adriana dos Anjos/Devoção e Fé Blog