Pular para o conteúdo principal

Sábado Santo: Esta noite celebramos a Vigília Pascal


REDAÇÃO CENTRAL, 11 Abr. 20 / 05:00 am (ACI).- Hoje é realizada a celebração do Sábado Santo, a Igreja Católica medita sobre a paixão e morte do Senhor, assim como sua descida ao inferno, e espera em oração a sua ressurreição. Realiza-se também a Vigília Pascal que conclui com a Liturgia Eucarística.

Durante este dia, é dada atenção especial à Virgem Maria, acompanhando-a em sua solidão, que vela junto ao túmulo de seu Filho amado.

Na Vigília Pascal, são realizados três atos importantes que começam com a Celebração do Fogo, na qual o padre abençoa o fogo e acende o círio pascal. Neste ato, entoa-se a Proclamação da Páscoa, que é um poema escrito por volta do ano 300, que proclama que Jesus é o novo fogo.

Ocorre também a Liturgia da Palavra, na qual são feitas sete leituras, desde a criação até a Ressurreição também, sendo a leitura do livro do Êxodo a mais importante que narra a passagem dos israelitas através do Mar Vermelho, quando fugiam das tropas egípcias, sendo bem salvos por Deus. Da mesma maneira, recorda que Deus, esta noite, nos salva por seu Filho.

O terceiro ato é quando toda a Igreja renovou suas promessas batismais renunciando a Satanás, suas seduções e suas obras. A pia batismal ou um recipiente que a representa é abençoada e é recitada a ladainha dos santos, que nos une em oração com a Igreja militante e triunfante.

Fonte: ACI digital 



Este é o verdadeiro significado 
da Vigília Pascal

Vigília Pascal celebrada pelo Papa Emérito Bento XVI / Crédito: Vatican Media

REDAÇÃO CENTRAL, 11 Abr. 20 / 08:00 am (ACI).- A celebração da Vigília Pascal na noite do Sábado Santo é a mais importante de todas as celebrações cristãs, porque comemora a ressurreição de Jesus Cristo.

A Vigília, que significa passar “uma noite velando”, tem um sentido especial na véspera pascoal, porque recorda a passagem bíblica (Mt 28,1-10), na qual um grupo de mulheres chega ao sepulcro para terminar de embalsamar Jesus, mas não encontram seu corpo. Em seguida, um anjo aparece a elas e diz: “Não tenhais medo! Sei que procurais Jesus, que foi crucificado. Ele não está aqui! Ressuscitou, como havia dito! Vinde ver o lugar em que ele estava. Ide depressa contar aos discípulos que ele ressuscitou dos mortos, e que vai à vossa frente para a Galileia. Lá vós o vereis. É o que tenho a dizer-vos.” (Mc 28,5-7).

Na Vigília Pascal, celebra-se a Ressurreição que está adornada pelo cumprimento de todas as profecias e a recuperação vital da vida de Jesus para não morrer jamais, indicou Pe. Donato Jiménez ao Grupo ACI.

“Esta ressurreição é a que nos ensina, mais claramente do que qualquer outra coisa, o cumprimento das palavras de Jesus em nossa vida. Assim como Jesus Cristo morreu e ressuscitou ao terceiro dia, também o cristão que morre em Cristo ressuscitará no fim dos tempos”, indicou o sacerdote.

No início da Vigília, depois de acender o círio pascal, proclama-se a Ressurreição e recita-se a Proclamação da Páscoa.

Nela se relata brevemente a história da salvação desde a criação, a provação e queda de Adão, a espera e libertação do povo de Israel, até a entrega de Jesus Cristo, que morreu por nossos pecados e nos leva à salvação.

A Proclamação da Páscoa é dirigida a toda a humanidade, mas especialmente aos cristãos. Santo Agostinho nos convida a recordá-la constantemente, porque é uma mensagem de esperança e nos transmite a vitória da luz sobre a escuridão.

Após as leituras, segue a Liturgia Batismal ou, pelo menos, a bênção da água e a renovação das promessas batismais.

Finalmente, na celebração eucarística se entoam os cantos do Aleluia. Vive-se um ambiente festivo e de louvor, porque cumpriu-se as promessas de Deus, especialmente, por ter restaurado sua amizade com a humanidade e outorgar a salvação.

Fonte: ACI digital

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Oração do Estudante e Oração do Aluno-Pe Marcelo Rossi

Bom dia irmãs e irmãos de fé. Paz e Bem! Hoje (17 de outubro) o Padre Marcelo Rossi orou nesta manhã pelos alunos, a Oração do Estudante e Oração do Aluno. Ouça o Momento de Fé, pois esta semana o Padre está orando pelos professores e alunos.  Você  que está em semana de provas, que está estudando para concursos, vestibulares, para o Enem; além de estudar, se prepare também orando para permancer tranquilo, pronto intelectualmente  e espiritualmente para o dia da prova. Confie no amor Ágape de Jesus e no amor materno de Nossa Senhora. Fique com a paz de Jesus e o amor de Maria! Adriana-Devoção e Fé
Oração do Estudante I
Senhor, eu sou estudante, e por sinal, inteligente.
Prova isto é o fato de eu estar aqui, conversando com o Senhor.
Obrigado pelo dom da inteligência e pela possibilidade de estudar.
Mas, como o Senhor sabe, a vida de estudante nem sempre é fácil.
A rotina cansa e o aprender exige uma série de renúncias: o meu cinema, o meu jogo preferido, os meus passeios, e também alguns progr…

Orações de Cura e Libertação no Momento de Fé-Pe Marcelo Rossi

Olá amigas e amigos de fé! 
Para quem ouve diariamente o programa Momento de Fé com o Padre Marcelo Rossi, sabe que o padre tem feito orações diárias de cura e libertação. São fortes orações de quebra de maldição entre as gerações. E o padre tem deixado as orações no facebook dele, mas como sei que muitas pessoas não tem facebook, então resolvi copiar as orações e colocar aqui no Blog. Espero que ajude quem estava procurando por estas valiosas orações. 
Tenham um lindo fim de semana na paz de Jesus Cristo e no amor de Maria Santíssima.  Adriana-Devoção e Fé Clique para acessar: Facebook Padre Marcelo Rossi  Site Padre Marcelo Rossi (para ouvir o Momento de Fé)
Tocai, Cura! E Restaura!
"Jesus, no poder de Seu Nome, peço agora que as águas do meu batismo fluam para trás através das gerações, através de todas as raízes da minha árvore genealógica.
Que o Sangue de Jesus, purificador e vivificante, flua através de todas as gerações: primeira, segunda, terceira e todas as demais ge…

Oração De Cura De Todas As Doenças-Pe Marcelo Rossi

Bom dia irmãs e irmãos de fé! Paz e Bem! Hoje (08 de janeiro) o Padre Marcelo Rossi continuou a semana de orações pela cura dos que sofrem com pressão alta e outras doenças. Hoje o Padre colocou as seguintes orações no Facebook: Bênção Dos Enfermos, Oração De Cura De Todas As Doenças e Oração À Nossa Senhora Da Saúde II. Que Deus abençoe vocês. Fiquem com o Amor Ágape de Jesus e o Amor Materno de Nossa Senhora! Adriana-Devoção e Fé
Bênção Dos Enfermos
O Senhor Jesus esteja ao vosso lado, para vos defender, dentro de vós, para vos conservar; diante de vós, pra vos conduzir; atrás de vós para vos guardar; acima de vós, para vos abençoar.
Ele que vive e reina pelos séculos dos séculos.
Amém!
Oração De Cura De Todas As Doenças
Senhor Jesus, suplicamos no poder de Teu Nome † (sinal da cruz), que está acima de todo Nome, que todos os padrões de enfermidade física transmitidos em minha linha de família, deixem de existir.
Na Tua graça, Senhor, cortamos todos os laços de qualquer tipo de enfermidade: d…

Cura no Casamento e Oração Pela Reconciliação-Pe Marcelo Rossi

Bom dia irmãs e irmãos de fé! Paz e Bem! Hoje (10 de setembro) o Padre Marcelo Rossi iniciou mais uma semana especial de orações, agora orando pelos relacionamentos. Trouxe para vocês as duas orações que o padre fez hoje: Cura no Casamento e  a Oração Pela Reconciliação Dos Cônjuges.  Se você está sofrendo em seu relacionamento amoroso, faça alguma coisa por ele antes de desistir: Ore! Entre nesta corrente diária de orações com o Momento de Fé. Que Deus abençoe e que todo relacionamento seja fortalecido e curado no amor Ágape de Jesus. Adriana-Devoção e Fé
Mensagem do Padre Marcelo Rossi em seu Facebook:
Amados, iniciamos uma semana para orar pelos relacionamentos. Diz a Bíblia sagrada:  "O amor é paciente, o amor é prestativo; não é invejoso, não se ostenta, não se incha de orgulho. Nada faz de inconveniente, não procura o seu próprio interesse, não se irrita, não guarda rancor. Não se alegra com a injustiça, mas regozija-se com a verdade. Tudo desculpa, tudo crê, tudo espera, tudo s…